Ações de conscientização sobre o perigo do consumo de carne clandestina serão debatidos em Feira de Santana. Confira as notícias da PMFS

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Uma série de ações com o intuito de alertar a população sobre os riscos do consumo de carne abatida clandestinamente serão desencadeadas em escolas e residências, a partir do mês de fevereiro, através do projeto Educação Sanitária em Abate e Comércio Ilegal de Produtos de Origem Animal Clandestinos.

A iniciativa é da Secretaria Municipal de Agricultura e Recursos Hídricos (SEAGRI), em parceria com as secretarias de Educação (SEDUC) e Saúde (SMS), por meio da Divisão de Vigilância Epidemiológica (VIEP) e Sanitária (Divisa), além da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB).

O cronograma de atividades já foi estabelecido e prevê capacitações com a equipe técnica da Divisa e com agentes comunitários de saúde para que orientem a população durante as visitas domiciliares sobre os riscos de contaminação e, ainda, com coordenadores de escolas da rede municipal para que incentivem os professores a discutirem o tema em sala de aula. As capacitações serão realizadas pelas equipes da Adab no auditório da SMS.

A chefe da Divisa, Kérssia Carneiro, observa que a execução do projeto vai permitir que a população tome mais conhecimento das doenças que podem ser adquiridas ao consumir carne de origem duvidosa. “Ao alertar sobre os riscos que esse consumo oferece, estaremos conscientizando a população e ajudando a enfraquecer este tipo de consumo. Precisamos sensibilizar pais, alunos e professores para que eles tornem-se multiplicadores dessa ideia”, destaca.

A primeira capacitação acontecerá no dia (14/02/2012), às 8h30, e será voltada para a equipe da Divisa. Serão discutidos no encontro temas como “O abate clandestino”, “Nutrição”, “Competências da Adab” e “Viabilidade financeira do abate legalizado”. Os agentes comunitários de saúde serão divididos em dois grupos – o primeiro participa da capacitação também no dia 14 de fevereiro, às 14h, e o segundo no dia 15, às 8h30.

Será abordado o tema “Abate clandestino x abate inspecionado”, que também será discutido na capacitação dos coordenadores das escolas municipais, prevista para o dia 28. Materiais informativos, como cartilhas, folders e cartazes serão produzidos pelos organizadores do projeto para que sejam distribuídos pelos agentes de saúde nas residências e pelos professores nas salas de aula. 

Mutirão de limpeza chega aos bairros e está semana está concentrado nos bairros Feira IX e Brasília 

A rotina de alguns bairros de Feira de Santana mudou nesta terça-feira (10/01/2012) com a chegada de caminhões, caçambas e agentes de limpeza. A retirada dos pontos de lixo espalhados na cidade e regularização dos serviços de varrição e coleta fazem parte das ações do 1º Mutirão de Limpeza Pública, promovido pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Serviços Públicos.

Os serviços especiais foram iniciados no conjunto Feira IX e na rua Cristovão Barreto (Pilão), no bairro Brasília. Os trabalhos estão sendo desenvolvidos em parceria com os Departamentos de Limpeza Pública, Iluminação Pública e Parques e Jardins.

De acordo com o prefeito Tarcízio Pimenta, os serviços serão realizados em locais com maior demanda de lixo acumulado. “Este mutirão tem como propósito resolver o problema de limpeza pública e garantir à população melhores condições de vida e dar à cidade melhor aspecto visual. Estamos promovendo mudanças na atenção com a limpeza pública e a comunidade pode fazer solicitações pelo número 156”, destaca.

Segundo o secretário de Serviços Públicos, Alexandre Monteiro, os próximos bairros a serem contemplados com o mutirão serão Kalilândia e demais ruas na Brasília. “Os serviços vão ser desenvolvidos durante oito dias em cada localidade. Vamos atender primeiramente a sede e depois a zona rural do Município. Até a Micareta 2012 todos os bairros da cidade serão contemplados com o mutirão de limpeza”, assegura.

Diversos serviços já foram iniciados no conjunto Feira IX no início da manhã desta terça-feira, como retirada de entulhos, sacheamento (mato no calçamento), podas de árvores, substituição de lâmpadas, varrição e poda de gramas nas praças e jardins existentes no conjunto. Já na rua Cristovão Barreto, prepostos da Sesp iniciaram a retirada de mato no calçamento e substituição de lâmpadas.

O morador do conjunto Feira IX, Getúlio da Silva, observa que os serviços estão sendo realizados com muita rapidez e eficiência. “Estou achando muito bom. Algumas praças do conjunto já apresentam um outro visual. Com certeza o mutirão de limpeza será um grande beneficio para a população”, ressalta.

Segundo a dona de casa, Maria José de Almeida, que mora no conjunto desde a sua fundação, a localidade encontrava-se cheia de mato e sujeira. “Estou bem satisfeita com o que tenho visto. O mutirão de limpeza vai garantir um ambiente mais limpo e agradável para se viver”, afirma.

Os serviços especiais serão executados também nos seguintes bairros: Morada do Bosque, Parque Ipê, Capuchinhos, Kalilândia, Feira VII, Santa Mônica I e II, Tomba, Jardim Cruzeiro, Viveiros, George Américo, Rua Nova, Monte Pascoal, Morada do Sol, Tanque da Nação, Fraternidade, Baraúnas, dentre outros.

Revitalização de praça e pavimentação de ruas em Feira de Santana 

Os moradores do bairro Campo Limpo e conjunto George Américo recebem oficialmente na próxima segunda-feira (16/01/2012), às 19 horas, os serviços de pavimentação asfáltica das ruas Aeroporto e Antonio de Carvalho. Além de asfalto, as ruas receberam melhorias na iluminação pública e sinalização de trânsito.

De acordo com o secretário municipal de Transportes e Trânsito, Flailton Frankles, a sinalização será complementada. Serão instaladas faixas de pedestre, setas indicativas e placas verticais.

Além das melhorias nas vias, o prefeito Tarcízio Pimenta vai entregar também a Praça João Anailton Vitório do Nascimento revitalizada. A recuperação do equipamento foi autorizada nesta terça-feira (10/01/2012) pelo gestor municipal e será executada pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SESP).

Os serviços incluem recuperação do piso, arborização, paisagismo, eficientização do sistema de iluminação pública, pintura e instalação de papeleiras. O prefeito Tarcízio Pimenta ressaltou a preocupação do Governo Municipal em proporcionar opções de lazer com dignidade aos cidadãos.

Antonio Wilson do Nascimento se emocionou ao receber a notícia da recuperação da praça que leva o nome de seu irmão. “O prefeito Tarcízio Pimenta nos trouxe uma notícia muito boa, esta praça estava abandonada e depedrada por vândalos. Vamos ter de volta a nossa principal opção de lazer. Estou ansioso para ver a praça iluminada, com as árvores podadas e o jardim recuperado”, declara.

O vigilante Jadson Miranda afirma que a pavimentação trouxe conforto e segurança aos motoristas e mais qualidade de vida aos moradores. “Hoje não convivemos mais com a poeira, buracos e lama provocados pela ausência de pavimentação. Esta obra trouxe muitos benefícios para os moradores e comerciantes instalados nestas ruas. A comunidade está muito satisfeita”, ressalta.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141296 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário