Novos serviços na Unidade Básica de Saúde da Queimadinha. Confira as notícias da Prefeitura de Feira de Santana

PSFs I e II do Aviário são digitalizados.

PSFs I e II do Aviário são digitalizados.

PSFs I e II do Aviário são digitalizados

As unidades I e II do Programa de Saúde da Família (PSF) no bairro Aviário já estão integradas à rede informatizada da saúde pública municipal, através do programa Saúde Digital. O serviço foi ativado na noite desta sexta-feira (25/03/2011), durante a reinauguração do prédio que abriga as duas unidades, totalmente reformado para proporcionar maior conforto e comodidade à comunidade.

As intervenções resultaram na implantação do pioneiro sistema informatizado de atendimento aos pacientes, com emissão de prontuário médico digital e manutenção do histórico de todos os pacientes cadastrados no sistema informatizado. Com os investimentos, quem procura os serviços da unidade de saúde já não precisa mais portar documentos pessoais de identificação, já que apenas com a digital do polegar todos os dados da pessoa são automaticamente acessados.

As instalações oferecem duas salas para atendimento médico, duas salas de enfermagem, serviço de odontologia, almoxarifado, esterilização, expurgo, banheiros, CPD, recepção, auditório, copa, área de serviço, sanitários para funcionários, sala de nebulização/sinais vitais, farmácia e também setor para curativo.

Ao entregar o serviço à comunidade, o secretário municipal de Saúde, Getúlio Barbosa, que esteve representando o prefeito Tarcízio Pimenta, em função dele ter sido submetido a um procedimento cirúrgico dentário, ressaltou os avanços que a saúde pública vem obtendo nos últimos dois anos. “Somos de um governo que trabalha para melhorar esta cidade. Com esta administração, o governo olha para o lado social, preocupado em ofertar serviços de qualidade para as pessoas”, afirmou.

Já o vereador Antônio Carlos Passos Ataíde observou a potencialidade da digitalização da saúde pública no município. “A saúde digital é um sucesso e vem dando certo em Feira de Santana”, destacou.

A mesma opinião é do médico e ex-vereador Nantes Bellas Vieira, que atende em um dos PSF. “Este, para mim, é um momento de grande satisfação. Vejo minha profissão sendo valorizada com estes investimentos que o Governo Municipal vem promovendo na saúde pública para garantir um melhor atendimento aos cidadão”, frisou.

Durante a solenidade também estiveram presentes o deputado estadual José de Arimatéia, os secretários municipais de Comunicação Social, Fabrício Almeida; e de Transportes e Trânsito, Flailton Frankles; e os vereadores David Neto e Otávio Joel de Araújo.

PSF amplia atendimento no Feira X

A unidade do Programa de Saúde da Família (PSF) do conjunto Feira X está com a capacidade de atendimento ao público ampliada com as novas instalações e implantação do programa Saúde Digital. As instalações, totalmente reformadas e adaptadas para oferta de serviços modernos e sem burocracia, foram entregues à comunidade pelo secretário de Saúde, Getúlio Barbosa, na noite desta sexta-feira (25).

O serviço, transferido para instalações mais amplas e com capacidade para atendimento a um público maior com todo conforto necessário, também está modernizado e passa a fazer parte do sistema integrado do programa Saúde Digital. Os investimentos asseguram a oferta de atendimento totalmente digitalizado, desde a recepção até a emissão de prontuário e receita médica.

As conquistas foram destacadas pelo secretário Getúlio Barbosa, que esteve representando o prefeito Tarcízio Pimenta, em função dele ter sido submetido a um procedimento cirúrgico dentário e necessitar repouso. Observou que a saúde pública, assim como a educação na área municipal, têm passado por uma revolução em função dos investimentos promovidos pela Prefeitura ao longo dos últimos dois anos.

A mesma opinião é do vereador Roque Pereira, ao destacar as vantagens ofertadas com a implantação do programa Saúde Digital. Frisou que a realidade da saúde pública em Feira de Santana é totalmente diferente com o sistema informatizado, que garante maior agilidade na oferta dos serviços e também proporciona economia.

Durante a solenidade também estiveram presentes os secretários municipais de Comunicação Social, Fabrício Almeida; e de Transportes e Trânsito, Flailton Frankles; e os vereadores Otávio Joel de Araújo e Antônio Carlos Passos Ataíde.

Novos serviços na UBS da Queimadinha

A Unidade Básica de Saúde (UBS) de Todos os Santos, no bairro Queimadinha, vai dispor de serviços de cardiologia e também ampliar a cota de oftalmologista. A oferta dos serviços foi anunciada pelo secretário municipal de Saúde, Getúlio Barbosa, na noite desta sexta-feira (25), durante a reinauguração do prédio com a implantação do programa de Saúde Digital.

A oferta dos novos serviços atende à demanda da comunidade. É uma reivindicação antiga dos moradores que foi apresentada pelo vereador Sebastião Souza, em função da decisão do Governo Municipal de priorizar investimentos na saúde pública visando melhor atender à população de baixa renda.

Representando o prefeito Tarcízio Pimenta, que esteve ausente durante a reinauguração da UBS, por orientação médica, em função de ter sido submetido a um procedimento cirúrgico dentário no final da tarde desta sexta-feira (25), o secretário Getúlio Barbosa assegurou a oferta dos novos serviços. “Não somente vamos colocar um cardiologista e colocar eletrocardiograma como também pretendemos triplicar a oferta de exames com oftalmologistas”, anunciou.

Observando os avanços obtidos com a implantação do programa Saúde Digital nas unidades de saúde da rede pública municipal, o deputado federal Fernando Torres destacou o papel do grupo político. “Nosso papel é trabalhar em prol do povo de Feira de Santana”, sentenciou.

Enquanto isso, o vereador Sebastião Souza destacou os investimentos que a administração municipal vem promovendo visando melhorar a qualidade de vida da comunidade do bairro Queimadinha. “Não é somente na saúde, com a digitalização dos serviços e reforma dos prédios, que o governo vem se preocupando. Também está investindo na educação, pavimentação de ruas e em várias outras obras e serviços, como a oferta de transporte para o bairro, que antes não existia”, ressaltou.

Os benefícios também foram observados pela gerente da UBS, Ana Clara Bastos Almeida. “Os avanços para ofertar benefícios para a comunidade são fruto de um trabalho árduo, que envolveu todos os funcionários desta unidade e o Governo Municipal. E tudo isso temos que agradecer pelo empenho do prefeito Tarcízio Pimenta”.

Durante a reinauguração também estiveram presentes os secretários de Comunicação Social, Fabrício Almeida; e de Transportes e Trânsito, Flailton Frankles; e os vereadores José Carneiro, David Neto, Otávio Joel de Araújo e Antônio Carlos Passos Ataíde.

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]