Diretor do Jornal Grande Bahia, Carlos Augusto é selecionado para o Mestrado em Ciências Sociais da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Carlos Augusto, Carla Patricia de Lacerda Silva e Lucy Oliveira da Silva. Conquista dedicada à família.

Carlos Augusto, Carla Patricia de Lacerda Silva e Lucy Oliveira da Silva. Conquista dedicada à família.

No dia 7 de dezembro de 2011 foi divulgado o resultado do processo seletivo 2012, para o Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Sociais: Cultura, Desigualdades e Desenvolvimento, onde o jornalista e diretor do Jornal Grande Bahia,  Carlos Augusto Oliveira da Silva, pontua na 11º posição do processo, sendo habilitando como mestrando regular da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

O processo seletivo 2012 envolveu 61 pessoas graduadas em diversas áreas do conhecimento e contou com cinco etapas: envio de documentação e projeto de pesquisa, prova escrita sobre conhecimentos específicos (eliminatória), prova de proficiência no idioma Inglês (classificatória), entrevista (eliminatória), e avaliação do currículo e projeto de pesquisa (classificatória). Dos 61 inscritos, foram classificadas, após a prova de conhecimentos específicos, 20 pessoas. Ao final do processo de seleção foram classificados para o ingressar como aluno regular do mestrado 12 inscritos.

“Conhecer a Instituição, apresentar um projeto de pesquisa dentro dos objetivos do mestrado, obedecendo aos critérios científicos, e normas da ABNT, aliado a um preparo vindo da leitura da bibliografia passada através do edital, foram fundamentais para que obtivesse sucesso na seleção. Quem quer seguir na carreira acadêmica deve observar criteriosamente e adequar o projeto a linha de pesquisa selecionada.”, comenta Carlos Augusto, sobre o processo de inscrição.

Carlos Augusto explica que pontuou em segundo lugar na prova escrita na linha de pesquisa ‘Desigualdades Sociais e Políticas de Desenvolvimento Territorial’, e que também obteve boa pontuação na prova de Inglês. Mas, a pouca produção científica terminou contribuído para que, na classificação final, obtivesse o 11º lugar. “Acredito que no mestrado terei oportunidade de produzir com qualidade e publicar artigos em revistas científicas.”, afirma.

Desde o primeiro semestre de 2011, Carlos Augusto vinha cursando o mestrado na UFRB, na condição de aluno especial. Oportunidade em que pode conhecer a instituição e as linhas de pesquisa. “Nesse processo, foi fundamental o apoio do professor doutor Fernando Cardoso Pedrão que, com humildade e paciência, buscou transmitir os ensinamentos à minha pessoa. No primeiro semestre cursei a disciplina Teoria Política: Estado, Sociedade e Políticas Públicas (2011.1), no segundo semestre cursei Economia Política Regional e da Cultura (2011.2).”.

Banca

A banca de avaliação do processo seletivo foi composta pelo professor Dr. Osmundo Pinho, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS); Professor Dr. Xavier Gilles Vatin, diretor do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL); e professor Dr. Nilson Weisheimer, presidente da Comissão de Seleção.

Agradecimentos

Carlos Augusto finaliza agradecendo a todas as pessoas que de forma direta e indireta contribuíram para o sucesso pessoal e profissional. “Dedico esta vitória, de forma especial, aos meus pais José Augusto (JADS) e Lucy Oliveira, a minha filha, Carla Patricia; aos meus irmãos, Luís Cláudio e José Augusto Junior; a minha companheira, Alessandra de Paula; ao meu tio Fernando Oliveira, a minha amiga Vanuza Rios, e aos amigos Joilton Freitas, Valdo Oliveira e Delsique Borges”.

Frase

“Para transformar o mundo necessitamos de uma compreensão mais científica, mais intelectual, sem perder de vista os valores humanos nas múltiplas dimensões: materiais, sentimentais e espirituais.”, Carlos Augusto.

Confira imagens

Homologação do processo seletivo do PPGCS da UFRB, em 2010.
Relação das entrevistas dos candidatos do processo seletivo do PPGCS da UFRB, em 2010.
Relação dos candidatos aprovados na prova escrita do processo seletivo do PPGCS da UFRB, em 2010.
Relação dos candidatos ao processo seletivo do PPGCS da UFRB, em 2010.
Carlos Augusto em Insbruck, Áustria, no dia 9 de outubro de 2011. Conhecimento como chave para a liberdade e transformação social.
Carla Patricia e Carlos Augusto. Conquista dedicada à família.
Carlos Augusto é selecionado para o Mestrado em Ciências Sociais da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Carlos Augusto, Carla Patricia de Lacerda Silva e Lucy Oliveira da Silva. Conquista dedicada à família.
previous arrow
next arrow
previous arrownext arrow
Slider

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Carlos Augusto
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518), Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia (SINJORBA), Associação Brasileira de Imprensa (ABI Nacional, Matrícula nº E-002907) e Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).