Em Feira de Santana, agentes de limpeza já recolheram 286 toneladas de lixo e entulhos, através da coleta mecanizada. Confira notícias da PMFS

Agentes do Departamento de Limpeza, da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp), já realizaram a retirada de 286 toneladas de lixo e entulho, através da coleta mecanizada, depositados em locais inadequados. A identificação destes pontos de acúmulo de lixo e entulho foi realizada através de denúncias da própria comunidade.

Nesta sexta-feira (20/01/2012) e sábado (21/01) está sendo realizada a limpeza dos pontos de entulho localizados na avenida Eduardo Fróes da Mota (Anel de Contorno), nas imediações dos bairros Cidade Nova, Sobradinho e Jardim Cruzeiro, na Feirinha da Cidade Nova, além da rua Nacional, no Parque Ipê, e avenida Padre Anchieta (avenida de Canal), no bairro Baraúnas.

Os serviços de limpeza contemplam ainda o bairro Mar da Tranquilidade; ruas Leão, no Tomba, Araújo Pinho, no bairro Olhos D` Água, e Faustino Dias, na Queimadinha. Segundo secretário municipal de Serviços Públicos, Alexandre Monteiro, o apoio da população é indispensável para a boa execução dos serviços.

“Vamos continuar trabalhando para que os terrenos baldios não sejam pontos de descarte clandestino de lixo e entulho. Solicito que a comunidade continue denunciando a prática irregular através do número 156”, pontua. Alexandre Monteiro destaca que a Central Disque Denúncia, serviço disponibilizado pela Secretaria Municipal de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos (Seprev) registra, em média, 100 ligações diárias. “Isso é importante porque detectamos os pontos que precisam de cuidados através”, afirma.

As fiscalizações estão sendo intensificadas com apoio da Guarda Civil Municipal, Centro de Zoonoses, Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e Seprev. A iniciativa faz parte das ações desenvolvidas através da campanha “Sujou? Limpou!”. A população pode denunciar também o descarte de lixo em local inadequado enviando e-mail para o endereço eletrônico: [email protected]

Pavimentação no Campo do Gado em ritmo acelerado

O clima é de satisfação no bairro Campo do Gado Novo, onde o Governo Municipal está realizando obras de pavimentação em paralelepípedo nas ruas Simples, Simplicidade, Simplício e Simpliciano. Os serviços foram iniciados na última semana e seguem em ritmo acelerado. Os moradores estão ansiosos pela entrega das melhorias.

Moradora da rua Simplicidade há cerca de 15 anos, a dona de casa Maria do Carmo está contando as horas para o término da pavimentação. Ela afirma que a realização desta obra representa a vitória da comunidade. “Desde que cheguei neste bairro que acompanho a luta desse povo para ter as ruas calçadas. Muitos políticos vieram aqui e prometeram fazer a obra. Esperamos muito, nem acredita que podia ver a rua com calçamento. Mas, graças a Deus, o prefeito olhou por nós e nos deu este presente”, relata.

O mesmo sentimento é compartilhado por Eliete de Jesus Farias, que reside na rua Simples. “O melhor desta obra é que não vamos mais conviver com poeira, lama, buracos. Vamos ter uma rua decente, arrumada, bonita para vivermos em boas condições”, comemora.

A execução das obras, que envolvem recursos próprios do Município da ordem de aproximadamente R$ 200 mil, está a cargo da empresa FMS Construções e Empreendimentos, vencedora de licitação pública promovida pela Prefeitura de Feira de Santana. Para pavimentar as quatro vias públicas serão disponibilizados 3.322 metros quadrados de paralelepípedo e 952 metros de meio fio.

Ações de combate à dengue neste verão

As ações educativas de combate à dengue serão desencadeadas também em parques e clubes de Feira de Santana durante este verão. A estação é favorável à proliferação do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti. A soma entre altas temperaturas, como as que são registradas no verão, e a incidência das chuvas podem resultar num acréscimo no número de casos de dengue.

Para conscientizar o público que vai em busca de lazer em clubes e parques nos fins de semana, a equipe de Educação em Saúde da Divisão de Vigilância Epidemiológica (Viep) vai desenvolver ações nos equipamentos. Neste domingo (22/01/2012), das 9h às 13h, a equipe estará atuando no Parque da Cidade Frei José Monteiro Sobrinho, onde será realizada mais uma edição do Projeto Verão no Parque. No local serão oferecidas aos visitantes atividades ligadas à área cultural, esportiva, de lazer e saúde.

No Parque, os técnicos da Viep irão realizar palestras e distribuição de panfletos educativos. Alguns serviços de saúde como aferição de pressão arterial, teste de glicemia e orientações nutricionais também serão oferecidos no equipamento por profissionais da Secretaria Municipal de Saúde.

No mesmo dia, outra equipe estará atuando na unidade do Serviço Social do Comércio (Sesc), localizado no bairro Tomba. Das 9h às 14h, os profissionais do Programa de Combate à Dengue irão realizar atividade semelhante a que será desencadeada no Parque da Cidade.

A chefe da Viep, Janice Estrela, lembra que os cidadãos conscientizados podem passar a ter uma participação mais ativa no combate ao mosquito e alerta sobre os cuidados que devem ser adotados. “Qualquer recipiente exposto e que possa acumular água deve ser eliminado. O mosquito pode se reproduzir até em locais como numa tampinha de garrafa descartada de maneira indevida. Lajes e calhas de telhados também devem ser observadas, para evitar o acúmulo de água da chuva”, adverte.

Janice Estrela lembra ainda que durante esta semana, técnicos da Viep estiveram no bairro Santo Antônio dos Prazeres intensificando as ações de combate ao mosquito e distribuindo cartilhas à comunidade.

Grande expectativa para Micareta 2012

A cidade já está se preparando para receber a Micareta 2012. Na próxima terça-feira (24/01/2012) o prefeito Tarcízio Pimenta vai anunciar as principais atrações que vão comandar a folia no circuito Maneca Ferreira no período de 19 e 22 de abril. Durante o encontro, que será realizado no espaço The House, às 8h, estarão presentes profissionais de comunicação e representantes dos segmentos envolvidos com a festa.

A expectativa entre foliões, empresários e dirigentes da festa é grande. Além de proporcionar momentos de alegria e diversão, a Micareta de Feira impulsiona a economia local assegurando lucros a comerciantes, donos de blocos e camarotes, dentre outros.

Para o produtor cultural Erivaldo Cruz, dono de bloco, a Micareta 2012 promete ser a maior dos últimos anos. Segundo ele, as grandes atrações contribuem para o sucesso de público e dos negócios. “A Micareta é uma das maiores festas de rua do interior da Bahia e este ano deve surpreender com os grandes nomes da música baiana que serão trazidas para animar o público”, avalia.

A folia momesca também movimenta os setores de hotelaria e bares da cidade, como destaca o presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Feira de Santana, Getúlio Andrade. Ele revela a expectativa para contratação de artistas famosos.

“A Micareta é uma festa consagrada e este ano tende a ser mais forte. O evento, além de reunir a comunidade feirense, atrai pessoas de outras cidades aquecendo o comércio e também o setor de hotelaria que já se prepara para bem receber os turistas que chegam à cidade para curtir a festa”, destaca.

Os preparativos para a Micareta também estão a todo vapor na Associação de Trios Elétricos. O presidente da entidade, André Gonçalves, lembra que no passado foram contratados 24 trios elétricos e a expectativa é que este ano o público seja novamente contemplado com atrações musicais renomadas no cenário nacional.

“Os preparativos já estão em andamento para fazermos mais uma grande festa de destaque na história da Micareta de Feira de Santana, a primeira micareta do Brasil. A expectativa é que o folião seja presenteado com uma estrutura bonita, hospitalidade, segurança, músicos de qualidade para que o sentimento no final seja de satisfação entre todos os participantes”, afirma.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Publicidade

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]