Pista Edmundo Araújo sedia 4ª e 5ª etapas do campeonato baiano de bicicross em Feira. Leia esta e outras notícias da PMFS

A Pista Municipal Edmundo Lopes de Araújo, no bairro Campo Limpo, em Feira de Santana, vai sediar, neste sábado (6/11/2010) e no domingo (7), a quarta e quinta etapas do Campeonato Baiano de Bicicross 2010. No sábado, o evento acontece a partir das 16 horas e no domingo, a partir das 9 horas. As inscrições foram aceitas até a quinta-feira (4).

De acordo com a programação oficial, haverá treinos livres das 14 às 16 horas do sábado e, às 16h20, acontece o desfile de abertura do evento, seguido do início da competição. No domingo, entre às 8 horas e 9h30 acontecem os treinos oficiais; às 10 horas iniciam-se as competições e, às 12 horas, premiação das etapas.

Todas as categorias femininas e todas as Cruiser’s, além da MTBx, Boys 5/6, 7/8, 9/10, 11/12, 13/14; Boys 15/16, Expert 17/29, Elite Man e Elite Master vão participar dos treinamentos oficiais.

O evento conta com o apoio da Prefeitura de Feira de Santana e da empresa Alan Bike, e a supervisão é feita pela Federação Baiana de Bicicross.

A Pista de Bicicross Edmundo Lopes de Araújo foi destacada pela Confederação Brasileira de Bicicross através de notícia divulgada no site da entidade no mês de agosto. A pista sediou nos dias 31 de julho e 1º de agosto a Copa Brasil 2010 dessa modalidade. Representantes da Confederação estiveram no município participando do evento.

Licitados equipamentos para o Centro Digital

Inclusão digital para pessoas carentes da cidade

Os pequenos ajustes necessários para a conclusão da obra do Centro de Formação Digital do bairro Baraúnas foram executados esta semana, quando foi finalizada a pintura dos portões. A estrutura do prédio está pronta para receber os equipamentos e mobiliário, que estão sendo licitados.

De acordo com o secretário de Planejamento, Carlos Brito, o processo de licitação deverá ser concluído dentre 30 a 45 dias. “A montagem do mobiliário e instalação dos 40 computadores será feita em curto tempo e iniciada logo após a aquisição dos equipamentos”, ressalta.

Ele observa os benefícios que o Centro de Formação Digital das Baraúnas oferecerá à comunidade. “As pessoas carentes do bairro terão acesso a cursos de informática, voltados a uma formação mais consolidada em nível de mercado de trabalho. Além disso, acreditamos que o Centro pode ajudar a retirar das ruas crianças e adolescentes que se encontram em situação de vulnerabilidade”, destaca.

O Centro de Formação Digital conta com duas salas de 50 metros quadrados, onde estarão dispostos 40 computadores no total, salas para administração e almoxarifado, estacionamento, área de circulação e sanitários.

Capacitação de agentes e fiscais de trânsito

Curso oferecido gratuitamente na Eptran

Com o objetivo de melhorar o atendimento à comunidade no trânsito de Feira de Santana, agentes e fiscais da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) seguem sendo capacitados na Escola Pública de Trânsito (Eptran). Também participam do curso guardas municipais e policiais militares que atuam nessa área.

As aulas acontecem de segunda-feira a sexta-feira, no turno vespertino, e são oferecidas gratuitamente pelo Governo Municipal em parceria com a Fundação de Administração e Pesquisa Econômico-Social (Fapes).

Durante o curso, que tem a duração de 80 horas, os profissionais têm a oportunidade de ampliar o conhecimento em matérias sobre legislação de trânsito e transporte, relações interpessoais, direitos humanos e cidadania.

“A capacitação de todos os servidores municipais que atuam no transporte e trânsito do município tem como objetivo oferecer um atendimento cada vez mais qualificado à população”, destaca o secretário de Transporte e Trânsito, Flailton Frankles.

Além da capacitação profissional será oferecido na Eptran o curso teórico e prático de direção veicular para candidatos à primeira carteira de habilitação. Este benefício é direcionado a população carente, com renda inferior a um salário mínimo.

A abertura das inscrições está prevista para o dia 15 de novembro e será publicada através de portaria e edital da SMTT no site oficial da Prefeitura (www.feiradesantana.ba.gov.br).

Aprovado Regimento Interno da Jari

Órgão responsável pelo julgamento de recursos

A Junta Administrativa de Recursos e Infrações (Jari), responsável pelo julgamento dos recursos interpostos contra penalidades aplicadas pela entidade executiva de trânsito do Município de Feira de Santana, passa a contar com um Regimento Interno. Decreto de número 8.098, que trata sobre a questão, foi aprovado pelo prefeito Tarcízio Pimenta e já está em vigor.

O Regimento Interno da Jari, com sede na rua Nilton Vieira Rique, sem número, Caseb, está distribuído em seis capítulos. Trata sobre a natureza, sede e finalidade, as atribuições, os recursos e também as disposições gerais.

Observa ressalta que a jurisdição é em todo o território municipal, seguindo normas do Código Nacional de Trânsito Brasileiro, suas alterações e resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Dentre as atribuições, julgar os recursos interpostos pelos infratores das normas de trânsito; encaminhar à entidade executiva de trânsito do Município informações sobre problemas observados nas autuações e apontados em recursos e que se repitam sistematicamente.

A Jari será composta por três membros titulares e igual número de suplentes, nomeados pelo prefeito para exercício de dois anos, podendo ser reconduzidos por mais de um mandato. Também são definidas as atribuições do presidente da entidade e de seus membros.

Além disso, o Regimento Interno também trata dos recursos, definido como requerimento formuladopelo infrator, interposto perante a autoridade de trânsito que aplicou a penalidade e que objetiva submeter a decisão da autoridade recorrida à julgamento, na conformidade deste Regimento Interno e da legislação de trânsito pertinente.

Transporte por vans garantido no SIT

Prefeitura não tem débito acumulado com empresas de ônibus

O transporte de passageiros por meio das vans alimentadoras do Sistema Integrado não sofrerá qualquer interrupção e está garantido. A decisão foi anunciada pelo prefeito Tarcízio Pimenta após reunião com membros da Coopertrafs e secretário da Fazenda, Wagner Walter Gonçalves.

A reunião foi motivada após anúncio de paralisação da categoria feito pelo presidente da entidade, José Vicente da Silva. A direção da Coopertrafs alegou atraso de pagamento por parte da empresas de ônibus coletivo urbano.

“Sentamos e discutimos uma melhor solução para o problema. A categoria decidiu por não mais paralisar as atividades nesta sexta-feira (5). Foi satisfatória a reunião”, disse José Vicente.

Durante a reunião, o secretário da Fazenda Wagner Gonçalves informou aos permissionários que a Prefeitura não tem nenhum débito acumulado com as empresas de ônibus.

“A Secretaria da Fazenda tem tido toda atenção com o problema e dialogado com as empresas de ônibus os próprios permissionários do sistema”, conta Wagner Gonçalves.

O prefeito Tarcízio Pimenta anunciou para a próxima segunda-feira (8) uma nova reunião envolvendo as empresas de ônibus, os permissionários do sistema alimentador e a Prefeitura.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]