Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 20 de Junho de 2011

Antônio José Larangeira.
Antônio José Larangeira.

A metrópole Feira de Santana

Feira de Santana passou a ser metrópole desde quinta feira ultima. A lei que garante a criação da Região Metropolitana de Feira de Santana (RMFS) foi aprovada durante a primeira sessão itinerante da Assembleia Legislativa da Bahia, que aconteceu no Centro de Cultura Amélio Amorim. Na oportunidade foi lembrado  a luta do hoje, Secretário Nacional de Desenvolvimento do Turismo, Colbert Martins, que defende a proposta desde 1994. Cinco cidades, além de Feira de Santana, compõem a RMFS: Amélia Rodrigues, São Gonçalo, Conceição da Feira, Conceição do Jacuipe e Tanquinho. A criação de uma região metropolitana implica em aumento nas arrecadações e incentivos estaduais e federais, o que garante avanços em áreas como educação, saúde, segurança pública e saneamento. Além disso, é uma oportunidade para os municípios reduzirem custos e cobranças de tarifas em transporte coletivo e telefonia, por exemplo. De acordo a justificativa anexada ao PL, do Governo do Estado, a RMFS busca o desenvolvimento socioeconômico integrado, equilibrado e sustentável, além da redução das desigualdades regionais nos seis municípios que inicialmente integrarão a RM.

A fala de Zé Neto

Em seu discurso na Assembléia Itinerante,  o deputado estadual Zé Neto  justificou ser também favorável que a Região Metropolitana de Feira de Santana (RMFSA) tivesse 16 municípios, mas que se deve dar passos menores, pois a questão é técnica – a avalanche de regiões metropolitanas tem dificultado alguns locais conseguir recursos por abranger muitas cidades.

Comenda

Sete comendas 2 de Julho foram concedidas para personalidades feirenses através dos deputados que representam a região de Feira de Santana. Com exceção do senador João Durval Carneiro que não pode estar presente, mas que foi homenageado em nome de todos os deputados, tendo  o deputado federal Sérgio Carneiro – seu filho – lhe representado.A deputada Graça Pimenta homenageou Conceição Borges; o empresário Jodilton Souza foi homenageado pelo deputado Carlos Geílson; o deputado estadual José de Arimatéia homenageou a professora, pedagoga e escritora, Lélia Fernandes; Targino Machado homenageou Colbert Martins; O deputado Tom Araujo prestou homenagem ao ex-deputado José Ronaldo; e o deputado Zé Neto ao homenagear a Irmã Rosa.

Nilo apóia Tarcizio

Eu vou subir no palanque de Tarcízio Pimenta para apoiá-lo. Eu sou aliado do governador e não subordinado. Faremos de tudo para Tarcízio chegar no segundo turno e pediremos o apoio do Governo, pois a política é uma via de mão dupla. A filiação de Tarcízio ao partido depende apenas de questões burocráticas e a entrada dele está aprovada pelo Senador João Durval e pelo governador Jaques Wagner, pois eu não traria ninguém para a base do governo sem a aprovação deles. Dizem que Zé Neto é o candidato do governador. Eu não escutei isso, mas a informação também não foi desmentida. Eu não interfiro lá, nem ele aqui. Se for para subir em palanques diferentes, subiremos, como já fizemos em outros pleitos.

Saúde 

Foi publicada no Diário Oficial da Bahia desta quarta-feira (15) a resolução que aprova a emissão de parecer favorável à habilitação para atendimento em Alta Complexidade Cardiovascular pela Santa Casa de Misericórdia de Feira de Santana através do Sistema Único de Saúde (SUS). Atestada pela Comissão Intergestores Bipartite da Bahia (CIB), coordenada pelo secretário Estadual da Saúde, Jorge Solla, durante reunião realizada nesta terça-feira (14), a resolução segue para apreciação do Ministério da Saúde (MS), que tem a incumbência de avaliar e dar parecer à decisão da Comissão.

Esta coluna é publicada nos sítios jornalísticos: 

Jornal Grande Bahia,

Tribuna da Bahia e

Notícias da Bahia

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Antonio José Larangeira 3725 artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário