Salinas da Margarida se prepara para fim de semana gastronômico

A cidade de Salinas da Margarida, sul do Recôncavo Baiano, na Contra Costa de Itaparica, finaliza os preparativos para o 9º Festival do Marisco. A edição do encontro gastronômico acontece entre os dias 13 e 15 de novembro de 2010 e tem como objetivo valorizar o trabalho dos marisqueiros locais. Segundo um dos produtores do evento, Paulo Leal, atualmente 7 mil trabalhadores dependem do mar, de onde tiram o sustento de suas famílias.

A troca de receitas nos diversos stands instalados na Praça da Ponte, área com vista para o mar, deve atrair visitantes ao município distante 270 quilômetros de Salvador. Na festa se apresentarão bandas famosas da Bahia, como Chiclete com Banana, Armandinho (Dodô & Osmar) e Jau, além de grupos de manifestações populares como capoeira, samba de roda e maculelê. Durante os três dias do evento, estarão presentes chefes de cozinha, profissionais da culinária baiana, formadores de opinião e degustadores de petiscos que conhecerão os pratos de moquecas, frigideiras e fritadas.

Além de mostrar a criatividade, um dos desafios dos criadores dos pratos é a moqueca gigante com mais de 250 quilos de chumbinho, 100 quilos de temperos e 15 litros de leite de coco e azeite de dendê, que será distribuída gratuitamente aos visitantes. Sobre o custo dos pratos, Paulo Leal afirmou que como se trata de gastronomia e degustação local, nas barracas serão comercializados pratos com preços que variam entre R$ 5 e R$ 10.

Paralelo ao festival, a enseada formada por praias calmas, águas límpidas e areia clara, será tomada por marolas provocadas pelos veleiros de oceano, monotipos, escunas à vela e saveiros da XIV Regata de Salinas, que deixará a Enseada da Ribeira, na capital baiana, por volta das 13h de sábado. A prestigiada regata do Iatismo na Bahia deve contar com 600 velejadores, desbravadores de correntes de ventos e animadíssimas tripulações com igual objetivo: chegar entre os primeiros colocados da edição.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]