Primeiro Centro de Treinamento Militar da Bahia é inaugurado em Pituaçu

Policiais de todas as unidades da PM do Brasil e membros das Forças Armadas contam a partir deste mês com centro de treinamento. Primeiro em todo o estado e terceiro do país, o novo espaço, foi inaugurado nesta sexta-feira (12/11/2010), vai desenvolver habilidades práticas, preparando os PMs para vivenciar condições de estresse durante as atividades diárias e nas tomadas de decisão.

O centro de treinamento, criado pela Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa), qualifica o profissional do ponto de vista técnico e tático para atuar também no combate aos crimes ambientais.

A utilização do equipamento, que fica no Parque Metropolitano de Pituaçu (a três quilômetros da entrada) e possui 11 obstáculos, distribuídos em uma área de 4.300 metros quadrados, que simulam as dificuldades enfrentadas pelos policiais nas ações, vai garantir o reforço da segurança no entorno do parque, com aumento do efetivo policial na área.

A iniciativa faz parte do programa de aperfeiçoamento e capacitação da Secretaria da Segurança Pública (SSP) e proporcionará aos militares as condições necessárias para progredir de forma segura nos diversos biomas. “Além de capacitar os profissionais, o centro vai preservar esse resquício de mata atlântica. As pessoas que transitam por aqui e a vizinhança vão ganhar com mais segurança”, afirmou o comandante-geral da PM, coronel Nilton Mascarenhas.

Ele disse que o profissional que passar por esse treino estará ainda mais preparado para agir. “Passando por aqui, ele vai testar sua capacidade física e mental, buscando o equilíbrio emocional e físico”.

Com pistas de obstáculo, de ação e reação, casamata (local de progressão que simula um ambiente fechado para resgate de animais silvestres), treinamento de célula tática, defesa pessoal, tiro de paintball, entre outras atividades, a área vai trabalhar o equilíbrio e a coordenação psicomotora, além de aperfeiçoar a força muscular, dentre outros benefícios.

Segundo o comandante da Coppa, major Nilton César Machado, o centro de treinamento vai permitir uma atuação com mais eficácia. “Vamos combater crimes que passam desde extração ilegal de areia, madeira, pesca com bomba, garimpo ilegal, e precisamos nos qualificar ainda mais para dar contar desse agressor da sociedade”.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]