BAHIAGÁS amplia participação no segmento industrial e bate recorde de vendas

A venda de gás natural (GN) no segmento industrial baiano cresce em termos absolutos e relativos, e fechou 2011 em níveis recordes com um volume médio de 3,59 milhões m³/dia. Sintonizada com o bom momento do GN e da indústria baiana, a Bahiagás contratou e interligou 10 novos clientes deste segmento em 2011, ampliando suas vendas em 4,6% sobre a média de vendas de 2010.

Os números confirmam o papel estratégico da Bahiagás para o desenvolvimento socioeconômico regional, principalmente através de sua expansão no estado. A Companhia é a quarta maior distribuidora de gás natural do País, fazendo da Bahia o terceiro maior estado consumidor do Brasil, com a maior média nacional de participação de gás natural na matriz energética industrial (27%).

A Veracel, produtora de celulose localizada em Eunápolis/BA, foi primeiro cliente a consumir gás natural (GN) no Extremo-sul do estado. A empresa trocou o óleo combustível pelo gás natural desde outubro do ano passado e consume cerca de 100 mil m³/dia. O GN alimenta o forno de cal onde a pasta de celulose é processada para transformação na matéria prima vendida pela Veracel para indústrias de papéis finos instaladas no Brasil, na China e outros países. A troca do óleo pelo gás proporcionou uma redução dos custos de operação e logística da fábrica em cerca de 20%. De acordo com o diretor industrial da Veracel, Ari Medeiros, a substituição do óleo pelo gás natural trouxe não só economia, mas também vantagens ambientais significativas e maiores facilidades operacionais. A Gerência Comercial Grandes Clientes (GECOG) da Companhia negocia com a Veracel um novo contrato de 5 anos, com projeção de elevar o fornecimento dos atuais 100 mil m³/dia para cerca de 250 mil m³/dia.

Ainda em 2011, a Bahiagás passou a atender empresas como a Trifil e a DPAM/Nestlé, primeiros consumidores do Pólo Industrial de Itabuna/BA; a Estireno do Nordeste – EDN, localizada no Pólo Industrial de Camaçari/BA; e a Usina Biodiesel, primeira usina de produção comercial de biodiesel da Petrobrás,localizada no município de Candeias/BA. Também foram atendidos a a Sansuy (maior fabricante de laminados de PVC da América Latina), a Saint Gobain (fabricante de produtos para a construção civil), Sara Lee (processador de café), Lwart (especialista em coleta e rerrefino de óleos lubrificantes usados), e a Allog (fabricante de perfis de alumínio).

Para o ano de 2012, a Companhia planeja a contratação e interligação de 12 novos clientes do segmento industrial, ampliando suas vendas em 300 mil m3/dia, o que significará um incremento de aproximadamente 8% sobre a média de vendas de 2011. Entre as empresas a serem atendidas em 2012 destacam-se a Suzano, produtor de celulose localizado em Mucuri/BA, com consumo acima de 200 mil m3/dia; a Delfi, localizada no Pólo Industrial de Itabuna/BA; a Latapack, líder do mercado em latas de alumínio para bebidas e a Indústria de Refrigerantes São Miguel, localizadas no Pólo Industrial de Alagoinhas/BA; a PEPSICO, localizada no Pólo Industrial de Feira de Santana;a Saargumi e a Visteon, sistemistas do Complexo FORD. Pela rede de 640 quilômetros de gasodutos a Bahiagás leva o gás natural para indústrias dos mais variados setores econômicos, como celulose, alimentício, metalúrgico, construção civil, automotivo e têxtil, além de petroquímico.

A demanda pelo gás tem relação direta com o crescimento econômico do Estado, tendo em vista o crescimento anual médio de 5% do Produto Interno Bruto (PIB) baiano, previsto pela SEI – Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento. Neste cenário a Bahiagás é apontada como uma distribuidora emergente no mercado nacional. Empresas deste porte deverão liderar o crescimento do mercado não-termelétrico nos próximos anos. Nos últimos dois anos, a Bahiagás e outras emergentes como Gasmig, BR-Espírito Santo, Gás Brasiliano e Sul Gás expandiram o volume de vendas em cerca de 1 milhão de m3/dia.

Saiba +

A Companhia de Gás da Bahia – Bahiagás é uma empresa de economia mista controlada pelo Governo do Estado e tendo como acionistas a Mitsui Gás e Energia e a Gaspetro, subsidiária da Petrobras.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]