Migrantes têm papel fundamental na economia, diz Ban

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Secretário-Geral faz um apelo aos países para que ratifiquem a Convenção Internacional sobre a Proteção dos Direitos dos Trabalhadores Migrantes; em mensagem, ele lembra que muitos migrantes sofrem violações dos seus direitos, xenofobia e exploração.

Ajuda para a economia

Em mensagem para marcar o Dia Internacional dos Migrantes, comemorado neste sábado, o Secretário-Geral da ONU lembrou o papel fundamental dos migrantes para o fortalecimento da economia global.

Segundo Ban Ki-moon, os efeitos múltiplos da crise ainda estão sendo sentidos, afetando os 214 milhões de migrantes internacionais. Ban citou o aumento do desemprego e como consequência, a maior discriminação.

Preconceito

O Secretário-Geral afirmou que enquanto para muitos a experiência de viver fora do país de origem pode ser enriquecedora, outros sofrem violações de direitos humanos, xenofobia e exploração.

Ban reforçou que os migrantes contribuem para o crescimento econômico e enriquecem as sociedades por meio da diversidade cultural e troca de conhecimento.

De Genebra, a chefe da Organização Internacional para Migrações, Mônica Goracci, destacou à Rádio ONU os efeitos da crise econômica para os que vivem fora do país de origem.

Impactos

“Os desafios que o mundo está vendo neste momento são vários. Começando pela crise continuada e prolongada, que claramente tem um impacto nas migrações e na visão por parte do Estado e dos cidadãos sobre os migrantes”, disse.

Segundo Mônica Goracci, poucas vezes é debatido o impacto positivo dos migrantes para a economia e a segurança social dos países.

Já o Secretário-Geral, Ban Ki-moon, também fez um apelo em sua mensagem para que as nações ratifiquem a Convenção Internacional sobre a Proteção dos Direitos dos Trabalhadores Migrantes.

*Com informações da Rádio ONU em Nova York.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141297 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário