Edmundo Filho entrevista o governador Jaques Wagner sobre investimentos da Ford, casas populares, saúde em movimento e o plano Viver sem Drogas

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Edmundo Filho – Por falar em realizações, o que significa esse novo ciclo de investimentos da Ford que anunciou na semana passada a construção de um carro mundial, aqui em Camaçari.

Jaques Wagner – Olha, na verdade, nós abrimos o ano muito bem com esse lançamento mundial da Ford. Pela primeira vez na história da indústria automobilística, um carro mundial desenvolvido a partir de uma fábrica aqui do Brasil, da Bahia, com mil engenheiros coordenando esse processo. É um marco para a indústria automobilística baiana e brasileira. E é claro que eu trabalhei muito para que os incentivos fossem mantidos para a Ford, para novos investimentos.

Só tenho a comemorar o fato de que ela anuncia o investimento R$ 400 milhões numa nova fábrica de motores, a primeira do nordeste, que a partir de 2015 estaremos produzindo 210 mil unidades por ano, além do evento que nós já comentamos, do carro mundial. Então, creio que foi uma abertura de ano muito boa para a Bahia, para os trabalhadores baianos e um motivo de orgulho para mim, como governador do Estado.

Edmundo Filho – E nesse ritmo de boas notícias, o senhor iniciou o ano entregando obras e visitando o interior da Bahia, não é verdade?

Jaques Wagner – É. Na verdade já visitei quatro cidades nesse começo de ano. Em Coronel João Sá, aqui no nordeste, fizemos a entrega de 100 casas populares, a entrega de cisternas, pavimentação de ruas. Uma cidade que, como outras do nordeste, sofre pela seca. Então, comecei em Coronel João Sá. No sábado estive em Wanderley, Cotegipe, mais de 800 quilômetros aqui de Salvador, entregando duas estradas, acesso da 242 (BR). As duas estradas de Wanderley e Cotegipe, e obras também desejadas há muito tempo e realizadas pelo nosso governo. Então, foi uma festa bonita, além de uma unidade de saúde da família no município de Wanderley, melhorando a vida das pessoas com mais estrada, mais água e mais saúde.

Edmundo Filho – É o caso do Saúde em Movimento que o senhor esteve em Campo Formoso, no domingo, e que foi muito bem recebido pela população.

Jaques Wagner – Como sempre, Edmundo, graças a Deus, o povo muito alegre e muito grato, muito simpático. São mais de 5 mil consultas, 1.200 cirurgias de catarata e, como eu digo sempre, devolver a visão para as pessoas, principalmente para as pessoas mais humildes, é algo que me alegra, que me enche de orgulho. Hoje, segundo o depoimento de vários médicos, é o maior programa de saúde oftalmológica do Brasil.

Em nenhum lugar nunca se fez um programa tão arrojado e nós vamos continuar nessa batida. Esse mesmo programa, na sexta-feira, dia 13, eu estou em Uibaí. É mais Saúde em Movimento que vai continuar, como vai continuar o Água para Todos, todos os programas que foram sucesso no nosso primeiro governo e que a gente vai manter e reforçar nesse segundo governo.

Edmundo Filho – Governador, também temos notícias relevantes na área da Segurança Pública com o lançamento, nesta quarta-feira, do plano Viver sem Drogas, como parte do Pacto pela Vida.

Jaques Wagner – Olha, primeiro quero parabenizar toda a nossa equipe de segurança que, pela primeira vez, numa sequência de 10 anos, nós vamos ter uma redução no número de homicídios, que é sempre meu objetivo maior: evitar que mais vidas se percam.Então, pela primeira vez, Edmundo, em 10 anos nós vamos ter uma redução das ocorrências de homicídios e, todos nós sabemos que 60% / 70% desses homicídios são diretamente ligados a questão do uso e do tráfico de drogas.

Por isso, acompanhando o governo federal, nós vamos lançar o plano Viver sem Drogas, que é um conjunto de ações na área da prevenção, na área do acolhimento e na área do combate às quadrilhas do tráfico de drogas, para aumentar o número de atendimentos à população que busca o poder público quando quer se livrar das drogas ou quando quer fazer uma denúncia contra traficantes.

Então, nós temos tido vitórias importantes. É claro que a briga contra a marginalidade não é algo simples.O mundo inteiro se debruça sobre essa questão. E, repito, agora, ao lado do esforço do governo federal, nós vamos intensificar os nossos esforços dentro do plano Viver sem Drogas, para acolher, proteger a nossa juventude e combater aqueles que querem viver do tráfico e da marginalidade.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141146 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário