Feira de Santana: Decreto assinado pelo prefeito Tarcízio Pimenta proibi construção de hospitais e hotéis no entorno do Aeroporto João Durval

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

A solicitação foi feita pelo coordenador do Grupo de Trabalhos de Desenvolvimento Aeroportuário, Deníson de Oliveira, ao prefeito Tarcízio Pimenta, na manhã desta segunda-feira (31/10/2011), no Paço Municipal Maria Quitéria. “Esta área vai ser desapropriada e passa a ser do aeroporto, pois precisa ser preservada horizontalmente”, declara o coordenador.

Na oportunidade, Oliveira também entregou uma cópia da nova portaria da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a 256, na qual expande as exigências dos aeroportos. “Esta portaria precisa estar no decreto da Prefeitura para aprovar plantas e casas”, explica.

O prefeito Tarcízio Pimenta assegurou que a Prefeitura de Feira de Santana vai cumprir sua parte e fazer as adequações necessárias.O encontro também contou com a participação do secretário municipal de Planejamento, Carlos Brito.

Conjunto Viveiros ganha escola pública, município vai ceder terreno para construção de escola estadual

Representantes dos Governos Municipal e Estadual reuniram-se na manhã desta segunda-feira (31/10/2011), no Paço Municipal Maria Quitéria, para definir o local que será construída uma escola da rede estadual no conjunto Viveiros. Como a localidade dispõe de uma área com 3.900 metros quadrados e o projeto é para um terreno de 6.300 metros quadrados, a Secretaria Municipal de Planejamento vai buscar uma área que atenda as necessidades para cedê-la ao Governo do Estado.

Após a definição da área, disse o prefeito Tarcízio Pimenta, o projeto será encaminhado à Câmara Municipal para ser votado na próxima semana, já que quarta-feira (02/10/2011) será feriado (Dia de Finados). “A escola vai favorecer a comunidade do conjunto. Vamos buscar a melhor forma para contemplar os moradores”, afirma.

A unidade de ensino vai atender em torno de 700 estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, e será dotada de seis salas de aula, laboratórios de informática e ciências, biblioteca, secretaria, refeitório e quadra de esportes, dentre outros setores.

Segundo o secretário municipal de Educação, José Raimundo de Azevedo, a Escola Municipal Antônio Lopes, já existente, recebe alunos do Ensino Fundamental I, enquanto a Pré-Escola do conjunto atende as crianças.

A audiência também contou com a presença do deputado estadual Zé Neto, secretário municipal de Planejamento, Carlos Brito; de Relações Interinstitucionais, Nivaldo Vieira; e diretor da Diretoria Regional de Educação (Direc), Beldes Ramos

Mudança de referência e carga horária, benefícios contemplam mais 27 professores da rede municipal

Mais 24 professores da rede municipal de ensino foram contemplados com mudança de referência na manhã desta segunda-feira (31/10/2011). Outros dois tiveram o benefício da incorporação e um docente sofreu alteração na carga horária, de 20 para 40 horas. A solenidade foi realizada no Paço Municipal Maria Quitéria, e contou com a presença do prefeito Tarcízio Pimenta e secretário municipal de Educação, José Raimundo de Azevedo, além dos professores.

Alguns docentes, conforme o secretário, terão um aumento salarial de até 80% com a mudança de referência de A para F. Já a mudança de carga horária permite que o salário seja duplicado. “Estes benefícios já serão pagos a partir do mês de novembro e vão ser publicados em jornal de circulação local nesta terça-feira (1º de novembro)”, informa.

Uma das professoras contempladas com a mudança de referência é Wilma dos Santos, que leciona na Escola Municipal Horácio Silva Bastos, no Caseb. “Minha mudança é de A para E e representa um ganho significativo. Estamos todos muito satisfeitos”, assegura.

Quem também vai receber um acréscimo salarial é a professora Maria do Rosário Lopes, da Escola Municipal Tereza Cunha Santana, no Calumbi. “Meu salário vai dobrar porque vou ter mais 20 horas na carga horária. É um dinheiro que chegou na hora certa”, comemora.

Nas mudanças de A para E o ganho é de 70%; B para F o reajuste salarial é de 56%; de B para E o ganho é de 48%; de D para E o aumento é de 13% e de E para F o ganho é de 6%.

Novos ônibus para o transporte escolar adquiridos representam mais um investimento na Educação

Os estudantes da rede municipal, que residem na zona rural de Feira de Santana, não vão mais enfrentar problemas para se deslocarem para a escola. O prefeito Tarcízio Pimenta entregou nesta segunda-feira (31/10/2011) dez ônibus novos e adaptados adquiridos através de convênio com o Governo Federal.

A aquisição de novos ônibus incrementa os investimentos aplicados pelo Governo Municipal na Educação, como reforma e ampliação de mais de 150 escolas, distribuição de kits de fardamento e material escolar, construção de novas unidades de ensino, implantação de programas educacionais, aquisição de equipamentos modernos como a lousa digital, dentre outros.

De acordo com o prefeito Tarcízio Pimenta, Feira de Santana é o município com o maior número de ônibus escolares do Programa Caminho da Escola, do Ministério da Educação (MEC).

“Os veículos são destinados exclusivamente para o transporte de estudantes. Os ônibus já estão prontos para entrar em circulação. Estão emplacados, a empresa de seguro já contratada, os motoristas treinados e habilitados para garantir a segurança dos alunos”, assegura.

O secretário de Educação, José Raimundo de Azevedo, informa que os roteiros serão definidos com base nas condições de acesso. “Os novos ônibus vão estimular a ida dos estudantes para as escolas. Os roteiros serão definidos a partir da necessidade de cada distrito, como, por exemplo, as dificuldades de acesso às localidades”, afirma.

O ato de entrega foi realizado no estacionamento em frente ao Paço Municipal Maria Quitéria, na avenida Getúlio Vargas, com a presença dos secretários municipais José Raimundo de Azevedo (Educação), Fabrício Almeida (Comunicação), Ozeny Moraes (Agricultura), Mizael Freitas (Prevenção à Violência), Gilberto Ruy (Habitação), João Marinho (Administração); profissionais da imprensa local e comunidade.

Iniciada pavimentação na rua Jandaia mais obras irão contemplar outros moradores do Parque Ipê

Em clima de festa, os moradores da rua Jandaia no Loteamento Nossa Senhora de Fátima, no bairro Parque Ipê, acompanharam o início das obras de pavimentação em paralelepípedo de 4.700 mil metros quadrados da via. A obra atende a antigas reivindicações da comunidade e envolve recursos próprios do Município da ordem de R$ 211 mil.

A execução dos trabalhos está a cargo da empresa FMS Construções e Projetos Ltda., vencedora da licitação promovida pela Prefeitura de Feira de Santana. A previsão é que a obra seja concluída em até 90 dias.

Para o veterinário Pablo Robério, a pavimentação vai contribuir para amenizar os gastos com manutenção de seu veículo. “A rua está em péssimas condições de tráfego. Constantemente tenho que levar o carro à oficina para consertar os danos provocados pela buraqueira que está na rua Jandaia. Graças a Deus, as coisas vão mudar. Os motoristas vão poder trafegar tranquilos por aqui”, afirma.

Ao assinar a ordem de serviço, o prefeito Tarcízio Pimenta anunciou o início de estudos para ampliação das obras no bairro. “Há muitos anos os moradores da rua Jandaia solicitavam esta intervenção. Esta é uma via com grande fluxo de veículos. Estamos estudando a ampliação das obras para contemplar outros moradores, como por exemplo da rua Barão de Macaúbas”, declara.

Para a aposentada Edite Pereira a intervenção foi o seu melhor presente de aniversário. “Estou completando hoje 67 anos e o prefeito Tarcízio Pimenta me deu o presente que eu mais desejava. Esta obra representa o fim da poeira dentro de nossas casas, da lama nos dias de chuva, dos buracos. Agora é rua nova, vida nova”, comemora.

Nesta terça-feira (1º/11/2011), será a vez do distrito de Humildes receber novos investimentos do Governo Municipal. Serão iniciados serviços de pavimentação das ruas Helinho, Teles, São Francisco, Santo Antônio, Sítio Novo, Ipanema e 1ª travessa Helinho.

Sesp promove limpeza em cemitérios serviços preparam os equipamentos para visitação pública

A Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp), através do Departamento de Limpeza Pública, concluiu os serviços de manutenção em nove cemitérios da zona rural administrados pela Prefeitura de Feira de Santana. As ações visam preparar o espaço para a grande visitação pública que ocorre na próxima quarta-feira (02/10/2011) (Dia de Finados).

Nesta segunda-feira (31/10/2011), as equipes do Departamento de Limpeza trabalham nos entornos dos cemitérios São Jorge, Piedade, São João Batista e Jardim Celestial. De acordo com o secretário Luiz Araújo, as equipes de limpeza atuam nos entornos dos cemitérios. “Nossa meta é promover a higienização do espaço para receber a comunidade durante o feriado”, ressalta.

As equipes de limpeza estiveram concentradas nos cemitérios localizados nos distritos de Matinha, Humildes, João Durval Carneiro (antigo Ipuaçu), Jaíba, Bonfim de Feira além da comunidade de São Roque, Santa Rosa e Santa Luzia. Os trabalhos realizados compreenderam desde varrição a limpeza geral do local.

Bolsa Família recadastra até dezembro somente 1.050 beneficiários ainda não realizaram o recadastramento

Das 66 mil famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Família em Feira de Santana, apenas 1.050 faltam realizar o recadastramento que prossegue até o mês de dezembro. No entanto, o medo em ter o benefício bloqueado tem levado um grande número de pessoas a procurar a sede do órgão diariamente.

A coordenadora do Bolsa Família, Vitória Régia, informa que por dia são atendidas mais de 200 pessoas, o que implica que até o final do prazo estabelecido pelo Governo Federal todos terão o cadastro regularizado.

“É importante esclarecer para a comunidade que, aqueles que já tiverem regularizado seu cadastro não precisam vir até a unidade. O medo de perder o benefício e a falta de informação tem feito com que as pessoas se aglomerem na porta, gerando filas e problemas desnecessários”, destaca.

Ela ainda explica que as senhas são entregues a partir das 7 horas e o atendimento preferencial são para idosos, gestantes, portadores de necessidades especiais e mães com crianças de colo.

“Não é necessário que as pessoas durmam na porta da unidade, porque as senhas só são entregues a partir das 7 horas, e nosso objetivo é prestar um bom atendimento a todos”, assegura.

Conforme Vitória Régia, os beneficiários que tiveram seus benefícios cancelados devem observar as explicações impressas no extrato ao retirar o dinheiro. “Pois, todas as informações como mês de recadastramento, motivo do cancelamento, dentre outras estão contidas no papel”, esclarece.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141264 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário