Aumentam casos e mortes por cólera no sudeste do Haiti

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Segundo levantamento da ONU, cerca de 2,7 mil pessoas morreram vítimas da doença até o dia 18 de dezembro.

Dados do Escritório das Nações Unidas de Assistência Humanitária, Ocha, revelam que o número de casos e mortes pelo cólera tem aumentado no sudesde do Haiti.

A agência diz que os maiores desafios para controlar o surto são a mobilização das comunidades para a prevenção e controle do cólera; acesso à água potável e latrinas; além de assistência médica e coordenação de atividades.

Mortes

Segundo o relatório, até o dia 18 de dezembro o total de vítimas pelo cólera somava 2,761 mil, sendo que 70,865 mil pessoas estão hospitalizadas.

A taxa média de mortalidade no país está em 2,1%. O levantamento do Ocha mostra ainda que o percentual de mortes tem diminuído em quase todas as regiões do país. A exceção é no sudeste, onde o índice subiu de 12,9% para 13,8% entre os dias 11 e 18 de dezembro.

A agência alerta que é necessária uma “massiva mobilização de atividades para a prevenção e tratamento no estágio inicial da doença”. O relatório também destaca que o controle da epidemia depende do acesso ao saneamento e implementação de medidas de higiene.

A ONU e outros parceiros estão trabalhando com as autoridades do Haiti para a instalação de centros para o tratamento do cólera. Apenas 40% da população têm acesso à assistência médica.

*Com informações da Rádio ONU em Nova York.

 

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141146 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário