Abertura dos EUA para etanol brasileiro representará aumento importante de demanda, diz José Sérgio Gabrielli presidente da Petrobras

Vista aérea do Terminal da Petrobras na Baía de Todos os Santos, em Madre de Deus.

Vista aérea do Terminal da Petrobras na Baía de Todos os Santos, em Madre de Deus.

Apesar de a Petrobras não ter os Estados Unidos como mercado prioritário para a venda de etanol, a possível abertura do mercado norte-americano para o produto brasileiro poderá representar um aumento importante de demanda. A afirmação foi feita pelo presidente da empresa, José Sergio Gabrielli, durante entrevista no programa Brasil em Pauta, produzido pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, em parceria com a EBC Serviços.

Gabrielli acredita, no entanto, que a abertura do mercado americano será um processo de longo prazo. “Ela não é uma mudança que vai ocorrer em curto prazo. Ela envolve um complexo econômico muito grande dos produtores de milho, um processo de subsídios e transferências internas de recursos muito grandes nos Estados Unidos.”

Segundo o presidente da Petrobras, a estratégia da empresa de energia brasileira, por enquanto, está mais voltada ao mercado brasileiro e a outros países. “É evidente que os Estados Unidos são o maior mercado do mundo e, abrindo-se, ele vai representar um aumento de demanda muito importante para o nosso álcool.”

Na entrevista, Gabrielli também disse que a construção do etanolduto que ligará os principais centros produtores no país, nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, representará uma redução do custo de transporte do produto e um aumento de competitividade dos produtores.

*Com informações da Agência Brasil.

 

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]