Produção de Leite na Bahia é destaque em Seminário Internacional

A Bahia produz 950 milhões de litros de leite/ano, e consome 1,6 bilhão de litros, registrando uma defasagem entre a oferta e demanda de 650 milhões de litros. Eliminar esse déficit é o grande desafio da pecuária leiteira baiana, conforme diz o secretário estadual da Agricultura, Eduardo Salles.

O estado possui o terceiro maior rebanho de gado leiteiro do Brasil, mas ocupa a 23ª posição em produtividade por vaca ordenhada. Para debater a questão e aprimorar o diálogo entre os participantes do segmento agropecuário, serão promovidos na próxima semana em Salvador e cidades do interior, seminários técnicos sobre o Sistema Integrado da Produção de Leite.

Na capital, o evento será realizado a partir das 9h da próxima segunda-feira (8) no auditório da EBDA e no interior, a promoção ocorrerá, ao longo da semana, nos municípios de Feira de Santana, Vitória da Conquista, Itapetinga e Itabuna.

Recursos naturais

Os seminários serão promovidos pela Secretaria da Agricultura do Estado da Bahia (Seagri) em conjunto com a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb), Associação Companheiros das Américas-Comitê Bahia e a Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab).

O evento contará com a presença do empresário do leite, o americano Richard Waybright, que conseguiu aumentar o índice de produção do leite através do uso da tecnologia. Técnicos da EBDA, Adab, Seagri e Faeb apresentarão a realidade da produção do leite na Bahia e conhecerão a experiência americana, que apesar das condições climáticas desfavoráveis, produz leite em larga escala.

O Sistema Integrado implica “otimizar o uso consciente dos recursos naturais disponíveis na propriedade, que, associados a utilização racional de tecnologias no mercado, conseguem elevar a produtividade e o alcance da produção sustentável”, defendeu o superintendente de Desenvolvimento Agropecuário, Raimundo Sampaio.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]