Comitiva francesa conhece modelo de gestão pública da Bahia

A Secretaria da Administração (Saeb) recebeu, nesta quarta-feira (15/12/2010), uma comitiva da França, composta por três especialistas em formação de profissionais públicos deste país. Na ocasião, os visitantes conheceram os princípios da organização administrativa estadual, a política de recursos humanos adotada pelo Governo da Bahia e a estrutura da Universidade Corporativa do Serviço Público do Estado da Bahia (UCS).
O objetivo do encontro é trocar conhecimentos que possam vir a fomentar parcerias e desenvolver um plano de colaboração entre o estado baiano e o país europeu. A visita à Bahia foi recomendada pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) por conta da experiência da UCS, apontada pelo instituto como referência entre os estados brasileiros.
Logo no início do dia foram apresentadas aos visitantes as diretrizes que orientam o Programa Você Servidor, iniciativa desenvolvida pela Saeb, com ações de valorização do funcionalismo público estadual em áreas como saúde, educação, esporte e cidadania, além da capacitação e qualificação profissional. Outro tema discutido foi a gestão pública baiana e a organização dos órgãos da administração direta e indireta.
“É importante para nossa equipe de gestão essa aproximação com profissionais e experiências de outros países, o que pode vir a fomentar relações futuras”, observou o secretário da Administração, Manoel Vitório. Ele ainda aproveitou para destacar a regulamentação da política de remuneração e produtividade para o funcionalismo público estadual.
Para o diretor de formação da Escola Nacional de Treinamento dos Quadros Territoriais (Enact), Jean Paul Riffle, um dos especialistas em visita à Saeb, o encontro tem foco na formação dos servidores franceses para atuação em esferas públicas. “Temos na França uma transferência de responsabilidade da política pública para os estados locais, sendo necessário aumentar o expertise desses funcionários. Espero que a oportunidade seja um esboço de um futuro plano de colaboração entre a Bahia e a França”.
A comitiva francesa também é formada pela diretora de estudos do Instituto Regional de Administração (IRA) de Lille, Cécile Parent, pelo responsável da área de estudos e estágios do Instituto Nacional de Estudos Territoriais (Inet) de Estrasburgo, Dominique Lagrange, pelo assessor técnico da Assessoria de Cooperação Internacional do Enap, Vitor de Lima Magalhães, e pela assessora da presidência do Enap, Jane Martins Barbosa.

A visita ao Estado foi intermediada pela Enap e pela Embaixada Francesa no Brasil. O grupo também realizou apresentação sobre a estrutura administrativa francesa, na Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem).

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]