Projeto Café com Leitura movimenta verão de Itaparica

Pelo quinto ano consecutivo, a Fundação Pedro Calmon, vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult), por intermédio da Biblioteca Juracy Magalhães Jr., está promovendo o projeto ‘Café com Leitura’, na Ilha de Itaparica. A promoção teve início quinta-feira (6/01/2011) e prossegue até o final do mês com atividades nos dias 8, 15, 22, 23 e 29, sempre a partir das 18h.

O projeto é mais uma opção para despertar o hábito pela leitura entre as pessoas, disponibilizando títulos de jornais, revistas e livros. Além disso, facilita o empréstimo de exemplares do seu acervo, aliando cultura e entretenimento em agradáveis encontros de amigos, escritores, artistas, poetas, turistas e pessoas dos diversos segmentos da comunidade.

Inspirada em experiências anteriores, de convivência com veranistas, turistas, visitantes e nativos de todas as faixas etárias, a ideia é aproveitar a infraestrutura de Itaparica e oferecer ao público flutuante do verão um espaço confortável e acolhedor, com atrações artísticas e culturais, regadas a chá, chocolate, café expresso, doces e salgados.

“Trabalhamos para ter o maior número de pessoas nos espaços da biblioteca, durante os meses de janeiro e fevereiro, período em que a Ilha recebe um número expressivo de visitantes, oferecendo tanto aos nativos, como aos turistas e visitantes em geral, uma programação cultural de qualidade”, diz a diretora da biblioteca, Dalva Tavares.

João Ubaldo

Segundo ela, o objetivo do evento é também criar o hábito nas pessoas visitarem a biblioteca no período de férias, quando “o público pode aproveitar para ler jornais, revistas, livros, além de tomar um café com os amigos e conhecer os trabalhos dos artistas locais, por meio de exposições, recitais, lançamentos, exibições de filmes e apresentações musicais”.

A programação deste ano inclui feira de artesanato, exposição de artes visuais com pinturas em óleo sobre tela, esculturas em pedra sabão, madeira e papel, exposição fotográfica, cine vídeo, lançamento do livro, shows de voz e violão, concerto de flauta doce, distribuídas ao longo dos dias da promoção.

Além dessas atividades, a programação inclui ainda as comemorações de aniversário dos 70 anos de nascimento do escritor baiano João Ubaldo Ribeiro, que nasceu em Itaparica no dia 23 de janeiro de 1941. A festa do imortal itaparicano acontece a partir das 19 horas do dia 23 de janeiro e terá diversas atrações como exibição de DVD sobre a sua vida, espetáculo de dança, peças de teatro e musicais, inclusive um show de voz e violão com o cantor e compositor baiano Waltinho Queiroz

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]