Paineis Guerra e Paz de Portinari farão turnê internacional

Pela primeira vez, a obra deixará a sede da ONU, que está em reformas, para ser restaurada e rodar o mundo antes de retornar a Nova York em 2013.

O Projeto Portinari, que cuida do acervo do pintor Candido Portinari, informou que os paineis “Guerra e Paz” deverão deixar a sede da ONU ainda este mês para um período de restauro e exposição internacional.

Os paineis, um presente do Brasil às Nações Unidas, estão há mais de 50 anos no principal hall de entrada da Assembleia Geral em Nova York.

Projeto Portinari

Após um acordo com as Nações Unidas e três anos de planejamento, o presidente do Projeto Portinari, João Candido Portinari, explicou à Rádio ONU como será o trajeto internacional.

“Nós estamos planejando levar os paineis a Hiroshima, ao Museu da Paz em Hiroshima, estou articulando para que o prêmio Nobel da Paz em 2012, em Oslo, na Noruega seja entregue na frente dos paineis. E o terceiro lugar é o Cern, em Genebra, que é a ONU dos cientistas. Eu acho que isso tem uma força simbólica extraordinária”, disse.

Os paineis também serão apresentados no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com visitação no período de 18 a 31 de dezembro de 2010. Foi ali que os mesmos foram inaugurados em 24 de fevereiro de 1956, com a presença do Presidente Juscelino Kubitschek.

*Com informação da Rádio ONU em Nova York

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]