Prefeitura não terá expediente nesta sexta, as atividades serão retomadas no dia 3. Leia esta e outras notícias da PMFS

Agendamento de consultas e exames cresce 36 por cento, aumento é resultado do serviço desenvolvido pela CMR.

Agendamento de consultas e exames cresce 36 por cento, aumento é resultado do serviço desenvolvido pela CMR.

Em decorrência das comemorações do final de ano, a Prefeitura Municipal de Feira de Santana não terá expediente nesta sexta-feira (31/12/2010). O retorno das atividades acontece na segunda-feira (03/01/2011), a partir das 7 horas.

Os serviços de saúde considerados essenciais à população serão mantidos normalmente, a exemplo de Policlínicas, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Hospital Inácia Pinto dos Santos (Hospital da Mulher) e Hospital Municipal da Criança. Todas as outras unidades de saúde fecham neste dia.
O horário de abertura do Boulevard Shopping nesta sexta-feira será antecipado. As atividades serão iniciadas às 8 horas e o encerramento está previsto para as 16 horas. O Hiper Bom Preço funciona das 7 às 18 horas e a Praça de Alimentação das 7 às 18 horas. O cinema permanece com sua programação normal.
Segundo o Sindicato dos Bancários, os bancos também não funcionam neste dia. O Centro de Abastecimento só fecha no dia 1º de janeiro e os Parques da Cidade Frei José Monteiro e da Lagoa estarão fechados nesta quinta-feira (30/12), sexta-feira (31/12) e sábado (01/01).
O horário do comércio definido pelo Sindicato do Comércio e Sindicato dos Comerciários de Feira de Santana para o Ano Novo é facultativo, sendo permitido funcionar das 8 às 18 horas. Caso os proprietários de estabelecimentos comerciais ultrapassem o horário, serão punidos e multados.
Documentos para prestação de contas
 
Rito considerado normal em casos dessa natureza
A apresentação de documentos complementares solicitados pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) é um rito de praxe nos convênios celebrados entre o Governo Municipal e entidades sem fins lucrativos. Nesses casos, Controladoria Geral do Município de Feira de Santana atende às solicitações para encaminhamento de documentos visando reforçar as informações dos convênios.
O controlador geral do Município, Paulo Nunes, ressalta que no caso do convênio com o Centro Comunitário Luz e Labor, referente ao processo 10371-10, do exercício de 2009, publicado no Diário Oficial, foram estipulados 10 dias para o encaminhamento de alguns documentos para prestação de contas. “São procedimentos de praxe na prestação de contas dos convênios”, observa.
Paulo Nunes informa ainda que a administração municipal está aguardando o TCM enviar a notificação, para responder ao pedido. Na solicitação deverá constar os documentos que deverão ser encaminhados para a prestação de contas. “São informações complementares, que podem ser solicitadas a qualquer tempo, mesmo depois do resultado da análise de contas”, frisou.
Mais 20 ônibus novos no SIT
 
Veículos devem ser incorporados em breve 
O Sistema Integrado de Transportes (SIT) de Feira de Santana vai receber um importante reforço no transporte coletivo do município. A partir dos primeiros meses de 2011 serão inseridos 20 novos ônibus na frota, no sentido de aprimorar o serviço. Nos dois primeiros anos do novo governo, o sistema recebeu mais 51 ônibus novos.
O secretário municipal de Transportes e Trânsito, Flailton Frankles, informa que vai acompanhar a produção, montagem e encaroçamento dos novos carros no Paraná. “Vamos estar presente na produção para que a população não tenha qualquer dúvida que são carros novos”, afirma.
Atualmente, a frota disponibilizada no SIT possui um tempo médio de uso de 5 anos e todos aqueles que apresentavam problemas foram retirados de circulação. Segundo o secretário Flailton Frankles, estas medidas foram tomadas em razão de o Governo Municipal buscar o incremento da frota.
Quanto ao funcionamento do transporte coletivo nestes dias, véspera de Revéillon, Flailton Frankles assegura que a frota composta por 207 veículos vai circular normalmente. “Estou designando um fiscal para cada um dos três terminais. Eles vão acompanhar o andamento da operação para não faltar ônibus”, pontua.
Agendamento de consultas e exames cresce 36 por cento
 
Aumento é resultado do serviço desenvolvido pela CMR 
 
A Secretaria Municipal de Saúde ampliou em 36% o agendamento para consultas e exames em 2010, comparado a 2009.  Além da contratação de novos profissionais, o aumento é resultado do serviço desenvolvido pela Central Municipal de Regulação (CMR), que torna possível a melhor distribuição dos pacientes entre as vagas disponíveis na rede.
Este ano, exatos 335.918 exames de apoio a diagnósticos como raio-x, eletrocardiograma e ultrassonografia foram marcados através da Central Municipal de Regulação. Em 2009, esse número chegou a 203.589.
Quanto às consultas por especialidades, a exemplo de neurologista, cardiologista e oftalmologista, foram registradas 131.264 em 2010 e 110.285 em 2009. Já o número de exames Laboratoriais Clínicos cresceu de 29.963 ano passado para 30 mil este ano.
Segundo a diretora de gestão da Rede Própria, Gilberte Lucas, a CMR sistematiza a acessibilidade dos pacientes do Sistema Único de Saúde, atendidos nas 120 unidades municipais, aos procedimentos especializados. Em 13 unidades incluídas no programa Saúde Digital, os exames são marcados no próprio local.
“A CMR recebe solicitação escrita dos profissionais de saúde, procedente da atenção básica pelos Postos de Saúde da Família, Unidade Básica de Saúde, Centros de Referência, dentre outros, e marca os exames de acordo com as cotas de especialidades”, explica.
Através desse procedimento, os usuários são beneficiados com os serviços de saúde de forma ordenada, evitando as filas e garantindo o atendimento em tempo adequado. A CMR tem sede própria na Secretaria de Saúde, situada na avenida João Durval Carneiro.

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]