Restaurante Popular volta a funcionar normalmente nesta terça-feira. Leia esta e outras notícias da PMFS

Saúde Digital atende mais de 86 mil pessoas.

Saúde Digital atende mais de 86 mil pessoas.

Interrupção do funcionamento do restaurante se deu na sexta-feira

O Restaurante Popular do Centro de Abastecimento vai funcionar normalmente nesta terça-feira (16/03/2010), mantendo o expediente das 11 às 14 horas. Assim como nos dias anteriores, a empresa Lemos Passos, responsável pela administração do local, vai servir 1.200 refeições ao valor de R$ 1,00.

De acordo com a nutricionista do restaurante, Fabiana da Silva, não há qualquer motivo que impeça o funcionamento do entreposto comercial. “Vamos servir todas as refeições normalmente. O cardápio desta terça é ensopado de carne, empanado de frango, farofa, suco de goiaba e laranja como sobremesa”, informa.

Desde às 6 horas desta terça-feira toda a equipe do restaurante está mobilizada na produção do almoço, limpeza e organização de talheres e pratos, bem como das fichas. “A expectativa é de que tenha muito movimento hoje e a gente sirva todas as 1.200 refeições porque ontem foi feriado. O almoço vai estar pronto por volta das 10h30”, afirma a nutricionista.

Na quarta-feira (17) serão servidos frango ao molho escuro, hambúrguer de carne, arroz, feijão, sobremesa de doce de leite e suco de goiaba. Na quinta-feira (18) o cardápio é macarrão, isca de carne acebolada, panqueca de frango, arroz, feijão, sobremesa de gelatina de uva e suco de frutas, e na sexta-feira (19), serão servidos arroz, feijão, quiabada, empanado de frango, farofa de banana, doce de amendoim e suco acerola.

A interrupção do funcionamento do restaurante ocorreu na sexta-feira (11), após representantes do sindicato da categoria impediram a entrada de alguns funcionários. A alegação seria de atraso de pagamento por parte da empresa.

Mais segurança com equipamentos eletrônicos

Controle de avanço de sinal vermelho e do limite de velocidade

O trânsito em Feira de Santana passa a contar com equipamentos eletrônicos visando proporcionar maior segurança a motoristas e transeuntes. Radares e fotossensores instalados pela Secretaria de Transportes e Trânsito (SMTT) serão ativados em mais três pontos da cidade a partir desta terça-feira (16). Os investimentos fazem parte do programa de modernização do sistema viário desenvolvido pelo Governo Municipal.

Os novos equipamentos foram instalados ao longo das avenidas Getúlio Vargas e Maria Quitéria e também na rua João Evangelista, próximo ao largo do Marajó. A iniciativa visa o controle de avanço de sinal vermelho nos semáforos e dos limites de velocidade, que vão funcionar 24 horas por dia, estabelecendo limite máximo de 60 km/h.

O secretário de Transportes e Trânsito, Flailton Frankles, observa a importância dos investimentos para a preservação da vida. “Pretendemos inibir o excesso de velocidade para preservar o bem maior, que é a vida dos cidadãos. E as medidas que estão sendo adotadas são previstas no Código Brasileiro de Trânsito visando preservar vidas e controlar a circulação de veículos”, frisou.

As intervenções no trânsito com a instalação de equipamentos eletrônicos para medição de velocidade estão sendo realizadas na avenida Maria Quitéria, sentido centro/bairro e bairro/centro; na avenida Getúlio Vargas, nos dois sentidos; e na rua João Evangelista, no sentido centro/bairro. Nesses locais também passam a funcionar registradores eletrônicos de avanço do sinal vermelho.

Além destes equipamentos, a Secretaria de Transportes e Trânsito também está disponibilizando outros equipamentos nas vias públicas para garantir maior segurança a motoristas e transeuntes. Dentre eles, a instalação de novos semáforos e faixas elevadas.

Saúde Digital atende mais de 86 mil

Números deste ano são da Policlínica do George Américo

O programa de informatização Saúde Digital já atingiu a marca de 86.481 pessoas atendidas em um ano na Policlínica do George Américo. Os serviços foram ofertados nos setores de urgência/emergência e ambulatorial, com uma série de especialidades médicas, evitando a necessidade do deslocamento de pacientes para hospitais.

Somente no setor de urgência/emergência, conforme a gerente da Policlínica, Carmem de Almeida Novaes, foram realizados 56.481 atendimentos nos últimos 12 meses. “O serviço é desenvolvido por dois médicos de plantão 24 horas, com atendimento mais eficientizado em função do Saúde Digital”, destacou.

No setor ambulatorial da Policlínica do George Américo são oferecidos serviços médicos nas especialidades de clínica, pediatria, nutricionista, ginecologia com especialização em gravidez de alto
risco, ginecologia com especialização em DIU, biópsia do colo de útero, e também médico gastro, cardiologista, pequenas cirurgias, ortopedia e pediatria. Também conta com três odontologistas.

Desenvolvendo trabalho na Policlínica do George Américo há seis anos, Carmem de Almeida Novaes observa os avanços que a tecnologia está proporcionando ao atendimento dos pacientes. “Eu vi o antes e o depois. As mudanças são muito importantes pois o atendimento é mais ágil, sem burocracia, e tudo registrado nos computadores”, observou.

Olimpíadas do Peti em dezembro

Concorrentes se preparam para disputa desde abril

Os 1.043 jovens que fazem parte do Competi em Feira de Santana vão participar das Olimpíadas do Programa de Erradicação do Trabalho Infatil (Peti) entre os dias 15 e 18 de dezembro, no Complexo Poliesportivo Oyama Pinto, no Campo Limpo. Eles vão disputar as modalidades de atletismo, futebol, futsal, handebol, natação e jogos populares.

Tanto os menores da sede quanto os da zona rural vão participar da disputa, que pretende resgatar a identidade cultural das crianças, segundo o coordenador do Competi, Antônio Carlos Rocha. “Temos oito núcleos nos distritos e outros sete na cidade. Cada um será encaixado na sua modalidade de esporte”, explica.

Saúde presente no “Dia Rosa”

Atividade de prevenção do câncer de mama

A Secretaria de Saúde está participando do “Dia Rosa: Dia de Prevenção do Câncer de Mama”, que está sendo realizado nesta terça-feira (16), das 8 às 12 horas, no auditório do Hospital Dom Pedro Alcântara (HDPA). O evento faz parte de uma iniciativa nacional de combate à doença e é apoiado pela Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama).

“Falar sobre a prevenção do câncer de mama contribui muito para que os diagnósticos sejam cada vez mais precoces e o problema seja tratado logo, causando menos dano à saúde da mulher”, destaca o secretário de Saúde, Rafael Pinto Cordeiro.

Entre as palestras que estão sendo apresentadas no encontro está a da coordenadora do Programa de Assistência Integrada à Saúde da Mulher (Paism), oferecido pela Secretaria de Saúde, Rita Rios, que vai falar sobre “A Linha de Cuidado ao Paciente Oncológico – Mama”.

“Durante esse encontro, iremos também discutir sobre uma melhor organização do atendimento, para que as mulheres que fazem a mamografia possam ser atendidas pelo mastologista assim que estiverem com o resultado do exame em mãos”, salienta a coordenadora Rita Rios.

Os concorrentes estão se preparando para a disputa desde o mês de abril, treinando no Complexo Poliesportivo Oyama Pinto e no Feira Tênis Clube (FTC) às terças-feiras e quintas-feiras no turno oposto ao da escola.

“Nesta terça-feira (16) treinamos atletismo, handebol e futebol no Oyama Pinto. No FTC eles treinaram natação e os jogos populares. Para nós é gratificante porque eles estão vivenciando isso e esperamos colher bons atletas no futuro”, afirma Rocha.

Serão premiados com troféus e medalhas os campeões das competições individuais e o vencedor geral da olimpíada. Em 4 de dezembro acontece também a final dos Jogos Abertos do Interior em Vitória da Conquista.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]