Em São Gonçalo e Feira de Santana, criadores de frango da BRFOODS vão fazer nova manifestação em fevereiro

Os integrados (criadores de frango, como são mais conhecidos) da empresa BRFOODS, localizada no município de São Gonçalo dos Campos, após várias tentativas de negociação com os gestores da BRFOODS, em 2011, vão fazer no mês de fevereiro nova manifestação em frente à sede da empresa, na BA-502.

A justificativa para a nova mobilização fundamenta-se no fato de que a BRFOODS está desconsiderando o aumento do salário mínimo dos custos de produção do integrado. Assim, o custo que deveria passar automaticamente para R$ 5,20/m² de remuneração por lote de frango criado permanece de acordo com a empresa em R$ 4,72/m². Segundo Benedito Batista, presidente da Associação dos Produtores Integrados em Avicultura da Bahia (AIAVE-BA) a planilha apresentada pelos gestores está com valores desatualizados.

Batista acrescenta, ainda que na região a empresa vem sucateando a fábrica de ração, acabando com o setor de pelotização, fato este que diminui a produtividade para o integrado e, consequentemente, a renda do integrado.

“Não resta alternativa para os integrados senão uma grande mobilização em frente à BRFOODS no mês de fevereiro. Será uma mobilização muito maior que a primeira” finaliza Benedito.

A primeira mobilização dos integrados, ocorreu em dezembro de 2011, juntamente com o Sindicato Rural de São Gonçalo dos Campos e o Sindicato da Carne de Feira de Santana, em prol de uma remuneração mais justa pela criação e entrega do frango.

Venda da BRFOODS

O processo de negociação da empresa BRFOODS com Mafrig está sendo questionada no CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) pelos integrados por não terem sido ouvidos, até o momento, na negociação de venda e, inclusive para a manutenção dos contratos.

Em Brasília, no dia 25/01, houve uma grande manifestação dos integrados, em frente ao CADE, questionando essa situação. Tal fato, pode inclusive interromper o processo de venda da BRFOODS para a Mafrig.

O Grupo Marfrig é uma das maiores empresas globais de alimentos à base de carnes bovina, suína, de aves e peixes, sendo considerada uma das companhias brasileiras de alimentos mais internacionalizadas e diversificadas, seus produtos estão presentes hoje em mais de 140 países.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]