Salvador está entre as três primeiras capitais do Brasil a emitirem o Registro de Identidade Civil (RIC)

As três primeiras capitais brasileiras a emitirem o registro de Identidade Civil (RIC) serão Salvador, Rio de Janeiro e Brasília, novo documento de identidade dos brasileiros, lançado pelo presidente Lula nesta quinta-feira (30/12/2010), no Ministério da Justiça, na capital federal. A nova carteira de identidade conta com 17 itens de segurança e foi concebido para impedir fraudes e facilitar a vida dos cidadãos nas relações com o Estado – como obtenção de benefícios sociais – e em contratos privados – como abertura de contas e demais operações bancárias –, reduzindo a possibilidade de erros e prejuízos.

O RIC será implantado gradativamente ao longo dos próximos 10 anos. Só ao final desse prazo as atuais carteiras de identidade (RG) devem perder a validade. As próximas etapas serão deliberadas por um comitê gestor, criado pelo governo para acompanhar a implantação do documento nos estados, que precisam formalizar a adesão ao programa em 2011.

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]