Iniciada matrícula dos alunos novos da rede municipal de Feira de Santana. Confira notícias

Banco do Brasil poderá financiar unidades do Minha Casa Minha Vida em Feira de Santana

As unidades habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida contratadas pela Prefeitura de Feira de Santana poderão contar, também, com financiamento através do Banco do Brasil (BB). O assunto foi discutido nesta segunda-feira (23/01/2012), durante reunião entre o prefeito Tarcízio Pimenta e o superintendente regional do BB, Nassib Lomes da Silva.

Durante o encontro, realizado na sede da Superintendência Regional do BB, na avenida Getúlio Vargas, foi levantada a possibilidade de a instituição financeira ser incluída no programa que irá beneficiar 600 servidores públicos municipais com imóveis que serão construídos no bairro Subaé.

A área, como informa o prefeito Tarcízio Pimenta, já está pronta para o início da construção. “O projeto já é uma realidade, a infraestrutura está pronta e poderá passar por adequações para atender às exigências do programa e da instituição bancária. Os funcionários do Município que adquirirem os imóveis terão as prestações descontadas em folha, portanto não há riscos para o Banco do Brasil”, informa.

O projeto do empreendimento, conforme determinação do gestor municipal, será entregue ainda nesta segunda-feira ao departamento responsável para análise. “Vamos fazer o levantamento e avaliar a demanda dentro da capacidade da instituição para estudar a viabilidade de contratação. A nossa expectativa é que Feira de Santana seja a primeira cidade da Bahia a contratar junto ao Banco do Brasil unidades do Minha Casa Minha Vida, para renda de zero a três salários mínimos”, destaca o superintendente do BB, Nassib Lomes.

Após a aprovação do projeto será definida a construtora que fará as adequações da planta do empreendimento para execução das obras. “O interesse do Banco do Brasil é adiantar o processo. Já existem duas empresas de engenharia sendo analisadas para executar as obras”, ressalta o superintendente.

Durante o encontro foram discutidos outros temas como interiorização do atendimento do Banco do Brasil com instalação de unidades nos distritos de Feira de Santana, ações de segurança pública para coibir a prática da saidinha bancária, avanços do Programa Feira Cidade Digital, Central Disque Denuncia (156), investimentos na educação, dentre outros.

O prefeito Tarcízio Pimenta aproveitou a oportunidade para convidar os dirigentes do banco para participar do pré-lançamento da Micareta 2012, nesta terça-feira (23), na The House, avenida João Durval. Estiveram presentes os secretários municipais Gilberto Ruy (Habitação),Wagner Gonçalves (Fazenda), Nivaldo Vieira (Relações Interinstitucionais) e Milton Britto (Chefe de Gabinete).

Novo destino para resíduos sólidos

Transformar o lixo em material reutilizável, sem prejudicar o meio ambiente, é uma das propostas que serão executadas pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp). As novas ações foram fundamentadas com a implantação do novo Plano de Resíduos Sólidos, instituído pelo Governo Federal.

A Lei Federal 12.305/2010 institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, dispondo sobre seus princípios, objetivos e instrumentos, bem como sobre as diretrizes relativas à gestão integrada e ao gerenciamento de resíduos sólidos, incluindo os perigosos, à responsabilidade dos geradores e do poder público e aos instrumentos econômicos aplicáveis.

Segundo o secretário de Serviços Públicos, Alexandre Monteiro, a política de resíduos sólidos dá novas diretrizes e institui que só deverão ser levados para o aterro sanitário materiais não recicláveis.

“Nos próximos meses serão criados oito pontos estratégicos para o recebimento de materiais recicláveis, conhecidos como ecopontos. Ao final do dia todo o material referente à poda de árvores, vidros, entulhos, plásticos e metal será recolhido e encaminhado para uma Central de Processamento do Lixo, que também será criada”, explica.

Alexandre Monteiro informa que os materiais recicláveis serão transformados em matéria prima. “A exemplo do lixo proveniente das podas de árvores que será utilizado para adubo orgânico e, encaminhado para zona rural. Os entulhos serão transformados em artefatos de pré – moldados para construção civil. Dessa forma, além de contribuir com a preservação do meio ambiente, vamos ajudar os badameiros (catadores de lixo) que terão uma renda extra”, afirma.

Iniciada matrícula dos alunos novos da rede municipal

A matrícula dos alunos novos da rede municipal de Feira de Santana teve início nesta segunda-feira (23/01/2012) e se estende até sábado (28/01/2012). Na Escola Municipal Monteiro Lobato, no bairro Capuchinhos, um dos postos da rede disponibilizados pela Prefeitura para a realização do processo, o movimento está tranquilo desde as 9 horas.

A artesã Antônia dos Santos Figueiredo matriculou o neto Mário Sérgio no 1º ano do Ensino Fundamental I. “Com a informatização, a matrícula é muito rápida, a gente não perde tempo”, observou. Quem também não encontrou dificuldade para matricular o filho foi Ana Cleide dos Santos. “Não precisei enfrentar fila”, afirmou.

No ato da matrícula, os pais ou responsáveis devem apresentar alguns documentos necessários, como certidão de nascimento, comprovante de residência e transferência no caso do aluno ser oriundo de outra unidade. Os beneficiários do Programa Bolsa Família devem apresentar o Número de Identificação Social (NIS).

Os estudantes também poderão fazer a pré-matrícula com o preenchimento de formulário disponibilizado no site www.matriculafacil2012.com.br. As informações coletadas serão enviadas para a secretaria da escola escolhida, que entra em contato com o solicitante para a efetivação da matrícula. O prazo para apresentação dos documentos é de 48 horas.

Neste ano, além do fardamento escolar completo, os alunos serão contemplados com a distribuição de material pedagógico. Os kits são diferenciados conforme a série dos alunos, sendo um kit para a Educação Infantil, outro para o Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) e um outro kit para o Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano).

Inscrições para oficinas artísticas em fevereiro

As inscrições para as oficinas artísticas e culturais do Programa Arte de Viver, desenvolvido no Centro de Cultura Maestro Miro, estarão abertas entre os dias 6 e 10 de fevereiro. Os interessados devem comparecer ao Maestro Miro, localizado na rua Itacarambi, S/N, no bairro Muchila I. O atendimento é realizado de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h30.

As aulas serão iniciadas no dia 12 de março e finalizadas no mês de dezembro. Conforme a diretora do Departamento de Atividades Culturais do CCMM, Luluda Barreto, os interessados devem ficar atentos ao período de inscrição porque as vagas são limitadas. “Neste ano vamos oferecer o curso de Dança Tribal, que é voltado para os aspectos étnicos de diversas culturas. Todas as salas dos cursos já estão climatizadas para oferecer maior conforto para alunos, professores e pais”, destaca.

Para realizar a inscrição os interessados devem estar munidos de xerox do CPF ou RG, comprovante de residência e duas fotos 3×4. A inscrição de crianças deve ser feita por um responsável e a certidão de nascimento é aceita.

Os cursos oferecidos são: Teatro Infantil, Teatro Adolescente, Teatro Adulto, Teatro Melhor Idade, Dança Flamenca, Dança de Salão, Dança Afro, Dança Terapia, Dança do Ventre, Jazz Dance, Balé, Dança Tribal (novo), Artes Plásticas, Canto/Coral, Violão e Teclado. O Programa Arte de Viver é resultado da parceria entre a Prefeitura Municipal e a Fundação Cultural Egberto Tavares Costa. Mais informações através do telefone 3614-8410.

Mais ações de prevenção e combate à dengue

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Divisão de Vigilância Epidemiológica (Viep), vai implementar mais ações de prevenção e combate à dengue em Feira de Santana. O Ministério da Saúde já repassou para o município a verba adicional – R$ 395.260,28 – correspondente à aprovação do Plano Municipal de Contingência para Epidemia de Dengue. O recurso representa 20% a mais do que os repasses regulares do Teto de Vigilância e Promoção à Saúde.

Como prevê o Plano de Contingência, serão desencadeadas ações com o objetivo de reestruturar a atuação de campo no controle do Aedes aegypti e fortalecer a vigilância epidemiológica e entomológica dos casos. Dentre as ações previstas, destacam-se a capacitação de trabalhadores envolvidos no controle vetorial, aquisição de veículos necessários às atividades e aquisição de bombas costais para atividades de bloqueio.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Getúlio Barbosa, outras medidas que visam o fortalecimento do sistema de saúde para o enfrentamento da doença também serão realizadas. “Estamos analisando outras ações que poderão ser executadas, de cunho educativo para serem desenvolvidas junto à comunidade. Temos que somar esforços para desenvolvermos trabalhos de conscientização da população, para que possamos reduzir cada vez mais o número de casos no município”, salienta.

A chefe da Viep, Janice Estrela, informa que este ano o município já registrou 142 casos suspeitos da doença, sendo que nenhum foi confirmado. “Neste período do ano o número de notificações sempre aumenta. O verão é a estação propícia a proliferação do mosquito transmissor da dengue. O grande número de notificações registradas demonstra também que as equipes de saúde estão mais atentas e sensibilizadas, notificando todos os casos suspeitos”, ressalta.

Janice Estrela observa, ainda, que em 2011 o município não registrou nenhum óbito causado por dengue. “Feira de Santana apresentou significativa redução no número de casos confirmados ano passado. Em 2010 foram confirmados 2.245 casos com dois óbitos, enquanto que em 2011 as confirmações foram reduzidas a 1.296 casos, sem registro de óbito”, destaca, acrescentando que “com a verba adicional serão intensificadas as estratégias e medidas de prevenção e controle da dengue no município”.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Publicidade

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]