Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 07 de novembro de 2010

Toque de acolher em Feira

Por oito votos a favor e três contra, foi aprovado na quarta-feira (27/11/2010) pela Câmara Municipal de Feira de Santana, o projeto “Toque de Acolher”, um dos projetos mais polêmicos já discutidos na Casa da Cidadania,sendo protelada em várias oportunidades a sua discussão.Em uma delas, com pronunciamentos do Juiz Walter Ribeiro Júnior e a promotora Idelzuite Freitas da Vara da Infância e da Juventude , que disseram ser contrários a medida.De acordo com o projeto, crianças e adolescentes menores de 18 anos poderão circular livremente sem acompanhamento dos pais ou responsáveis em horários determinados.  A medida não será aplicada em época de Micareta e festas juninas.  A fiscalização será de responsabilidade da prefeitura. O jovem que for pego após horário determinado, conforme projeto, deve ser interpelado pela lei e reconduzido forçadamente a sua casa. O autor do projeto Luiz Augusto de Jesus, o Lulinha.

Prêmio

Contando com o apoio da Academia de Cultura da Bahia, presidida pelo escritor Benjamin Batista, fundador e ex-presidente da AFL, o Instituto Geraldo Leite e a Fundação José Silveira em promoção conjunta com outras importantes instituições baianas lançaram o Prêmio  Profa. Maria Theresa Pacheco, catedrática em Medicina e mestra em Medicina Legal da Faculdade de Direito da UFBA, falecida há pouco tempo, justa homenagem pelos relevantes serviços prestados à Bahia. O prêmio é de R$ 10.000,00.

Saúde coletiva

Estão abertas as inscrições para o 2º Seminário Saúde Coletiva em Pauta, evento que será realizado em 6 de novembro próximo, na Universidade Estadual de Feira de Santana . Este ano será abordado o tema O Cuidar em Saúde e serão debatidos assuntos correlacionados com o objetivo de criar alicerce para a formação profissional diferenciada. Está prevista a participação de professores de diversas instituições, como Rita Amorim (Uefs), Maísa Rodrigues (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) e Roseni Pinheiro (Universidade Estadual do Rio de Janeiro).O evento é destinado a estudantes e profissionais de saúde.

Palestra

No próximo dia 11 de novembro, às 9:00 horas, no auditório do Núcleo Nobre, Rua Paulo VI, 62 – Kalilândia, a Academia de Educação de Feira de Santana estará realizando mais uma sessão pública, desta vez para a apresentação da vida e obra do patrono da cadeira número 14, o Professor Hilário Bispo de Azevedo.  O responsável pela apresentação será o acadêmico titular da Cadeira, o Professor Joselito Falcão de Amorim, que se destaca pela vivacidade e pela preocupação com a cultura da nossa terra, sendo responsável  por matérias  veiculadas na imprensa. Certamente será um momento rico, principalmente pela biografia do professor Hilário, um homem simples, que soube se destacar na cultura, alcançando alto grau de conhecimento. Escritor e poeta, foi Professor da UEFS, tendo falecido em fevereiro de 2001, deixando várias obras inéditas.

Produção agrícola 

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação) lançará nos próximos dias, como proposta, a criação de uma indústria piloto para a fabricação de objetos para uso no mercado, oriundos da produção agrícola. O projeto prevê também a montagem de um showroom para apresentação mercadológica, tendo como objetivo fundamental fomentar o desenvolvimento da economia com caráter social.

A SECTI representando o Governo do Estado da Bahia e contando sempre com o apoio  do senador João Durval (PDT), volta-se para práticas de inovação ambiental como fator de geração de emprego e renda; e melhoria da qualidade de vida, para que o pequeno produtor possa se credenciar para oferecer seus produtos como insumos no mercado nacional e internacional. Considera-se como marco dessa política a consolidação dos negócios realizados entre a Ford e a APAEB – Associação de Desenvolvimento Sustentável e Solidário da Região Sisaleira, localizada na região de Valente, em que as fibras do Sisal, devidamente certificadas pelo INMETRO/IBRAMETRO, serão absorvidas no processo produtivo e transformadas em insumos para a produção de automóveis. Esta ação confirma a participação das lideranças regionais, a exemplo do Senador João Durval Carneiro e da SECTI-BA, na contribuição para uma futura produção do automóvel sustentável.

No Fórum

Participará como palestrante do I Forum de Marketing e Varejo, que será   realizado pela Unifacs Eventos, na CDL no próximo dia 24 às 19h30m, o especialista em  Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing Carlos Carvalho, que falará sobre “Eficácia em vendas no varejo”. A sua fala será seguida por Helaine Schindler, que versará sobre o comportamento do consumidor.

Esta coluna é publicada nos sítios jornalísticos: 

Jornal Grande Bahia,

Tribuna da Bahia e

Notícias da Bahia

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Antonio José Larangeira
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]