Deputado Paulo Azi homenageia jornalistas e destaca importância da liberdade de imprensa

Ao longo da história o Dia do Jornalista vem sendo comemorado em diversas datas, cada uma delas com sua justificativa, incluindo a data de 29 de janeiro, uma das mais citadas nos calendários comemorativos brasileiros. Embora não haja muitas referências à sua criação, o 29 de janeiro foi instituído a partir de uma homenagem ao jornalista e abolicionista José do Patrocínio, que teria falecido nesta data, em 1905.

O deputado Paulo Azi (DEM) aproveita a data de hoje, 29, para prestar homenagem a todos os profissionais de comunicação, lembrando que neste ano de 2012 a imprensa brasileira completa 204 anos e merece ser homenageada todos os dias. Ele chama a atenção para o direito universal à liberdade de imprensa e sua importância para a construção de um país mais justo e efetivamente democrático. “ É necessário que as instituições consolidadas e os governos, em todas as instâncias , assegurem o direito constitucional da informação e do livre exercício dos profissionais de imprensa”, reforçou, observando que projetos que indiquem controle das mídias, não passam de retrógradas tentativas de retorno à censura.

Outras datas também são consagradas aos jornalistas, a exemplo dos dias 24 de janeiro, dia do padroeiro da profissão, São Francisco de Sales, o 16 de fevereiro, Dia do Repórter; o 7 de abril, instituído pela Associação Brasileira de Imprensa, além dos dias 03 de maio, por ser a data da Liberdade de Imprensa, decretada pela ONU em 1993 e o 1o. de junho, considerado o Dia da Imprensa, a data em que passou a circular o Correio Braziliense, editado em Londres por Hipólito José da Costa Pereira Furtado de Mendonça.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Carlos Augusto
Carlos Augusto Oliveira da Silva (Carlos Augusto) é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF). Atua como jornalista e cientista social. Telefone: (75)98242-8000 | E-mail: [email protected]