É aberta linha de crédito destinada a trabalhadores informais em Feira de Santana. Confira notícias

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso), a Caixa Econômica Federal está disponibilizando o Microcrédito Produtivo na comunidade do conjunto Fraternidade. O projeto é uma linha de crédito para capital de giro ou investimento fixo, destinado a empreendedores informais. O Microcrédito será levado para outras localidades em Feira de Santana.

Na manhã desta terça-feira (03/01/2012), a iniciativa foi apresentada pela gerente de Problemas Sociais da agência, Maria Auxiliadora Margalho, ao prefeito Tarcízio Pimenta. Ele sugeriu, por sua vez, que o microcrédito também seja disponibilizado na Casa do Trabalhador e Centro Integrado de Capacitação e Apoio ao Adolescente e Família Gilsa Melo (Cicaf).

“Só em 2011 o Cicaf capacitou 1.300 pessoas nos mais diversos cursos, como cabeleireiro, manicure, garçom e mecânica automotiva. Este microcrédito é uma boa oportunidade para estes profissionais ampliarem seus negócios”, considera Tarcízio Pimenta.

O microcrédito possui uma taxa de juros de 0,64% ao mês, limite mínimo de R$ 300,00 e máximo de até R$ 15 mil. “Este projeto tem um impacto dentro da comunidade porque gera renda e, às vezes, permite que o empreendedor empregue até outra pessoa”, afirma a gerente de Problemas Sociais.

Aprovado projeto do Ginásio de Humildes 

Obra será licitada pela Prefeitura dentro de 30 dias

O projeto do Ginásio de Esportes de Humildes já foi aprovado pela Caixa Econômica Federal. A obra será licitada pela Prefeitura de Feira de Santana dentro de um mês, conforme a engenheira civil da Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), Eliana Machado.

O equipamento vai ser construído no Loteamento Agnelo Costa e terá capacidade para 300 pessoas, além de infraestrutura para eventos, palco com camarim e estacionamento com 100 vagas para ônibus e veículos. Também vai disponibilizar quadra poliesportiva para a prática de vôlei, basquete e futebol de salão.

A expectativa da engenheira civil é que a obra comece 10 dias após a licitação. A iniciativa é uma realização da Prefeitura de Feira de Santana, em parceria com o Ministério dos Esportes e emenda parlamentar do ex-deputado federal Jairo Carneiro.

Distritos contemplados com unidades do CRAS 

Comunidades de Maria Quitéria e Humildes serão beneficiadas

Os moradores dos distritos de Maria Quitéria (São José) e Humildes serão contemplados com a instalação de duas unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). A decisão foi tomada durante reunião ordinária do Conselho Municipal de Assistência Social.

A presidente do Conselho Municipal, Ângela Maria Pérsico, explicou que o critério utilizado para a escolha dos distritos foi o nível de vulnerabilidade social da comunidade. “Foi realizada uma pesquisa que constatou que nesses distritos há um grande número de pessoas inscritas no programa Bolsa Família, o que indica alta vulnerabilidade”, informou.

Ângela destaca que a tendência natural da Assistência Social no país é que exista um CRAS em cada bairro da cidade. “Feira de Santana está sendo contemplada com sete novas unidades, totalizando 14 CRAS, além de um volante que dará suporte aos demais”, afirmou.

Além dos distritos de Maria Quitéria e Humildes, os bairros Queimadinha, Baraúnas, Expansão Feira IX, Mangabeira e Campo do Gado Novo serão contemplados com novos centros. “A construção das novas unidades são feitas em parceria dos Governos Federal e Municipal, sendo que o CRAS volante é uma iniciativa apenas do Município”, ressaltou.

De acordo com Ângela Maria Pérsico, o número de centros poderá ser ampliado em 2012. “O Governo Federal prevê novidades na área da Assistência Social com uma nova expansão dos Centros de Assistência Social (CRAS), e a expectativa é que Feira de Santana volte a ser contemplada”, disse a presidente do Conselho.

Mais de 300 mil procedimentos marcados 

Consultas e exames agendados pela Central de Regulação

A Central Municipal de Regulação (CMR) encerrou o ano de 2011 com a marca de 127.492 consultas e 212.362 exames agendados. O mês de junho foi o que alcançou o maior número de marcações de consultas – 16.633, enquanto que o maior volume de exames agendados ocorreu em agosto – 18.968.

De acordo com a coordenadora do órgão, Márcia Cristina Souza, o balanço de procedimentos agendados em 2011 superou as expectativas. “O total de marcações ficou acima da quantidade esperada. A demanda de pacientes é expressiva e cresce a cada dia. A atual operacionalidade da Central de Regulação, bem como de toda rede municipal de saúde, tem garantido muitos benefícios aos usuários do Sistema Único de Saúde”, destaca.

Ela observa que o órgão vem cumprindo o papel determinado pelo Ministério da Saúde para uma Central de Regulação. “A proposta de avaliar, processar e agendar exames de apoio, diagnóstico e consultas com especialidades vem sendo alcançada com êxito, e assim estamos garantindo mais comodidade aos pacientes. Eles apenas aguardam um retorno das unidades do Programa de Saúde da Família (PSF) e de Unidade Básica de Saúde (UBS), responsáveis por enviar as guias de serviços médicos para a Central marcar”, salienta.

Além da realização dos agendamentos, a CMR também desenvolve atividades para fortalecer as ações em saúde e o processo de regulação realizado mensalmente, a exemplo de supervisões com as equipes de Saúde da Família, supervisões em Unidades Básicas de Saúde, participações em reuniões com as comunidades, orientações aos profissionais de saúde, prestadores e população sobre o fluxo de atendimento, agendamento de consultas e exames de média complexidade.

A Central de Regulação promove, ainda, reuniões com prestadores do SUS, mutirões para intensificar o uso dos procedimentos reprimidos e capacitações com municípios pactuados com o sistema de Saúde Digital.

Os agendamentos realizados pela CMR seguem um fluxo municipal estabelecido como porta de entrada à rede assistencial, a partir da atenção básica (PSF e UBS) e como média complexidade a partir das policlínicas. As cotas são distribuídas para Feira de Santana e mais 125 municípios pactuados.

Poluição sonora lidera registro de queixas 

71 ocorrências nos primeiros dias deste ano através do 156

Implantada há cerca de 30 dias, a Central Disque Denuncia 156 (CDD) tornou-se o principal canal para a solicitação de serviços de urgência e emergência referentes a ocorrências no trânsito, segurança pública, reclamações, bem como solicitações para todas as esferas da Administração Municipal.

O equipamento, instalado na Secretaria Municipal de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos (Seprev), funciona 24 horas por dia, inclusive nos finais de semana e feriados.

Nos primeiros dias do novo ano a Central 156 registrou 71 ocorrências. A maioria destas, conforme dados divulgados pela Central, referem-se à poluição sonora com 27 reclamações. De acordo com a coordenadora da Central, Eliane Araújo, 18 destas ocorrências foram de poluição sonora veicular, 08 poluição sonora ambiental e 01 referente a perturbação sonora.

Foram contabilizadas, ainda, 14 solicitações de atendimentos a acidentes de trânsito sem vítimas e 02 para acidentes com vítimas. Serviços de troca e colocação de lâmpadas totalizaram 06 atendimentos. Foram 06 ligações para denuncia de carros estacionados de forma irregular.

A população acionou, ainda, o serviço para solicitação de serviços da Guarda Civil Municipal, Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), SAMU e, também, para pedido de informações e reclamações sobre transporte público, lixo, construção e materiais em locais indevidos.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141245 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário