+ Manchetes >

Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 23 de novembro de 2010

Trilogia do Reggae

O Documentário Triologia do Reggae (49′) realizado por Johny Guimarães e Volney Menezes com produção da TV Olhos d’água da Uefs foi selecionado para a 4ª Edição do Arraial Cine Fest – Mostra Curta Tudo que será realziado de 5 a 10 de dezembro de 2010, em Trancoso, BA. O documentário sobre a Trilogia do Reggae conta um pouco da trajetória artística de Jorge de Angélica, Dionorina e Gilsam – três reggaemen feirenses que consolidaram seu universo musical de matriz africana.   O filme nasceu do desejo dos diretores Volney Menezes e Johny Guimarães de participarem do Bahia Afro Film Festival que aconteceu em maio na cidade de Cachoeira. O evento é capitaneado pelo cineasta Lázaro Faria, da Casa de Cinema da Bahia, com o apoio do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) e do Ponto de Cultura Terreiro Cultural de Cachoeira.

Encontro de astronomia

Astrônomos do Clube de Astronomia Amadora de Feira de Santana (Caafs) participaram neste final de semana do Encontro Nacional de Astronomia (Enast) que acontece em Recife, PE. O evento comporta também o Encontro Interestadual de Astronomia (Eina) e o Encontro de Observadores de Cometa (Eboc). A equipe do Caafs apresentou quatro trabalhos produzidos em Feira de Santana: Asteróide Ida, História das Constelações, A Constelação de Orion vista em 3D e Difusão e Popularização da Astronomia na Bahia. O Caafs integra o projeto de extensão e popularização da astronomia do Observatório Astronômico Antares. O Enast é uma reunião anual organizada por astrônomos profissionais e amadores que ocorre desde 1998 em várias cidades do Brasil.

Fiscalização no verão

O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) colocou Feira de Santana, entre os nove municípios que serão fiscalizados os produtos embalados na ausência do consumidor diretamente relacionados ao Verão, como protetor solar, bronzeador, bloqueador, hidratantes e repelentes serão supervisionados. As fiscalizações  começaram a  acontecer do estado desde  desta terça-feira (16) e vai até o dia 22. O objetivo da ação é garantir que o conteúdo nominal (a quantidade do produto) esteja em acordo com o anunciado na embalagem. A intensificação das fiscalizações é importante, pois o aumento da demanda por esses produtos é notável neste período do ano. A reprovação na vistoria resultará na emissão de Auto de Infração que poderá gerar multa para os fabricantes dos produtos, que terão dez dias para apresentar a defesa junto ao Ibametro.

Exposição

Sob a curadoria de Ligia Mota, acontecerá dia 25 próximo, às 20 horas, na Galeria de Arte Carlo Barbosa, a exposição do artista plástico Menezes, que é uma iniciativa do Centro Universitário de Cultura e Arte, em Feira de Santana.

Mariana e Otto

Paulo Aquino e Lucia Helena Mendonça Aquino além de Cilene Mello Sturken e Otto Wilhelm Sturken estão convidando para a cerimônia religiosa do casamento de seus filhos Mariana e Otto a realizar-se às 19h30m do dia 9 de dezembro, na Igreja dos Capuchinhos, onde os noivos receberão os cumprimentos.

Expo

Amanhã, às 20 horas,  no Museu Regional de Arte, ocorrerá  num chancela da Uefs e Paulo Darzé Galeria de Arte, a exposição do artista Caetano Dias, que nasceu em Feira de Santana e possuo mostras individuais em museus e galerias de São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador.

Esta coluna é publicada nos sítios jornalísticos: 

Jornal Grande Bahia,

Tribuna da Bahia e

Notícias da Bahia

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Antonio José Larangeira
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]