O deputado federal Nelson Pelegrino propõe a criação da Universidade Federal da Serra Geral, na Bahia

Tramita nas comissões da Câmara Federal, já com a aprovação, do relator Pepe Vargas (PT-RS), nesta terça (29/02), a indicação ao governo Dilma feita pelo deputado Nelson Pelegrino para a criação da Universidade Federal da Serra Geral da Bahia, destinada a atender uma região em rápido processo de desenvolvimento, por conta da mineração e da agricultura, e que ainda não dispõe de cursos de nível superior oferecidos pelo Ministério da Educação.

Ao justificar a proposta, Pelegrino salientou a importância de expandir a oferta de educação superior pública e gratuita na Bahia, acrescentando que a opção pela Serra Geral, que inclui os municípios de Guanambi, Caetité e Brumado, entre outros, além do polo algodoeiro do Vale do Iuiu, levou em consideração que a região, além de densamente povoada, é detentora da segunda maior reserva de urânio do País.

Pelegrino sugere medidas para ajudar na formação dos jovens

Na condição de membro efetivo da comissão especial criada na Câmara Federal para apresentar propostas de enfrentamento do problema das drogas, o deputado Nelson Pelegrino sugeriu a criação de uma extensão do Programa Bolsa Família para os jovens e a ampliação dos recursos destinados ao setor.

Pelegrino entende que a criação de uma Bolsa Juventude, com um plano de metas a serem alcançadas, e destinada aos jovens de bom comportamento, ajudaria na formação dos adolescentes brasileiros, contribuindo para o afastamento deles do mundo das drogas. “É claro que é importante a participação da família nesse processo”, acrescentou, informando que está elaborando a proposição com auxílio de especialistas na área.

No primeiro encontro da comissão, que trabalhará sobre o Plano de Ações Integradas de Prevenção ao Abuso de Álcool e outras Drogas, do governo federal, Pelegrino falou da sua experiência na Secretaria de Justiça da Bahia, ressaltando que o estado foi o primeiro no país a ter um programa de prevenção e tratamento aos usuários de drogas.

A experiência, disse o deputado, mostrou que faltam recursos para a melhoria desse atendimento e que é preciso apoiar as entidades filantrópicas do setor, especialmente na implantação de equipes técnicas multidisciplinares. O programa baiano será apresentado por ele na próxima reunião e a Bahia será um dos cinco estados escolhidos para a instalação de planos piloto.

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]