Trilogia do Reggae em novo voo

O documentário Triologia do Reggae, realizado por Johny Guimarães e Volney Menezes, com produção da TV Olhos D’água da Uefs, foi selecionado para a 4ª Edição do Arraial Cine Fest – Mostra Curta Tudo, que será realizado de 5 a 10 de dezembro de 2010, em Trancoso, BA. O documentário sobre a Trilogia do Reggae conta um pouco da trajetória artística de Jorge de Angélica, Dionorina e Gilsam – três reggaemans feirenses que consolidaram seu universo musical de matriz africana.

O filme nasceu do desejo dos diretores Volney Menezes e Johny Guimarães de participarem do Bahia Afro Film Festival, que aconteceu em maio na cidade de Cachoeira. Com a ajuda de uma pequena equipe, Volney e Johny produziram gravações em bares, ruas, residências e espaços de shows durante apresentações.

A maneira como os ritmos africanos influenciaram e influenciam o reggae foi um dos assuntos abordados. Para Volney, “a religiosidade afrodescendente, na qual as manifestações do candomblé, cerne de questões de uma história da resistência negra, se constituíram em outro ponto forte nas falas dos músicos”.

Segundo o diretor, a militância ideológica e de pertencimento contida em suas composições são frutos das vivências de enfrentamento de uma realidade adversa nas periferias das cidades grandes.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]