Feira de Santana foi a primeira cidade baiana a ser vistoriada pela comissão da FIFA para a a Copa do Mundo de 2014

Fifa promove a Copa do Mundo de 2014 no Brasil.

Fifa promove a Copa do Mundo de 2014 no Brasil.

A Vila Olímpica dos Amadores foi a segunda das três praças esportivas visitadas nesta segunda-feira (30/01/2012) por técnicos da Fifa. A expectativa é que Feira de Santana possa ser uma das cidades escolhidas para sediar um Centro de Treinamento de Seleções (CTS) durante a Copa do Mundo de 2014.

Segundo o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Magno Felzemburg, Feira de Santana foi a primeira cidade do interior baiano a ser visitada. “Nós levamos vantagem com relação a cidades como Lençóis, por exemplo, que está entre os municípios que serão visitados, mas não possui estádio”, afirmou.

Magno Felzemburg informou ainda que as seleções que vão realizar seus jogos em Salvador poderão se hospedar em Feira de Santana. “A partir do momento que a decisão da Fifa for divulgada, todas as seleções participantes da Copa do Mundo poderão escolher o local para acomodação”, explicou.

De acordo com o secretário, nenhuma informação acerca da vistoria realizada foi divulgada pelos membros da Fifa. “A análise é técnica, inclusive com a presença de arquitetos. Respondemos a alguns questionários, mas eles não teceram nenhum comentário”, informou. O resultado da primeira etapa será divulgado no segundo semestre, enquanto a escolha final será conhecida apenas em 2013.

Para o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Euclides Artur, é grande a expectativa em torno da escolha. “As vistorias foram feitas e acredito que o Joia da Princesa tenha causado uma boa impressão. É evidente que alguns reparos deverão ser feitos e o relatório deverá apontar as exigências da Fifa. Caso Feira seja selecionada, haverá tempo hábil para adequação”, ressaltou.

Novidade nos cursos do Maestro Miro

As oficinas artísticas e culturais do Programa Arte de Viver, desenvolvido no Centro de Cultura Maestro Miro, terão uma novidade este ano. Serão disponibilizados mais cursos também no período da noite. Esta é uma maneira de proporcionar às pessoas que trabalham durante o dia, a possibilidade de participar de uma das oficinas. Uma delas é o curso de Dança de Salão.

As inscrições estarão abertas entre os dias 6 e 10 de fevereiro, e os interessados devem comparecer ao Maestro Miro, localizado na rua Itacarambi, S/N, no bairro Muchila I. O atendimento é realizado de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h30.

Outra novidade conforme a diretora do Departamento de Atividades Culturais do Maestro Miro, Luluda Barreto, é o curso de Dança Tribal, voltado para os aspectos étnicos de diversas culturas. “As expectativas para os cursos são as melhores possíveis. O de Dança Tribal tem sido um dos mais procurados, e tudo indica que iremos formar duas turmas devido à demanda”, prevê.

Ela acrescenta que as turmas, geralmente, são formadas com 35 alunos, a depender da dança. Outros cursos oferecidos no Maestro Miro são: Teatro Infantil, Teatro Adolescente, Teatro Adulto, Teatro Melhor Idade, Dança Flamenca, Dança de Salão, Dança Afro, Dança Terapia, Dança do Ventre, Jazz Dance, Balé, Artes Plásticas, Canto/Coral, Violão e Teclado.

Para realizar a inscrição os interessados devem estar munidos de xerox do CPF ou RG, comprovante de residência e duas fotos 3×4. A inscrição de crianças deve ser feita por um responsável e a certidão de nascimento é aceita. Mais informações através do telefone 3614-8410.

Solução para ocupação Chico Pinto

O projeto de infraestrutura urbana e construção de imóveis na área da ocupação Chico Pinto, situada no bairro Aviário, foi apresentado ao prefeito Tarcízio Pimenta pelo coordenador do MLB (Movimento Luta nos Bairros), Jader Dourado, na manhã desta segunda-feira (30/01/2012). Os estudos técnicos para a regularização fundiária foram solicitados pela Prefeitura Municipal.

O processo é requisito básico para a implantação do Programa Minha Casa, Minha Vida na localidade, beneficiando as 200 famílias que já ocupam a área. A ocupação completará três anos no próximo dia 7 de fevereiro. O pré-projeto já foi encaminhado à Procuradoria Geral do Município.

Durante a audiência também ficou definido que na quarta-feira (1º de fevereiro) uma equipe técnica da Secretaria Municipal de Planejamento fará uma visita ao local, às 7h30, para o levantamento das informações necessárias. O encontro também foi acompanhado pelo secretário da Seplan, José Marcone de Sousa.

De acordo com Jader Dourado, após a regularização da área, o MLB encaminhará o projeto de construção das casas ao Ministério das Cidades para que seja executado através do Programa Minha Casa, Minha Vida, desenvolvido em parceria entre os governos Municipal, Estadual e Federal.

“Existem duas opções. A primeira é o Fundo de Arrendamento Residencial e a segunda é a Concessão de Uso para Fins de Moradia. E continuamos lutando por infraestrutura adequada para aquelas pessoas, segurança alimentar e iniciativas de promoção à cidadania”, assegura o coordenador do MLB.

O prefeito Tarcízio Pimenta também ressalta a preocupação do Governo Municipal em garantir boas condições de moradia para as famílias. “Estamos nos prontificando a solucionar essa questão da ocupação Chico Pinto. Todos os estudos técnicos estão sendo encaminhados a fim de regularizarmos aquela área e podermos executar as intervenções que aquelas pessoas necessitam”, frisa.

Empossado Conselho das Comunidades Negras

Os 19 titulares e 19 suplentes do Conselho Municipal das Comunidades Negras e Indígenas foram empossados pelo prefeito Tarcízio Pimenta na manhã desta segunda-feira (30/01/2012). A solenidade aconteceu no Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo. O Conselho é composto por membros de órgãos e entidades governamentais e não-governamentais e atuará no biênio 2012-2014.

Estiveram presentes no ato o secretário estadual de Promoção de Igualdade Racial, Felipe Dantas, a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Gerusa Sampaio, a vice-presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Del Carmen, e o representante da imprensa local, radialista Rubens Pereira Santos Júnior.

A presidente do Conselho, Lourdes Santana, eleita após a posse dos membros, destacou o papel da entidade em Feira de Santana. “O conselho é determinado por um decreto federal e estamos chegando ao segundo mandato em nossa cidade. É fundamental para que o município desenvolva ações positivas e busque parcerias que garantam estrutura para essa ação”, salientou.

Lourdes também ressaltou a importância do Plano de Igualdade Racial para o município. “Feira estava perdendo muito sem o plano, mas agora isso já está em andamento. Sabemos que a grande maioria das crianças e demais pessoas em situação de vulnerabilidade social são negros, então é fundamental termos políticas públicas neste sentido”, considerou.

Ao empossar o novo conselho, o prefeito Tarcízio Pimenta colocou o Governo Municipal à disposição da entidade. “Espero que tenhamos um conselho que desenvolva as suas ações, e o Poder Público Municipal se sente na obrigação de atender tudo aquilo que for possível. Vida longa ao conselho e sucesso em suas ações”, destacou.

Técnicos da FIFA chegam a Feira de Santana

Feira de Santana poderá sediar Centros de Treinamento de Seleções (CTS) durante a Copa do Mundo de 2014. O Município foi pré-selecionado pela FIFA juntamente com outras 200 cidades. Nesta segunda-feira (30/01/2012), técnicos do Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2014 (COL) realizam a vistoria no Estádio Municipal Alberto Oliveira, o Jóia da Princesa.

Os técnicos foram recebidos pelo prefeito Tarcízio Pimenta, no Paço Municipal Maria Quitéria. Na oportunidade, apresentaram algumas informações sobre a vistoria, que também será realizada na Praça Esportiva João Marinho Falcão, conhecida como Beira Riacho, e no campo da Vila Olímpica dos Amadores.

Tarcízio Pimentas ressaltou a importância da aprovação da cidade. Segundo ele, a vinda de seleções para o Município vai estimular os setores de economia, turismo e comércio. O prefeito destacou investimentos que colocam Feira de Santana em plenas condições para receber seleções estrangeiras de futebol.

“A cidade detém uma economia pujante, com comércio forte. É o maior entroncamento do norte-nordeste, possui o maior PIB da região, serviço de transporte coletivo renovado para melhor atender aos usuários e sistema de segurança reforçado”, aponta.

O prefeito acrescentou ainda que Feira de Santana passou a chamar atenção, nestes últimos dois anos, por conta do esporte. “Vamos continuar caminhando rumo à concretização de nosso objetivo que é Feira selecionada para sediar um Centro de Treinamento de Seleções”, destaca.

O membro do COL, Marco Costa, lembra que o resultado desta etapa será divulgado no segundo semestre deste ano. Já o resultado final será em dezembro de 2013. “Vamos apresentar de 60 a 90 estádios às seleções, que vão escolher seus CTS. O Governo está empenhado em interiorizar a Copa. Vamos realizar fóruns regionais para tratar de assuntos referentes à Copa e Feira de Santana deverá receber um destas edições”, informa.

O deputado estadual José Neto ressaltou a importância da participação do Município na Copa do Mundo. “Estamos testemunhando mais um momento importante para a história de Feira de Santana. O Governo do Estado e a Prefeitura de Feira de Santana estão empenhados em oferecer a infraestrutura exigida e adequada para receber a Copa 2014. A torcida para escolha de Feira de Santana é grande”, afirma.

Estiveram presentes o vistoriador da Fifa, Airton Gianchini, secretários municipais Euclides Artur Andrade (Cultura, Esporte e Lazer), Fabrício Almeida (Comunicação), Magno Felzemburgh (Turismo e Desenvolvimento Econômico), representantes do ramo de hotelaria, empresários e imprensa local.

Pavimentação em mais dois bairros

Centenas de moradores das ruas General Osório Duque Estrada, situada no bairro Cidade Nova, e Bela Vista II, no Parque Getúlio Vargas, passaram a conviver com uma nova realidade, desde que ambas as localidades foram pavimentadas a paralelepípedo. Hoje eles desfrutam de vias públicas limpas, livres de buracos e muito mais organizadas.

Nesta terça-feira (31/01/2012) o prefeito Tarcízio Pimenta entrega a General Osório às 18h, e a Bela Vista II às 19h. Segundo a musicista Roseane Souza, moradora da Rua General Osório Duque Estrada, Roseane Souza, as condições da via pública mudaram consideravelmente. “Melhorou bastante porque nossa rua tinha muitos buracos e, com isso, o acesso era ruim”, afirma.

Também morador da rua, o montador Humberto Lima relembra as antigas condições da General Osório Duque Estrada. “O tráfego era muito difícil por causa da buraqueira. Hoje não enfrentamos mais este problema, graças à obra realizada pela Prefeitura”, comenta.

O padeiro Francisco Carneiro também foi beneficiado com a pavimentação a paralelepípedo em sua rua. Ele reside na Bela Vista II há quatro anos e conta que a situação da localidade melhorou 100%. “Quando não chovia o problema era a poeira, e nos dias de chuva a gente sofria com a lama. Agora está dez”, declara.

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Carlos Alberto Firpo, a pavimentação da rua General Osório possui, que mede 356 metros de extensão, envolve recursos da ordem de R$ 72.226.05.Já na rua Bela Vista II, que te, 227,5 metros,forma investidos R$ 182 mil. As obras foram realizadas pela Construtora Pedra e SMS, respectivamente.

Jóia já foi vistoriado pela FIFA

O Estádio Municipal Alberto Oliveira, o Jóia da Princesa, foi o primeiro equipamento esportivo vistoriado pelos técnicos do Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2014 (COL) em Feira de Santana. A vistoria também será realizada na Vila Olímpica dos Amadores e no Centro de Treinamento Ribeirão, localizado próximo a estrada Feira – São Gonçalo.

Feira de Santana está concorrendo com as três praças esportivas o direito de sediar Centros de Treinamento de Seleções (CTS) durante a Copa do Mundo de 2014. Os técnicos do COL chegaram à cidade nesta manhã. Na Bahia, também estão sendo vistoriados outros nove estádios e equipamentos esportivos.

São eles: Estádio Antônio Carneiro (Alagoinhas), Estádio Antônio Geraldo (Barreiras), Estádio Mário Pessoa (Ilhéus), Club Med (Vera Cruz), Estádio Vicentão (Itaparica), Estádio Waldomiro Borges (Jequié), Estádio Municipal Lençóis (Lençóis), Portobello Park (Porto Seguro) e Estádio Lomanto Júnior (Vitória da Conquista).

Em todo o país são 200 equipamentos esportivos sendo vistoriados. Deste total, cerca de 90 praças esportivas serão selecionadas pela FIFA e apresentadas as seleções que disputarão a Copa do Mundo 2014. “A lista será divulgada em dezembro de 2013. A partir daí as seleções vão escolher os locais que querem utilizar como CTS”, explica o membro do COL, Marco Costa.

Ele lembra que além de sediar o Centro de Treinamento de uma seleção na Copa 2014, Feira de Santana pode participar do evento de outras formas. “As cidade cumpriu as exigências técnicas, e por isso hoje estamos aqui para fazer a vistoria. Mas além do CTS, Feira pode ter uma ExpoCopa, uma FanFest, ou um Centro de Aclimatação, que também é utilizado pelas seleções”, aponta Marco.

Nesta tarde os técnicos também visitam a Vila Olímpica de Amadores e o Centro de Treinamento Ribeirão. O relatório está sendo elaborado pelo vistoriador da FIFA, Airton Gianchini. O procedimento está sendo acompanhado pelo secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Euclides Artur Andrade; diretor de Esportes, Wilson Passos; secretário de Comunicação Social, Fabrício Almeida; secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Magno Felzemburgh; deputado estadual, José Neto, e demais membros da equipe de governo.

Micareta 2012 com grande público

A Micareta de Feira de Santana, que acontecerá entre os dias 19 e 22 de abril, deve reunir um público ainda maior que nas edições anteriores. A consideração do secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Euclides Artur Andrade, justifica-se pela contratação de grandes artistas como Ivete Sangalo, Chiclete com Banana, Carlinhos Brown, Margareth Menezes e Jau.

Com as dez contratações anunciadas pelo prefeito Tarcízio Pimenta durante o pré-lançamento da festa, na semana passada, também haverá um fomento muito grande no comércio de Feira de Santana, conforme o secretário de Cultura. Ele prevê que até mesmo a imprensa terá mais facilidade para vender seus comerciais por conta das grandes atrações contratadas.

“A expectativa é muito boa. Feira de Santana tem avançado no Carnaval direcionado para o povão e, esse ano, o prefeito traz grandes contratações para o folião pipoca. A micareta se fortalece, ganha novos ares e é voltada para o povo, mas também conta com os blocos”, pontua Andrade.

Ele acrescenta que a contratação das dez atrações já anunciadas está dentro da dotação orçamentária, com base nos recursos que foram disponibilizados no ano passado. “Apenas fizemos alguns ajustes que vão melhorar a Micareta. Porém, a festa está fortalecida e muito mais revigorada. Teremos uma grande Micareta”, assegura.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]