+ Manchetes >

Ultramaratona movimenta a Chapada Diamantina até sexta-feira

A Chapada Diamantina está movimentada desde domingo (14/03/2015), quando foi dada a largada, na cidade de Mucugê, ao “Claro Brasil Ride”, maior ultramaratona de Mountain Bike já realizada no país. Até sexta-feira (19), atletas de diversas nacionalidades irão competir, tendo as belezas naturais da região como cenário.

O evento, que tem o apoio da Secretaria de Turismo do Estado e da Bahiatursa, movimentou a tranquila Mucugê. Durante seis dias, os ciclistas, divididos em duplas, percorrerão 565 quilômetros de trilhas divididas em seis etapas.

“A competição debutou na Bahia. Tenho certeza de que a Chapada reúne tudo o que uma boa prova deve ter: um ótimo percurso, com paisagens belíssimas”, afirmou o idealizador da ultramaratona, Mário Roma.

Doação

Para receber os 400 competidores, os organizadores da prova construíram uma grande estrutura em frente a um dos principais cartões postais da cidade, o Cemitério Bizantino. No local, foi montado um acampamento, com barracas individuais para todos os atletas, imprensa e staff.

O material – colchões novos e as barracas – será doado à comunidade, após o término da competição. O evento, além de trazer grande visibilidade e muitos turistas para a cidade, num período em que não se recebe tantos visitantes, também movimenta a economia da região. “Os hotéis estão cheios e muita mão-de-obra local está sendo usada, informou o prefeito de Mucugê”, Fernando Medrado.

Antes da largada, o clima era de ansiedade entre os atletas. Para um deles, a expectativa era ainda maior. O ultramaratonista Adauto Belli, 39, é deficiente visual e está participando da prova com uma bicicleta tandem – onde duas pessoas pedalam juntas.

Ele será guiado por sua parceira Daniele Lemke. Ambos são de Brasília e fazem parte do projeto Deficientes Visuais na Trilha. “Mesmo sem enxergar o que está ao meu redor, sinto a energia do local e a partir do que a minha parceira fala, crio a paisagem na minha cabeça. O que criei até agora é lindo e com certeza não deve ser diferente do que realmente existe”, contou o atleta, que sofre de retinose pigmentar.

Após a largada, os ciclistas seguiram em direção ao município de Rio de Contas, passando por Piatã, Ouro Verde e Arapiranga. A previsão é que as duplas mais rápidas completem o percurso em aproximadamente 6 horas.

Até esta quarta-feira (17), os atletas permanecem em Rio de Contas, após completarem o percurso diário. No local, foi montado um acampamento semelhante ao de Mucugê. Na quinta-feira (18), durante a 5ª etapa da prova, os competidores retornam para Mucugê, onde permanecem até a sexta-feira (19), quando termina a prova. A dupla campeã receberá um prêmio no valor de R$ 27 mil.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]