Micareta 2012 de Feira de Santana com grande público, atrações garantem participação popular na festa. Confira notícias da PMFS

A Micareta de Feira de Santana, que acontecerá entre os dias 19 e 22 de abril, deve reunir um público ainda maior que nas edições anteriores. A consideração do secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Euclides Artur Andrade, justifica-se pela contratação de grandes artistas como Ivete Sangalo, Chiclete com Banana, Carlinhos Brown, Margareth Menezes e Jau.

Com as dez contratações anunciadas pelo prefeito Tarcízio Pimenta durante o pré-lançamento da festa, na semana passada, também haverá um fomento muito grande no comércio de Feira de Santana, conforme o secretário de Cultura. Ele prevê que até mesmo a imprensa terá mais facilidade para vender seus comerciais por conta das grandes atrações contratadas.

“A expectativa é muito boa. Feira de Santana tem avançado no Carnaval direcionado para o povão e, esse ano, o prefeito traz grandes contratações para o folião pipoca. A micareta se fortalece, ganha novos ares e é voltada para o povo, mas também conta com os blocos”, pontua Andrade.

Ele acrescenta que a contratação das dez atrações já anunciadas está dentro da dotação orçamentária, com base nos recursos que foram disponibilizados no ano passado. “Apenas fizemos alguns ajustes que vão melhorar a Micareta. Porém, a festa está fortalecida e muito mais revigorada. Teremos uma grande Micareta”, assegura.

Resultado de vistoria da Fifa no segundo semestre

Os técnicos visitaram também as instalações da Vila Olímpica

A Vila Olímpica dos Amadores foi a segunda das três praças esportivas visitadas nesta segunda-feira (30/01/2012) por técnicos da Fifa. A expectativa é que Feira de Santana possa ser uma das cidades escolhidas para sediar um Centro de Treinamento de Seleções (CTS) durante a Copa do Mundo de 2014.

Segundo o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Magno Felzemburg, Feira de Santana foi a primeira cidade do interior baiano a ser visitada. “Nós levamos vantagem com relação a cidades como Lençóis, por exemplo, que está entre os municípios que serão visitados, mas não possui estádio”, afirmou.

Magno Felzemburg informou ainda que as seleções que vão realizar seus jogos em Salvador poderão se hospedar em Feira de Santana. “A partir do momento que a decisão da Fifa for divulgada, todas as seleções participantes da Copa do Mundo poderão escolher o local para acomodação”, explicou.

De acordo com o secretário, nenhuma informação acerca da vistoria realizada foi divulgada pelos membros da Fifa. “A análise é técnica, inclusive com a presença de arquitetos. Respondemos a alguns questionários, mas eles não teceram nenhum comentário”, informou. O resultado da primeira etapa será divulgado no segundo semestre, enquanto a escolha final será conhecida apenas em 2013.

Para o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Euclides Artur, é grande a expectativa em torno da escolha. “As vistorias foram feitas e acredito que o Joia da Princesa tenha causado uma boa impressão. É evidente que alguns reparos deverão ser feitos e o relatório deverá apontar as exigências da Fifa. Caso Feira seja selecionada, haverá tempo hábil para adequação”, ressaltou.

Saúde Bucal abordada em ações educativas

Em 2011 as atividades envolveram mais de 71 mil pacientes

As atividades educativas de Saúde Bucal realizadas pelas 33 unidades do Programa de Saúde da Família (PSF), que oferecem gratuitamente procedimentos clínicos odontológicos, de baixa complexidade, envolveram mais de 71 mil pacientes em 2011. Além dos procedimentos, os cirurgiões dentistas que atuam nos PSFs desenvolvem atividades como escovação supervisionada, sala de espera, aplicação tópica de flúor, palestras e distribuição de kits odontológicos.

De janeiro a dezembro, a equipe distribuiu nas escolas da rede municipal localizadas na área de atuação das unidades 9.835 kits, contendo um fio dental, uma escova, um creme dental e folheto informativo, cada um. As palestras realizadas pelos profissionais nos 33 PSFs envolveram 18.895 participantes. Já as ações coletivas de escovação supervisionada para prevenção em saúde bucal contou com a participação de 14.322 pacientes.

Na ação denominada sala de espera, realizada para ocupar o tempo ocioso durante a espera das consultas nas unidades, os cirurgiões levaram conhecimentos acerca da saúde bucal para 16.591 pacientes. A ação coletiva de aplicação tópica de flúor gel para prevenção de cárie dentária alcançou 11.360 pessoas.

O chefe da Divisão Odontológica, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Thiago Freitas Leite, observa que a realização de atividades educativas junto à comunidade contribui para a prevenção de doenças bucais. “Abordar a prevenção significa evitar os tratamentos que serão necessários para a recuperação da saúde bucal. É uma forma também de ampliar os serviços já prestados pelas unidades, como as restaurações simples”, salienta.

Além dos 33 postos do Programa de Saúde da Família (PSF), a Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza os procedimentos odontológicos simples em 10 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e 5 Policlínicas. Os procedimentos de média e alta complexidade são oferecidos no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Maria de Lourdes Cunha Suzart.

Atrações locais serão conhecidas com antecedência

Inscrições para participar da Micareta 2012 a partir de março

Bandas e músicos de Feira de Santana que vão se apresentar na Micareta 2012 devem começar a se inscrever no início do mês de março. A data será divulgada dentro em breve pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). A Prefeitura de Feira de Santana, como nas edições anteriores da festa, vai respeitar a Lei Municipal que obriga a contratação de 70% das atrações locais.

O secretário municipal Euclides Artur Andrade declara que o Governo Municipal sempre contrata um número acima do percentual estabelecido, seja na Micareta, São João, São Pedro ou Expofeira. Ele antecipa que as atrações locais selecionadas para se apresentar na festa serão conhecidas no lançamento oficial da Micareta 2012, com previsão para acontecer no dia 14 de março.

“Vamos divulgar as atrações de Feira de Santana com um mês de antecedência, como fizemos no ano passado. Porém, este anúncio já foi feito até com menos de uma semana da festa”, declara Andrade. Ele assegura que o pagamento dos artistas que estiverem com toda a documentação regularizada será efetuado no máximo 15 dias após a festa.

Em 2011 a festa contou com a apresentação de 107 bandas e artistas e, conforme o secretário, este número deve ser mantido neste ano. Só na semana passada o prefeito Tarcízio Pimenta divulgou a contratação de 10 bandas, a exemplo de Ivete Sangalo, Chiclete com Banana, Margareth Menezes, Carlinhos Brown e Jau. A Micareta 2012 acontece entre os dias 19 e 22 de abril.

SMS adia Chamamento Público para serviços

A medida atende solicitação da Associação de Hospitais

A Secretaria Municipal de Saúde está prorrogando, por um período de 30 dias, o Chamamento Público para qualificação e contratação de serviços de saúde em Feira de Santana. O processo, que seria realizado nos dias 1º e 2 de fevereiro, foi transferido para o dia 6 de março.

De acordo com a diretora da Rede Própria de Saúde, Gilberte Lucas, a mudança se deu em atendimento a solicitação da regional de Feira de Santana da Associação de Hospitais e Serviços de Saúde do Estado da Bahia (AHSEB).

A entidade pediu mais 60 dias de prazo de entrega dos envelopes para habilitação jurídica e oferta de serviços, mas segundo Gilberte Lucas foi decidido conceder a prorrogação por apenas 30 dias.

*Com informações do Blog Central de Polícia

 

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Publicidade

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]