Em Feira de Santana foram recolhidos 116 toneladas de lixo domiciliar. Confira notícias

Agentes de limpeza da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SESP) recolheram 116,48 toneladas de lixo domiciliar no conjunto Feira IX (58,11 toneladas) e rua Cristovão Barreto e adjacências, no bairro Brasília (58,37 toneladas). O balanço final das ações do I Mutirão de Limpeza Pública nestas respectivas localidades, que teve início no dia 10, foi divulgado nesta quarta-feira (18/01/2012).

A SESP também realizou a limpeza de mais de 11 mil metros de ruas e avenidas no Feira IX e aproximadamente 9 mil metros de via pública na Brasília. Os serviços incluem capinação, varrição, retirada de terra, sacheamento (retirada de mato no calçamento) e pintura de meio fio.

Os agentes de limpeza coletaram manualmente 18,93 toneladas de entulho no conjunto Feira IX, e 11,56 toneladas na Brasília. Já a coleta mecanizada recolheu 56,35 toneladas de entulho no conjunto Feira IX e 15,24 na Brasília.

O Departamento de Áreas Verdes recolheu 3,53 toneladas de resíduos referentes a poda de árvores no conjunto Feira IX. Já o Departamento de Iluminação realizou 40 manutenções em braços de luz no conjunto Feira IX, sendo que na rua Cristovão Barreto foram realizadas 16 manutenções. Os serviços referem-se à troca de lâmpadas, relê, base, reator, conector, dentre outros materiais elétricos.

A cada semana dois bairros serão contemplados com a iniciativa. Nesta semana, os trabalhos estão concentrados no bairro Kalilândia e demais ruas na Brasília. Na próxima semana os serviços serão intensificados no conjunto Wilson Falcão e bairro São João.

Os serviços especiais serão executados também nos seguintes bairros: Caseb, Queimadinha, Rocinha, Centenário/ Milton Gomes, Morada das Árvores, Feira V, Campo Limpo, Jomafa, Feira X, Gabriela, Feira IV, Viveiros, dentre outros.

SEPREV irá disponibilizar videos para solucionar homicídios em Feira de Santana

As imagens captadas por uma câmera da Central de Videomonitoramento da Secretaria Municipal de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos (SEPREV), no final da tarde de terça-feira (17/01/2012), serão entregues à Polícia Civil nesta quarta-feira (18/01/2012). O objetivo é colaborar com as investigações de um assassinato ocorrido próximo à Estação Rodoviária.

De acordo com o secretário Mizael Freitas de Santana, as imagens serão entregues diretamente ao coordenador regional de Polícia, delegado Ricardo Brito, “mas não serão divulgadas por enquanto, para que não haja prejuízos à investigação”. Ele destaca que a central está cumprindo o seu papel de promover mais segurança para a população.

Segundo informações do comandante da Guarda Civil Municipal, Marcos Vinícius Alves, que esteve no local imediatamente após o ocorrido, a câmera registrou o momento em que dois jovens passavam pelo local e, logo em seguida, apenas um deles retornou, com as mãos na barriga. Foi constatado que dois tiros foram deflagrados, sendo que um atingiu a vítima.

Atualmente o sistema de videomonitoramento da Seprev conta com 70 câmeras distribuídas em pontos estratégicos da cidade, monitoradas 24 horas. Mas de acordo com o secretário municipal da Seprev, Mizael Freitas, o projeto é ampliar a central com a instalação de novas câmeras, chegando a 130.

Melhorias executadas no estádio Jóia da Princesa foram apresentadas à imprensa

O Estádio Municipal Alberto Oliveira, o Jóia da Princesa, está pronto para as partidas do Campeonato Baiano 2012. O equipamento recebeu melhorias promovidas pela Prefeitura de Feira de Santana, atendendo às determinações da Federação Baiana de Futebol. As intervenções foram apresentadas pelo prefeito Tarcízio Pimenta, na manhã desta quarta-feira (18/01/2012), à imprensa. A primeira partida na praça esportiva acontece às 20 horas entre Fluminense de Feira e Juazeirense.

Foram realizados serviços de recuperação do gramado, revisão da rede elétrica, reparos na laje das cabines de imprensa e cadeiras cativas, substituição de reatores, disjuntores e lâmpadas, paisagismo, pintura e demarcação de áreas de estacionamento. O estádio agora conta com sistema de videomonitoramento 24 horas composto por 16 câmeras.

Ao apresentar as melhorias, o prefeito destacou a necessidade de oferecer a atletas, torcedores, desportistas e profissionais da imprensa melhores condições de trabalho e lazer. “O Jóia da Princesa está pronto e preparado para receber as partidas do Campeonato Baiano e de outros que virão. Investimos na recuperação do gramado, que é de primeira qualidade, segurança, paisagismo, enfim, buscamos melhor atender às exigências dos órgãos responsáveis pela realização das competições”, destaca Tarcízio Pimenta.

O secretário municipal de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos (Seprev), Mizael Freitas, informa que as câmeras de segurança vão permanecer no estádio. “São 16 câmeras monitorando as áreas interna e externa do Jóia. A instalação das câmeras atende a solicitação do Ministério Público e da Federação Bahiana de Futebol e vai garantir mais segurança aos usuários do estádio auxiliando também o trabalho dos órgãos de segurança pública”, explica.

Para o radialista esportivo Jair Cezarinho, o Jóia da Princesa é o melhor estádio de futebol do interior da Bahia. Ele lembra que o gramado do Jóia teve destaque como o segundo melhor do Brasil, ficando atrás apenas do Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.

“O prefeito está de parabéns por estas melhorias aplicadas ao estádio municipal. Eram intervenções necessárias para assegurar à imprensa, jogadores, torcedores mais conforto, comodidade e segurança durante as partidas. O Jóia da Princesa é, sem dúvidas, o melhor estádio do interior da Bahia”, avalia Cezarinho.

Hospital da Criança realiza 3.592 consultas

3.592 consultas e 885 internamentos. Este é o saldo de atendimentos contabilizados pelo Hospital da Criança em 2011. No mesmo ano a unidade de saúde implantou o Plano de Combate a Incêndio e Pânico, o Programa de Prevenção de Risco Ambiental (PPRA), a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT).

Os pacientes que utilizam o hospital também passaram a dispor de uma unidade totalmente recuperada. Foram aperfeiçoadas a parte física, pintura e climatização das enfermarias; adquiridos 100 berços para atender a maternidade e modernizado o sistema de informática com a aquisição de 30 novos computadores e provedores.

Já na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal, informa o diretor do Complexo Materno Infantill, Raimundo Barreiros, foram instalados mais três leitos, novo sistema de climatização, restaurados móveis e utensílios. “O laboratório de Análises Clínicas recebeu vários aparelhos novos como microscópio, imuno hormonais, bioquímica, hematologia, agitadores, centrífugas, pipetas e impressoras com código de barra”, declara.

Um dos pacientes atendidos no Hospital da Criança é Cristiano Rodrigues, 8 meses. Ele sofreu alergia a um medicamento e precisou ser internado na unidade.. “Viemos do distrito de Humildes porque sabemos que o atendimento e acompanhamento daqui são bons. Ele está recebendo a medicação correta e já melhorou bastante”, afirma a mãe da criança, a dona de casa Carina Santos.

Em 2012 a comunidade feirense vai contar com um hospital ainda mais moderno e confortável. Segundo Barreiros, encontram-se em andamento as seguintes ações: construção e reforma da nova UTI Neonatal; ampliação e reforma da Mãe Canguru e Puérpera; ampliação de 40 leitos de obstetrícia; restauração da parte física do laboratório; restauração do setor de nutrição e implantação de plano de gerenciamento de resíduos (PGRS).

Regras para instalação de antenas de telefonia

A instalação de sistemas de transmissão e recepção de rádio, televisão e telefonia em Feira de Santana será regulamentada por lei. A decisão é do Governo Municipal que instituiu a Comissão Municipal para elaboração do Projeto de Lei, que visa a regularização de instalação destes equipamentos e de outros sistemas transmissores ou receptores de radiação eletromagnética não-ionizante.

A medida pretende combater a instalação desordenada de antenas e assegurar a proteção à saúde do cidadão. A Comissão será presidida pelo prefeito municipal e integrada por um advogado, um engenheiro eletrônico ou de telecomunicações e um médico.

Cabe à Comissão identificar, promover e facilitar uma análise das necessidades locais quanto à localização de antenas, prevenção de prejuízos para os cidadãos e penalização para casos de infração da legislação municipal. O Projeto de Lei será encaminhado à Câmara Municipal para disciplinar a instalação e operação das antenas.

Pavimentação da Vespasiano entregue à comunidade

“É a concretização de uma reivindicação antiga de toda a comunidade”. As palavras da dona de casa, Berenice Lopes, 57 anos, resumem a satisfação dos moradores do bairro Sítio Matias, que na noite desta terça-feira (17/01/2012), acompanharam de perto a entrega das obras de pavimentação asfáltica e sinalização da rua Vespasiano. Eles saíram à porta de suas residências para demonstrar toda a alegria pela execução dos serviços.

As dificuldades de acesso e as constantes reclamações de motoristas e moradores ficaram para trás. Após receber pavimentação com Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), a via pública vai proporcionar uma nova realidade à comunidade local. “Era uma rua de muitos buracos e poeira. Nos dias de chuva era na lama que vivíamos. Mas, agora, está uma beleza. Agradecemos a Deus e ao prefeito Tarcízio Pimenta por nos proporcionar esta maravilha”, destacou Berenice.

Maria da Penha Costa, 47 anos, também dona de casa, conta que foi morar no bairro aos 13 anos. Ela diz que esta é a primeira vez que os moradores presenciam tantos investimentos no bairro. “A Vespasiano estava horrível. Uma rua com muitas residências, mercearia, bares e padaria não poderia continuar do jeito que estava. A pavimentação chegou numa boa hora, proporcionando a valorização de nossas casas e do comércio”, observa.

Os moradores celebraram as condições da via pública percorrendo todo o trecho acompanhados do prefeito Tarcízio Pimenta; presidente da Câmara Municipal, vereador Antônio Francisco Neto; secretários municipais Flailton Frankles (Transporte e Trânsito); Carlos Firpo (Desenvolvimento Urbano); Fabrício Almeida (Comunicação) e Alexandre Monteiro (Serviços Públicos).

“A população pediu e nós estamos cumprindo. Ainda temos mais serviços a serem executados e mais obras para anunciar. A Escola Municipal Valdemira Alves de Brito, localizada nesta via, já está recebendo recuperação para dentro em breve ser entregue à comunidade. Os moradores vão ganhar uma nova escola”, destaca Tarcízio Pimenta. Ele anunciou ainda a pavimentação asfáltica do trecho que liga as ruas El Salvador, no 35º BI, e Vespasiano.

O secretário municipal Flailton Frankles assegurou que será realizado um estudo técnico na rua para colocação de mais redutores de velocidade, já em atenção a solicitação dos moradores. A via pública também foi contemplada com a manutenção da iluminação. Estiveram presentes ainda o superintendente municipal de Trânsito, Denílson Santiago, e o vereador David Neto.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]