Administração de Tarcízio Pimenta apresenta projeto arquitetônico para as duas praças localizadas no entorno da Igreja da Matriz de Feira

Igreja Matriz de Senhora Senhora Sant’Ana.
Igreja Matriz de Senhora Senhora Sant’Ana.

Projeto arquitetônico

O projeto arquitetônico de reforma das praças Monsenhor Renato Galvão e Padre Ovídio foi lançado pelo prefeito Tarcízio Pimenta na manhã desta segunda-feira (25/06/2011). O ato foi acompanhado pelo arcebispo metropolitano de Feira de Santana, dom Itamar Vian, membros da comissão organizadora da Festa de Sant’Ana, secretários municipais e imprensa. O lançamento aconteceu em frente a Igreja da Matriz.

As praças ganharão espaço para eventos, palco polivalente, jubileu de ouro, portada principal, além de um monumento a Padre Ovídio. O prefeito Tarcízio Pimenta observou que o projeto visa proporcionar um espaço de convivência e interatividade para as pessoas.

“Vamos revitalizar as maiores praças de Feira de Santana. Vão ser instalados equipamentos importantes que garantirão o lazer das pessoas”, observou. O arquiteto responsável pelo projeto, Luiz Humberto Carvalho, diz que o objetivo é valorizar as atividades culturais.

“A gente teve a preocupação de criar espaços para manifestações culturais. Espaços tradicionais, como o coreto, serão revitalizados, mantendo as características originais”, salientou. O secretário municipal de Planejamento, Carlos Brito, ressalta que o projeto também contempla melhorias no aspecto da segurança pública.

“Com o projeto concluído, vamos iniciar agora o processo de licitação. Teremos neste espaço também uma unidade de Polícia Pacificadora, que será muito importante para garantir a segurança não só desta praça, mas de toda região central da cidade”, pontua o secretário.

O arcebispo metropolitano de Feira de Santana, dom Itamar Vian, acredita que a revitalização da Praça da Matriz proporcionará a volta “das famílias” ao equipamento público. “O grande objetivo é fazer com que as famílias de Feira e região sintam que esse é um espaço de todos. E a gente sabe que a Catedral Metropolitana é visitada não só pelas pessoas da nossa cidade, mas também de toda a região”, frisa.

Construção de pontilhões no bairro Aviário

A população do bairro Aviário será contemplada com a construção de dois pontilhões no trecho que liga as ruas Senador Quintino e Três Irmãos. O início da obra foi autorizado pelo prefeito Tarcízio Pimenta na manhã desta segunda-feira (25). O serviço visa melhorar o acesso e tráfego no local, e evitar alagamentos em períodos de chuva.

O início do serviço foi acompanhado pelo secretário de Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro, vereador Ailton Rios, e comunidade local. A obra será executada pela empresa CKM Ltda, vencedora de licitação pública. O custo será de R$ 240 mil e realizada a partir de recursos próprios do Município.

O prefeito Tarcízio Pimenta observa que a construção dos pontilhões atende a uma reivindicação antiga da população local. “É uma obra que proporcionará mais conforto para as pessoas que moram aqui e àqueles que utilizam esse corredor de tráfego. É uma região da cidade que vem crescendo bastante e estamos investindo neste sentido”, declarou.

O secretário José Pinheiro explica que os pontilhões facilitarão o fluxo do afluente do rio Subaé, que corta a via. “Será uma ponte na Senador Quintino e outra ligando a Senador à rua Três Irmãos. É uma obra necessária no local e irá beneficiar toda a comunidade”, avalia.

O início do serviço foi comemorado pelos moradores. Para Pedro Ferreira Carvalho, que vive no local há mais de 60 anos, a construção dos pontilhões é a concretização de um sonho. “Nasci e fui criado aqui na rua Três Irmãos. Minha família foi uma das primeiras do Aviário, mas só agora estou vendo o bairro ser contemplado com obras como essa”, ressaltou.

Instalações de novos pontos de iluminação

Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp), através do Departamento de Iluminação Pública, efetuou a instalação de 78 novos pontos de iluminação, durante a última semana. Os serviços estiveram concentrados na troca de lâmpadas e instalação de novos braços de luz.

“Atendemos alguns bairros e distritos do município com o objetivo de promover não apenas luminosidade como também conforto e mais segurança, principalmente para os transeuntes e motoristas que trafegam a noite”, ressalta Silvio Moreira, diretor do Departamento de Iluminação

Os trabalhos contemplaram os bairros Santa Mônica, Jardim Cruzeiro, Jomafa, Estação Nova, Capuchinhos, Campo do Gado Novo e os conjuntos Feira V e Feira X, além dos distritos de Maria Quitéria, Ipuaçu, Tiquaruçu e Matinha.

As solicitações e denúncias podem ser feitas pelos telefones disponibilizados pela Sesp, em horário comercial, de segunda-feira a sábado: 3602-8126 ou 3602-8115. O prazo estipulado para o atendimento das solicitações é de 72 horas.

Olhar Brasil será implantado em Feira

Estudantes do ensino fundamental e idosos de Feira de Santana serão beneficiados, dentro em breve, com consultas oftalmológicas e óculos gratuitamente, através do Projeto Olhar Brasil, que foi homologado e aprovado pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB/Estadual), após a constituição da Câmara Técnica Municipal, publicada através da portaria nº025/2011, na última quarta-feira (20).

O Olhar Brasil tem como principal objetivo identificar problemas visuais, em alunos matriculados na rede pública de ensino fundamental (1ª a 8ª série), no programa “Brasil Alfabetizado” do Ministério de Educação (MEC) e na população acima de 60 anos de idade. O Projeto será desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Seduc), e vai engajar professores da rede municipal, agentes comunitários de saúde e clínicas conveniadas.

A Câmara Técnica Municipal é formada pela servidora da Seduc, Ana Maria Mota, e pela servidora da SMS, Natália Duarte Monteiro, que serão responsáveis por coordenar, acompanhar e avaliar as ações do Projeto, após a liberação de recursos pelo Ministério da Saúde (MS), que já está sendo tramitado através da CIB.

Conforme Portaria Interministerial MS/MEC nº15, de 24 de abril de 2007, que institui o Projeto Olhar Brasil, é necessária a constituição da Câmara Técnica para aprovação e homologação do Projeto pela CIB e, consequentemente, liberação de recursos.

Secel realiza I Fórum de Cultura

O Plano de Cultura do Município será elaborado durante o I Fórum Municipal de Cultura de Feira de Santana, a ser realizado na próxima quarta-feira (27), no Centro de Cultura Maestro Miro. Ao elaborar o projeto, a Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer propõe a criação de políticas públicas e atividades culturais para o Município.

O Fórum de Cultura também pretende diagnosticar os principais problemas e identificar as potencialidades culturais referentes à Feira de Santana, bem como elaborar propostas de formação das Câmaras Setoriais das linguagens e expressões culturais e planos anuais de atuação.

Segundo a diretora do Departamento de Atividades Culturais do Maestro Miro, Luluda Barreto, o fórum municipal de cultura é um instrumento que permite a consolidação do diálogo entre os diferentes meios artísticos e sócio-culturais, onde se reúnem agentes culturais, trabalhadores da cultura e representantes do poder público da cidade.

“Este debate é de grande importância para o Município. Iremos discutir metas e ações que culminem na elaboração do plano municipal de cultura, o que só trará benefícios para todos. Vamos discutir pontos positivos e negativos da cultura em nossa cidade e identificar quais são as novas medidas que deverão ser tomadas”, ressalta Luluda.

O evento é aberto à comunidade e tem como alvo principal os agentes culturais do município, a exemplo de artistas, cantores, dançarinos e atores. Também participam do Fórum o prefeito Tarcízio Pimenta, secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Euclides Artur Andrade, e o presidente da Fundação Cultural Municipal Egberto Tavares Costa, César Orrico.

Durante o evento, o consultor de Cultura Hygor Almeida vai proferir palestra sobre a importância de o Município criar o Plano Municipal de Cultura como estratégia para consolidação do desenvolvimento sócio-cultural.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141298 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário