Dedicação do aluno durante trajetória do curso de graduação é fundamental para boa formação e competência profissional

Cursar uma faculdade pode gerar e transformação na vida de muitas pessoas. A competência do profissional é reflexo do conhecimento, habilidade e atitude, que devem ser buscadas pelo aluno durante a trajetória do seu curso de graduação. A professora Nadja Viana, presidente da ABAMES – Associação Baiana das Mantenedoras do Ensino Superior acredita que é fundamental a dedicação do aluno para uma boa formação. “Os estudantes podem e devem não se limitar apenas ao conteúdo trabalhado em sala. Eles têm que se dedicar. Porém, muitos alunos não se sentem responsáveis pelo seu aprendizado”, completa.

Os conteúdos transmitidos pelos professores em sala de aula devem ser complementados sempre com novas maneiras de adquirir conhecimentos e o processo de estudo te que ser contínuo. As instituições de ensino atuais possuem diversas ferramentas que auxiliam os estudantes e possibilitam que eles mantenham uma postura ativa durante a trajetória universitária “É preciso viver o ambiente acadêmico, aproveitar os meios que ele oferece. O aluno não pode se limitar, eles devem enxergar o docente como um facilitador no aprendizado e por conta disso não se restringir apenas ao que é dito por ele”, afirma a Presidente da ABAMES.

A construção do conhecimento e consequentemente do desenvolvimento das competências para exercer sua profissão têm que ser de responsabilidade do estudante, que devem assumir uma postura proativa. A aprendizagem pode ocorrer em qualquer lugar de maneira informal. Mas “o ambiente acadêmico é determinante para desenvolver algumas competências profissionais, que o mundo do trabalho não é capaz de substituir”, comenta a professora Nadja Viana.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]