Começa a construção do primeiro terminal pesqueiro de Salvador

Para dinamizar a atividade pesqueira baiana, a Secretaria de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária da Bahia – Seagri, através da Bahia Pesca, iniciou neste mês a construção do primeiro Terminal Pesqueiro de Salvador. “O investimento é de R$ 10 milhões. Quando estiver pronto, o local atenderá a aproximadamente 20 mil pescadores de toda a Bahia, que terão um local apropriado para desembarcar, beneficiar e armazenar sua produção”, explica o presidente da Bahia Pesca, Isaac Albagli. Além da capital, Ilhéus também está sendo atendida com um Terminal Pesqueiro, que começou a ser construído no último mês de novembro.

Em Salvador, o terminal ficará localizado na Ribeira, na Enseada dos Tainheiros. Sua área de abrangência inclui, além da capital, seis municípios do Litoral Norte, nove municípios da Região Metropolitana e sete municípios do Recôncavo Baiano. “O objetivo é melhorar a qualidade e a produtividade do pescado local, as condições de trabalho do pescador, reduzir o custo do peixe para os moradores da cidade e região, entre outros”, conta Albagli.

O espaço trará benefícios também para os moradores do tradicional bairro, auxiliando na revitalização da orla da ribeira. Além disso, o local que antigamente era ocupado pelo restaurante Quintela – e que nos últimos anos serviu de abrigo para usuários de drogas e animais nocivos à saúde pública – será derrubado para a implantação do terminal.

O otimismo é compartilhado pelo vice-presidente da Federação de Pescadores do Estado da Bahia, Emílio Alves. “Tínhamos um problema de infra-estrutura que será finalmente solucionado. Os colegas da região não tinham local para aportar, era tudo feito no improviso. O terminal vai solucionar um problema que temos há décadas”, afirma.

Infraestrutura 

Os terminais contarão com unidades de beneficiamento do pescado, apoio e comercialização. O beneficiamento será dotado de câmaras e túneis de espera, congelamento e estocagem de iscas e refrigerados; sala de higienização, expedição com pátio de caminhões, vestiários e sanitários, e casa de máquinas.

Já a unidade de apoio disponibilizará fábrica de gelo, abastecimento de água e combustível, central de fornecimento de energia, píer de embarque e desembarque, refeitório, sala de rádio, posto bancário, boxes de vendas, almoxarifado, oficina de manutenção de embarcações, carreira com guincho e central de higienização de caixas. Os usuários poderão desfrutar ainda, na unidade de comercialização, de lanchonete e estacionamento.

A pesca na Bahia 

A Bahia é o terceiro maior produtor de pescados do Brasil, com produção estimada em 120 mil toneladas por ano.  Entre os grandes produtores do Brasil, é o estado que mais cresce: “Porém, toda produção é levada para ser beneficiada nas suas origens. Aqui não há desembarque industrial de pescados porque não temos infraestrutura portuária. O preço quem paga é o consumidor. Com o terminal pesqueiro essa anomalia será abolida. Ganha o pescador e ganha o consumidor”, completa Isaac Albagli. A construção do terminal está dentro dos planos da Bahia Pesca de atingir a produção de 140 mil toneladas por ano de pescado, e a liderança no ranking nacional do valor de produção.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141146 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário