ONU pede proteção para menores que enfrentam sistema judiciário

O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, Unodc, disse que os jovens infratores têm de ser protegidos da violência, que pode ocorrer em instituições públicas; mais de 1 milhão de crianças estão presas ou enfrentando processos.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, informou que mais de 1 milhão de crianças, em todo o mundo, estão presas ou enfrentando processos no sistema judiciário.

Segundo o Unicef, milhares de jovens infratores e menores delinquentes estão sendo vítimas de violência dentro de prisões ou de instituições disciplinares ligadas ao Estado.

Encontro de Viena

Uma outra agência da ONU, o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, Unodc, realizou um fórum em sua sede, em Viena, na Áustria, para debater prevenção e proteção das crianças inseridas nos sistemas de justiça juvenil.

De acordo com o chefe do Unodc, Yury Fedotov, todos os dias, crianças nesses sistemas são alvo de violência, incluindo de policiais e forças de segurança. Prisioneiros adultos e empregados dos centros de detenção, além de outras crianças, também seriam uma ameaça aos menores.

Fedotov contou que, por causa desta situação, muitas crianças tentam o suicídio.

Segundo dados do Unodc, muitos menores são acusados de pequenos delitos, já outras crianças sequer cometeram algum crime, mas acabaram sendo presas sem motivo.

*Com informações: Rádio Onu

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]