Em Feira de Santana, sorteio de mais 860 unidades habitacionais localizados no bairro Mangabeira. Confira notícias da PMFS

O sonho da casa própria está mais próximo para mais 860 famílias em Feira de Santana, através do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida. De acordo com o secretário municipal de Habitação, Gilberto Ruy Souza Rocha, o novo sorteio para os residenciais Videiras e Figueiras, localizados na avenida Iguatemi no bairro Mangabeira, acontecerá ainda este mês.

“A Caixa já sinalizou para a Prefeitura que os novos sorteios deverão ser realizados entre os dias 24 e 26 deste mês. O nosso objetivo é promover esta etapa o quanto antes para viabilizar a entrega destes imóveis às famílias inscritas no programa Minha Casa Minha Vida, que já beneficiou mais de 7 mil famílias neste Município”, informa Gilberto Ruy.

Os residenciais Videiras e Figueiras dispõem, respectivamente, de 440 e 420 apartamentos. Após sorteio, como informa o secretário de Habitação, os beneficiários realizarão a vistoria dos imóveis. “Os contemplados vão verificar as condições dos imóveis. O próximo passo será a assinatura dos contratos e a entrega das chaves”, explica.

Serão contempladas famílias com renda de zero a três salários mínimos. Ainda de acordo com Gilberto Ruy, os trabalhos de iluminação pública e abastecimento de água já foram concluídos.

4.524 partos no Hospital da Mulher em 2011, 7.375 internamentos e 19.243 atendimentos na unidade

Os dois filhos gêmeos da dona de casa Nailta Texeira, 37 anos, nasceram no Hospital Inácia Pinto dos Santos no final da tarde de quarta-feira (11/01/2012), às 17h. Ela veio do município de Bom Jesus da Lapa, a 930 Km de Feira de Santana, para dar à luz a Breno Gabriel e Bruno Rafael, num parto cesariana.

Assim como Nailta, milhares de mães buscam a unidade de saúde para realizar seus partos. Só em 2011 o Hospital da Mulher registrou 4.524 partos, 7.375 internamentos e 19.243 atendimentos. No total de atendimentos, conforme os dados levantados pelo hospital, Feira de Santana foi contemplada com 78% e os demais municípios com 22%.

A dona de casa Nailta Teixeira buscou o hospital por indicação de sua sogra e marido, naturais de Feira de Santana. “Durante a gestação ainda fiz três consultas do pré-natal aqui no Hospital da Mulher. No dia do parto aguardei atendimento tomando soro e foi tudo ótimo. Meus filhos já tomaram as primeiras vacinas e eu não tenho nada a reclamar”, declara.

Segundo a sogra de Nailta, Maria Cerqueira da Silva, a unidade de saúde é referência em Feira de Santana e foi indicada por várias pessoas. “Estou achando o atendimento ótimo. A assistência está sendo muito boa, desde o presidente da Fundação Hospitalar à coordenadora da unidade”, comenta.

Atenção especializada em saúde bucal, atendimento a pacientes em 33 PSFs, 10 UBS e cinco policlínicas 

A saúde bucal da população feirense vem sendo garantida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com a prestação de serviços em várias unidades. As ações abrangem desde a limpeza dos dentes e restaurações simples até cirurgias orais menores, como a retirada de cistos. Os procedimentos simples são realizados em 33 postos do Programa de Saúde da Família (PSF), 10 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e cinco Policlínicas. 

Quando os pacientes necessitam de atendimento especializado, os cirurgiões dentistas das unidades os encaminham para o Centro de Especialidades Odontológicas (Ceo), que disponibiliza procedimentos como endodontia (canal), cirurgias periodontais (gengiva) e exodontias. Pacientes especiais, como os portadores da síndrome de Down, também são atendidos no Ceo por uma equipe capacitada para lidar com o perfil deste público.

O chefe da Divisão Odontológica da SMS, Thiago Leite, observa que o cidadão feirense não encontra dificuldades para contar com os serviços. “A rede de saúde bucal está estruturada para atender os pacientes com comodidade e facilidade, atenta também ao perfil de cada um. A adequação ao tratamento de cidadãos especiais, por exemplo, tem garantido uma melhor prestação de serviços. Gestantes e portadores de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s) também recebem tratamento especial”, salienta.

As gestantes são atendidas no Hospital Inácia Pinto dos Santos (Hospital da Mulher), enquanto que os portadores de DST recebem tratamento odontológico no Centro de Saúde Especializada Dr. Leone Coelho (CSE), onde funciona o Programa Municipal DST/HIV/Aids. As ações de saúde bucal são estendidas também às escolas da rede municipal, onde uma equipe do programa desenvolve ações educativas e preventivas, como palestras e distribuição de kits de escovação.

Entrega de obras no George Américo e Sítio Matias

Após receberem pavimentação com Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) e sinalizações horizontal e vertical, as ruas Aeroporto e Antônio Carvalho, localizadas no bairro George Américo, serão reentregues à comunidade nesta segunda-feira (16/01/2012), às 19h. Na oportunidade, o prefeito Tarcízio Pimenta também vai reinaugurar a Praça João Anailton Vitório do Nascimento, situada no mesmo bairro.

A rua Aeroporto está localizada próximo a Avenida Transnordestina e se estende nos bairros Campo Limpo e Sítio Novo. Após 20 anos, a via pública de 14 mil metros quadrados foi completamente pavimentada, para alegria dos moradores e comerciantes. A comerciante Vânia Maria Lima conta que já sofreu bastante com a lama na rua.

“Cheguei a perder sandália por causa das condições da rua. O calçamento era muito irregular e trazia poeira, mas depois da pavimentação aumentou até o tráfego de carros. Esperei pela obra há muito tempo, tanto que fiz questão de atender os operários que faziam a obra quando precisavam beber água”, conta a comerciante.

A recuperação da Praça João Anailton Vitório do Nascimento também foi motivo de satisfação para o vigilante Jovenilton Vitório do Nascimento. “A gente esperava por esta melhoria há 12 anos. Nunca foi feito nada aqui desde que a praça foi construída”, declara o vigilante. O equipamento recebeu poda de árvores, substituição das lâmpadas, mesa e bancos de concreto, pintura nos postes, sacheamento e colocação de grama nos canteiros.

Dando continuidade à entrega das melhorias inclusas no pacote de obras, o prefeito Tarcízio Pimenta vai entregar a pavimentação asfáltica e sinalização da rua Vespasiano, no bairro Sítio Matias, nesta terça-feira (17/01/2012), às 19h.

Para a vendedora autônoma e moradora da via pública, Madalena Ribeiro, a pavimentação trouxe uma série de melhorias. “A poeira diminuiu e o tráfego de carros aumentou. Está tudo melhor depois que a Prefeitura fez esta obra”, declara.

Atividade física e diversão no Parque da Cidade

O ambiente arborizado, a tranqüilidade e as áreas de lazer oferecidas no Parque da Cidade Frei José Monteiro Sobrinho fazem do espaço um equipamento para toda a família. Seja na caminhada, passeio de pedalinho ou jogos na quadra de esporte, tanto os pais quantos os filhos podem participar. As crianças dispõem, ainda, de parque infantil e quiosques para a realização de piqueniques.

Na manhã deste domingo (15/01/2012), o espaço mais procurado pelas famílias foi a área do lago, com pedalinhos e quiosques. Várias pessoas formaram fila para passear pelo lago com seus filhos e netos. A babá Maria José Bacelar, por exemplo, mora em Macaé, no Rio de Janeiro, e está passando as férias com seus parentes em Feira de Santana.

Na visita ao parque ela levou sua neta de três anos para passear no pedalinho e ficou muito satisfeita com o espaço. “É tudo muito lindo. Gostei de tudo. Um equipamento como este é muito importante para a cidade e moradores vizinhos”, declara, acrescentando que visita “vários parques em Macaé e ficou surpresa com o espaço”.

O domingo também foi dedicado pelo estudante Rodrigo Santana, 11 anos, para passear no pedalinho e levar seus primos de Salvador ao parque. “Eles chegaram há poucos dias aqui em Feira de Santana e, como venho sempre, trouxe o pessoal para conhecer. Depois do pedalinho vamos jogar futebol na quadra”, conta.

Já a dona de casa Evalciana Lima aproveitou a manhã para fazer uma caminhada pelo parque com a família. “É a primeira vez que a gente vem aqui e gostamos muito. Sempre tive curiosidade em conhecer o parque porque muitas pessoas falam bem daqui. Hoje tivemos esta oportunidade”, comenta.

Outra visitante do parque é a costureira Damiana Buriti. Ela mora no conjunto Feira VII e sempre leva seus netos ao local. Segundo Damiana, o espaço é calmo e permite que toda a família o freqüente. “No Dia das Crianças nós passamos o dia todo aqui e aos finais de semana eu trago meus netos”, disse.

O Parque da Cidade funciona diariamente das 7h às 17h, exceto nas segundas-feiras. O acesso ao equipamento é gratuito e as visitas podem ser agendadas através do telefone (75) 3616 5168. Já o pedalinho vai funcionar até as 16h30 deste domingo.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]