ONU nomeia brasileiro para Convenção sobre Diversidade Biológica

Bráulio Ferreira de Souza Dias falou à Rádio ONU que irá priorizar a ratificação do Protocolo de Nagoia, que prevê compartilhamento dos recursos genéticos.

As Nações Unidas nomearam um brasileiro para assumir a Secretaria da Convenção sobre Diversidade Biológica.

Bráulio Ferreira de Souza Dias é o secretário nacional de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente. Ele irá substituir Ahmed Djoghlaf, da Argélia.

O porta-voz do Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, Martin Nesirky fez o anúncio da nomeação, nesta sexta-feira, na sede da organização, em Nova York.

Nesta entrevista à Rádio ONU, de Brasília, logo após a nomeação, Bráulio Dias, afirmou que uma das prioridades do seu mandato será o trabalho com os países-membros para que ratifiquem o Protocolo de Nagoia. O documento prevê o compartilhamento de recursos genéticos.

“Tudo que se faz na área de saúde e na área de agricultura é baseado em recursos genéticos. Então, o acesso a esses recursos é chave. Por exemplo, se existe uma nova pandemia, uma gripe etc, a cura disso, a solução disso com vacinas, se faz através de acesso a recursos genéticos adequados para desenvolver as novas vacinas. Então este é um assunto que tem grandes interesses não só ambientais, mas sociais e econômicos.”

Bráulio Dias tem uma larga experiência na formulação de políticas públicas para a área de biodiversidade. Atualmente, ele supervisiona programas do Ministério do Meio Ambiente no setor.

Ele também atuou como parte do Ministério no Comitê Intergovernamental de Negociação da Convenção sobre Diversidade Biológica.

Bráulio Dias, 58 anos, é doutor em zoologia pela Universidade de Edimburgo, na Escócia.

*Com informações da Rádio ONU.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]