Inscrições para Prouni vão até amanhã oferecendo cerca de 200 mil bolsas de estudo em universidades privadas

Salvador, 18 de janeiro de 2012. O Prouni – Programa Universidade Para Todos -, considerado uma importante política pública de inclusão, inscreve para o primeiro semestre de 2012, até amanhã, dia 19 de janeiro. As inscrições devem ser feitas pelo site prouniportal.mec.gov.br. Este ano, o programa vai oferecer, aproximadamente, 200 mil bolsas de estudo para alunos de instituições privadas, em todo o país, sendo mais de 50% delas integrais. De acordo com Nadja Viana, presidente da ABAMES – Associação Baiana de Mantenedores de Ensino Superior, os Programas possibilitam a mudança de vida e crescimento da população que não tem condição financeira de bancar o ensino superior em instituições particulares. “A educação é o alicerce para o crescimento e mudança dos principais problemas do país”, completa.

A quantidade de alunos que concluem a Educação Básica em escolas públicas no Brasil é muito maior do que o número de vagas oferecidas pelas universidades públicas, que são gratuitas. Diante deste cenário, medidas de inclusão são de grande importância para o desenvolvimento da sociedade. “Cerca de 85% da oferta da educação básica, no Brasil, é pública. O inverso acontece com a educação superior. Por isso, é imprescindível que o Governo implemente políticas públicas que visem a inclusão de estudantes da rede pública em uma instituição de ensino superior privada”, afirma a professora Nadja Viana.

SUGESTÃO DE ENTREVISTA:

Professora Nadja Viana – Síntese de Currículo

Presidente da ABAMES – Associação Baiana de Mantenedores do Ensino Superior.

Presidente do Conselho Estadual de Educação- 2002 a 2006

Presidente da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes) – 2008 a 2010

Foi Vice-Reitora da UFBA – 1989 a 1993

Foi Diretora Geral da FTE – Faculdade de Tecnologia Empresarial – 1999 a 2006.

Diretora de Planejamento Acadêmico da Devry Brasil- 2007- atual

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Publicidade

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Carlos Augusto
Carlos Augusto Oliveira da Silva (Carlos Augusto) é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF). Atua como jornalista e cientista social. Telefone: (75)98242-8000 | E-mail: [email protected]