Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 24 de janeiro de 2011

Antônio José Larangeira.
Antônio José Larangeira.

Leite baiano

Nos dois últimos anos, a EBDA atendeu a mais de 2800 agricultores familiares e registrou um aumento de 20% a 100% na produção de leite dos produtores assistidos na Bahia. Dentre esses agricultores, 262 foram assistidos de forma intensiva, com visitas mensais, e com tecnologias que têm contribuído para o aumento da produtividade leiteira das pequenas propriedades, inclusive em áreas de assentamento, onde a produtividade tem alcançado índices bem mais expressivos. Os melhores resultados foram registrados nas regiões de Itabuna, Teixeira de Freitas e Alagoinhas.

Para atender a esta vertente, a EBDA intensificou a capacitação de seus técnicos para que possam promover, junto aos agricultores familiares, as mudanças necessárias em seus sistemas de produção, possibilitando a exploração racional, tanto das pastagens como dos rebanhos, visando uma atividade econômica e ecologicamente sustentável. Foram 156 técnicos capacitados em diversas áreas, como nutrição animal, manejo animal e das pastagens, sanidade animal, qualidade do leite, formação de reservas estratégicas. O rebanho bovino estadual é constituído por cerca de 10,3 milhões de animais. Em relação ao número de vacas ordenhadas, a Bahia ocupa o terceiro lugar, perdendo apenas para Minas Gerais e Goiás, e embora seja o sétimo estado maior produtor de leite, do país, em termos de produção, por vaca ordenhada/ano, ocupa o 22º lugar.

Cardápio Deville

O mais novo hotel da Rede Deville acaba de incluir novos itens em seu cardápio de room service. Quem se hospedar no Deville Salvador terá opções diferenciadas, como pratos 100% vegetarianos e, até mesmo, um menu especial para celíacos. A iniciativa se deve a uma tendência identificada pelo hotel, por meio das pesquisas de satisfação preenchidas pelos hóspedes.
Os pratos vegetarianos não contêm proteína animal e foram desenvolvidos pelo chef Emídio Monte da Silva e pela nutricionista Andréia Galiza. A “estrela” do cardápio é o “kibe de carne de soja recheado com tomate seco”, servido com arroz integral com nozes e batata recheada com alecrim e manjericão. Outra atração é o “risoto de brócolis e cogumelos”. Entre as sobremesas, está a “panacota de nozes”, feita com creme de leite de soja e servida com calda de morango ou damasco.Os celíacos (pessoas com rejeição a glúten) também foram lembrados. Além de servir pão sem glúten no café da manhã, o Deville Salvador inclui no cardápio de room service o “Hambúrguer Vegetariano”, feito com carne de soja e pão de batata.

Administração

O curso de Administração da FAT inicia 2011 com uma ótima notícia. Na ultima quinta-feira (13/01/2011), o curso conquistou o reconhecimento do Ministério da Educação, através da Portaria Nº 91 da Secretaria de Educação Superior, publicada no Diário Oficial da União. Os avaliadores do MEC estiveram na FAT para avaliar o curso de ADM em outubro e verificaram o funcionamento do curso, a qualidade do corpo docente, a estrutura da instituição.

A volta

Quando da realização do jogo pelo campeonato baiano, entre Fluminense versus  Vitoria da Conquista, foi colocada uma faixa na geral do Estádio Joia da Princesa com o seguinte texto “Volta Ronaldo”, numa alusão ao ex-prefeito José Ronaldo de Carvalho que deverá ser candidato à prefeito no próximo pleito eleitoral. Segundo consta, o prefeito Tarcizio Pimenta estava presente ao jogo e não deve ter gostado.

 Esta coluna é publicada nos sítios jornalísticos: 

Jornal Grande Bahia,

Tribuna da Bahia e

Notícias da Bahia

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Antonio José Larangeira 3731 artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário