Herdeiro da coroa espanhola assistirá à posse de Dilma

Madri, 31 dez (EFE).- O príncipe Felipe de Borbón, herdeiro da Coroa da Espanha, viajará nesta sexta-feira a Brasília, onde neste sábado assistirá à posse da nova presidente do Brasil, Dilma Rousseff, que sucede Luiz Inácio Lula da Silva após oito anos de mandato.

O príncipe voará, após a passagem do ano, em um avião da Força Aérea Espanhola, que partirá da base militar de Torrejón de Ardoz, em Madri, acompanhado do secretário de Estado de Assuntos Exteriores e Ibero-americanos da Espanha, Juan Antonio Yáñez-Barnuevo, informaram à Agência Efe fontes da Casa Real espanhola.

O herdeiro espanhol se reunirá com Dilma no domingo, dia 2, e transmitirá o desejo que Espanha e Brasil sigam mantendo as boas relações com Lula.

Há vários anos, o príncipe Felipe exerce o papel de representante da Espanha nas posses dos presidentes da América Latina. Assim o fez em 1º de janeiro de 2003 no primeiro mandato de Lula da Silva.

O príncipe Felipe assistirá primeiro à cerimônia de posse de Dilma no Congresso e, posteriormente, à entrega da faixa presidencial no Palácio do Planalto.

Os atos deste sábado concluirão com uma recepção no Palácio de Itamaraty, prédio do Ministério de Exteriores do Brasil.

Por ocasião da posse, o príncipe Felipe estará em Brasília com boa parte dos presidentes dos países latino-americanos, entre eles o do Chile, Sebastián Piñera; Colômbia, Juan Manuel Santos; Venezuela, Hugo Chávez; Paraguai, Fernando Lugo, e Bolívia, Evo Morales.

Entre os convidados também estarão a secretária de Estado americana, Hillary Clinton; o primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates, e o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas.
Após a reunião com Dilma e antes de retornar no domingo a Madri, o príncipe se reunirá com representantes da colônia espanhola em Brasília.

*Com informações do Deutsche Welle

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]