Secretários recebem relatório sobre desenvolvimento do semiárido

Relatório com propostas de políticas públicas para o desenvolvimento do semiárido foi entregue na manhã desta quarta-feira (29/12/2010) aos secretários estaduais de Desenvolvimento e Integração Regional, Edmon Lucas; da Agricultura, Eduardo Salles; das Relações Institucionais, Cezar Lisboa; e ao representante do Secretaria do Planejamento, Edson Valadares. O documento resulta do Fórum Baiano sobre Desenvolvimento e Territorialidade no Semiárido e foi entregue durante encontro realizado na sala de reuniões da Secretaria de Relações Institucionais (Serin).

O encontro destacou a importância do Fórum para levantamento das necessidades do semiárido e do diálogo entre o governo e a sociedade para a definição de propostas para a região, e reuniu também representantes das universidades estaduais da Bahia (Uneb), de Feira de Santana (Uesf), onde o evento foi realizado, e da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), além de entidades da sociedade civil, como o Fórum Baiano de Economia Solidária.

Potencialidades

O relatório contém propostas com foco na assistência técnica e extensão rural, especialmente para a agricultura familiar, e nos programas de convivência com o semiárido. Também destaca a reestruturação da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), para a realização de políticas públicas no campo, com monitoramento, controle social e medição dos resultados.

O secretário da Agricultura, Eduardo Salles, propôs medidas como a valorização da mão-de-obra, para que a EBDA possa atuar melhor em defesa dos interesses rurais. Representantes do Fórum de Economia Solidária acreditam que a Política de Economia Solidária precisa ser pensada para fins de desenvolvimento.

Cezar Liboa, secretário de Relações Institucionais, reforçou o que dissera sobre a visão tradicional que se tem do semiárido como um lugar de poucas possibilidades, e propôs uma “divergência rica de opiniões para construir algo inovador para a região”.

Por sua vez, o secretário de Desenvolvimento e Integração Regional, Edmon Lucas, ressaltou o semiárido como uma região de muitas potencialidades e lembrou que a região “é a solução para muitos problemas no Brasil”. O representante da Seplan, Edson Valadares, disse que o documento entregue aos secretários vai subsidiar o próximo Plano Plurianual (PPA), de forma a pensar o semiárido como local de desenvolvimento.

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]