+ Manchetes >

Uma análise da cobertura das eleições legislativas nos EUA

Em geral, a cobertura das eleições legislativas nos Estados Unidos, ocorridas no dia 2 de novembro de 2010, não teve grandes erros por partes das redes de TV, segundo o The New York Times. Em artigo, o jornal afirma que o movimento conservador Tea Party dominou a cobertura naquela noite.

Regina McCombs escreveu para o Poynter Online sobre sua experiência de acompanhar as eleições por dispositivos móveis, em vez da televisão. O aplicativo da emissora ABC News, disse ela, ofereceu a melhor cobertura da noite entre as tecnologias móveis.

“Aplaudo quem explorou o potencial das eleições em telefones e tablets (equipamentos móveis como o iPad)”, escreveu Regina McCombs. “Você está ajudando a entender em que direção estamos seguindo. Mas, no fim da noite, eu estava cansada do grande trabalho que foi acompanhar tudo pelo celular e voltei aos meios tradicionais. Deixei meu telefone e meu iPad de lado e apoiei meus pés para ver pelo computador e pela TV, esperando os resultados da corrida ao governo da Flórida”.

Para o jornal The Denver Post, a cobertura das eleições foi uma “vitória da mídia convergente”.

“A decisão de 2010 foi mais do que discursos, comícios, projeções e mapas. Foi sobre o microblogging”, escreveu Joanne Ostrow, do Post, acrescentando: “Os meios tradicionais incorporaram as múltiplas plataformas, distribuindo um grande volume de informação através das mídias sociais”.

A Columbia Journalism Review oferece uma boa síntese da cobertura da noite de eleições.

Com a retomada do controle da Câmara de Representantes pelos republicanos, Dana Milbank, do Washington Post, argumentou que, considerando a maneira como a conservadora Fox News regularmente utiliza contribuições de membros do partido, essa “fusão de jornalismo e partidos políticos” se tornará “mais difícil para a emissora agora que os republicanos ganharam mais poder e estão se preparando para a campanha presidencial”.

*Com informação do Centro Knight | Summer Harlow | Jornalista

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]