Inscrições para Prouni vão até amanhã oferecendo cerca de 200 mil bolsas de estudo em universidades privadas

Salvador, 18 de janeiro de 2012. O Prouni – Programa Universidade Para Todos -, considerado uma importante política pública de inclusão, inscreve para o primeiro semestre de 2012, até amanhã, dia 19 de janeiro. As inscrições devem ser feitas pelo site prouniportal.mec.gov.br. Este ano, o programa vai oferecer, aproximadamente, 200 mil bolsas de estudo para alunos de instituições privadas, em todo o país, sendo mais de 50% delas integrais. De acordo com Nadja Viana, presidente da ABAMES – Associação Baiana de Mantenedores de Ensino Superior, os Programas possibilitam a mudança de vida e crescimento da população que não tem condição financeira de bancar o ensino superior em instituições particulares. “A educação é o alicerce para o crescimento e mudança dos principais problemas do país”, completa.

A quantidade de alunos que concluem a Educação Básica em escolas públicas no Brasil é muito maior do que o número de vagas oferecidas pelas universidades públicas, que são gratuitas. Diante deste cenário, medidas de inclusão são de grande importância para o desenvolvimento da sociedade. “Cerca de 85% da oferta da educação básica, no Brasil, é pública. O inverso acontece com a educação superior. Por isso, é imprescindível que o Governo implemente políticas públicas que visem a inclusão de estudantes da rede pública em uma instituição de ensino superior privada”, afirma a professora Nadja Viana.

SUGESTÃO DE ENTREVISTA:

Professora Nadja Viana – Síntese de Currículo

Presidente da ABAMES – Associação Baiana de Mantenedores do Ensino Superior.

Presidente do Conselho Estadual de Educação- 2002 a 2006

Presidente da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes) – 2008 a 2010

Foi Vice-Reitora da UFBA – 1989 a 1993

Foi Diretora Geral da FTE – Faculdade de Tecnologia Empresarial – 1999 a 2006.

Diretora de Planejamento Acadêmico da Devry Brasil- 2007- atual

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Carlos Augusto
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518), Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia (SINJORBA), Associação Brasileira de Imprensa (ABI Nacional, Matrícula nº E-002907) e Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia).