Confira coluna de Antônio José Larangeira de 18 dezembro de 2011

Mais uma doutora na FTC

“Conflitos e dilemas éticos vivenciados na prática da enfermeira no centro cirúrgico”. Este foi o tema da tese de doutorado da professora da FTC Feira, Marluce Alves Nunes Oliveira, defendida na segunda-feira (19/12/2011), às 9h, na Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia, que teve como orientadora a professora doutora Darci de Oliveira Santa Rosa.  O trabalho conclui que embora com dificuldade para reconhecer os conflitos e dilemas éticos, as enfermeiras tomam decisões. “Ao fazê-lo, elas procuram manter o equilíbrio emocional da equipe e a harmonia no ambiente de trabalho. As situações analisadas levaram a compreender que as enfermeiras, ao vivenciarem conflitos e dilemas em seu cotidiano, necessitam de um guia que as auxilie”, frisa Marluce.

Novo presidente

Sexta feira próxima, o novo presidente da Confraria dos Gastronomos, Isac Faria, fará realizar o primeiro almoço sob a sua presidência e o ultimo do ano, no restaurante Vivas, oportunidade em que declarará recesso desta instituição que somente voltará a funcionar no dia 3 de fevereiro.

Curso de Agronomia

A UEFS apresentou aos técnicos e à direção da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), o Projeto Pedagógico do Curso de Agronomia, que faz a seleção para a primeira turma no vestibular de janeiro. O documento foi exposto pelo professor doutor Lenaldo Muniz de Oliveira, coordenador do curso, em reunião realizada segunda-feira (12/12/2011) na Casa da Agricultura, em Feira de Santana, com a presença do reitor José Carlos Barreto e outros representantes da Universidade. O evento teve como objetivo o início das discussões acerca de cooperação técnica a ser implementada entre as instituições, como forma de viabilizar ações conjuntas nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, relacionadas ao curso de Agronomia. A cooperação possibilitará, por exemplo, a utilização da Estação Experimental Cruzeiro do Mocó, localizada em Feira de Santana, Estação Experimental de Rio Seco, localizada em Amélia Rodrigues e a Estação Experimental da Fazenda Porteira, localizada em Irará, para realização de estágios e atividade práticas do Curso de Agronomia. Outra possibilidade sugerida foi à criação de um curso de pós-graduação profissionalizante.

Falecimento

O falecimento do carnavalesco Joãosinho Trinta, foi motivo de tristeza nos meios sociais de Feira de Santana, pois o mesmo aqui esteve a convite da direção do Clube de Campo Cajueiro, para fazer decoração em dois Bailes do Caju de Ouro, assim como trouxe nas oportunidades alas da campeã na época da Escola BeijaFlor. Foram os anfitriões na época os presidentes José Monteiro Filho e Dasio Brasileiro, assim como dirigentes Jose Olympio Mascarenhas Claudio Nogueira e este jornalista.

Controle

Criada e aprovada pela Resolução Consad número 3 de 30 de janeiro de 2002, a Universidade Estadual de Feira de Santana, implantou a Unidade de Auditoria de Controle Interno, que teve como objetivo verificar o cumprimento das normas de controle interno estabelecidas para as áreas administrativa, contábil, financeira e patrimonial. A responsável pelo processo de implantação da Audicon, Alessandra Barros, informa que a unidade está vinculada à Reitoria.

Enlace Sofia e Rilson

Amanhã, às 20 horas, no Cerimonial Celebration  Bahia, no Caminho das Arvores, em Salvador, Yolanda Lima casa sua filha, a empresária  Sofia Lima com o executivo Rilson Nogueira. A cerimônia será realizada pelo Buffet David Melo e fotografia de Josefa Coimbra. Serão  padrinhos José Carlos Aleluia e Luiza Costa; Maria José Pires e Lucas Pires ; Terence Frick e Cynthia Palma; Fernando Fonseca e Josi Fonseca; Sérgio Simas e Fernanda Abbado; Angélica Batista e Renivaldo Teixeira; Tadeu Nunes e Georgia Menezes.

Esta coluna é publicada nos sítios

Jornal Grande Bahia

Tribuna da Bahia

Notícias da Bahia

A nova doutora da FTC Marluce Alves Nunes de Oliveira.
Isac Faria faz primeiro almoço reunião como presidente da Confraria dos Gastronomos.
Simone e o juiz de Direito Vilebaldo Freitas Pereira, socialmente.
Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Antonio José Larangeira 3731 artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário