Governador Jaques Wagner assina Pacto com Municípios com relação ao programa Todos pela Escola

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

O governador Jaques Wagner, juntamente com o secretário da Educação, Osvaldo Barreto, inicia nesta quinta-feira (28/07/2011), às 14h, em Itabuna, uma série de encontros regionais para assinatura do termo de compromisso do Pacto com Municípios. Primeiro compromisso do programa Todos pela Escola, desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, o Pacto tem como meta assegurar que todas as crianças de escolas públicas baianas sejam alfabetizadas até os oito anos de idade. Assinam o documento 28 prefeitos da região.

A solenidade será realizada no Centro de Cultura Adonias Filho (Praça José Almeida Alcântara, Centro), em Itabuna. No total, 214 prefeituras já aderiram ao Pacto e a meta é contemplar todos os municípios do Estado. O próximo encontro acontece em Senhor do Bonfim (3/08).

De acordo com o secretário da Educação, Osvaldo Barreto, a parceria com os municípios, realizada por meio de um regime de colaboração, se justifica pelos indicadores educacionais das redes municipal e estadual. “Quando falamos no Pacto, falamos da integração entre as redes de ensino, em regime de colaboração, para garantir aos nossos estudantes o direito de aprender. Queremos que a educação do nosso estado orgulhe a todos nós”.

Compromissos – O Pacto pontua as obrigações tanto do Estado, quanto do município. Entre as atribuições do governo estadual estão a produção e distribuição dos livros e materiais pedagógicos para professores e estudantes da alfabetização de todas as escolas, além da formação dos professores formadores e alfabetizadores.

Já o município, assume a responsabilidade pela implantação dos cantinhos de leitura em sala de aula, com apoio da Secretaria Estadual da Educação. Também irá ofertar reforço escolar para os estudantes e garantir a participação dos educadores nas formações oferecidas pelo Governo do Estado. O desempenho dos alunos das escolas contempladas no Pacto será avaliado periodicamente.

Adesão – Inicialmente, 214 municípios aderiram ao Pacto com Municípios, divididos em 11 polos. Serão contempladas 7.244 escolas das redes municipais de ensino, com 10.651 professores alfabetizadores e 277 professores formadores, beneficiando 191.718 estudantes.

As 79 escolas da rede estadual que atuam com as séries iniciais também serão contempladas com a formação para alfabetização. Serão 17 professores formadores, 164 professores alfabetizadores e 3.450 estudantes.

Em junho, a Secretaria da Educação iniciou o ciclo de formação dos professores formadores. Joseane Santos, formadora municipal do programa, em Amargosa, pontua que o Pacto vem suprir uma lacuna dos municípios quanto à formação de professores. “É algo bem direcionado, real e terá um grande impacto na educação baiana, porque os professores estão abraçando a causa”. Ela enfatiza, também, que o programa traz “a prática do dia a dia, a minúcia da alfabetização e não só a teoria”.

Todos pela Escola – O programa Todos pela Escola propõe 10 compromissos para nortear as ações da Secretaria da Educação do Estado da Bahia. O programa estabelece como metas para 2011-2014 a elevação dos índices de aprovação para, no mínimo, 90% nas séries iniciais, 85% nas séries finais do ensino fundamental e 80% no ensino médio. E também assegurar que todas as escolas das redes municipais e estadual alcancem, no mínimo, as projeções estabelecidas pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), do Ministério da Educação.

Programação de assinatura

28/Jul – Itabuna – Municípios Parceiros (Almadina, Barro Preto, Camacã, Coaraci, Floresta Azul, Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Itajuípe, Maraú, Mascote, Santa Cruz da Vitória, Ubaitaba, Una, Uruçuca, Cairu, Camamu, Gandu, Igrapiúna, Ituberá, Jiquiriçá, Nilo Peçanha, Nova Ibiá, Piraí do Norte, Taperoá, Teolândia, Valença, Wensceslau Guimarães).

3/Ago – Senhor do Bonfim

6/Ago – Bom Jesus da Lapa

12/Ago – Vitória da Conquista/Caetité/Jequié

20/Ago – Paulo Afonso

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141147 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário