ONU lança página em português sobre eleições no Haiti

Site traz detalhes sobre a situação humanitária no país caribenho de 8 milhões de habitantes; pleito que escolherá novo presidente está marcado para 28 de novembro de 2010.

O Centro de Informação das Nações Unidas no Brasil, Unic-Rio, lançou uma página em português sobre a eleição presidencial do Haiti.

A votação está marcada para o próximo dia 28 e deverá decidir quem substituirá o presidente René Préval.

Vídeos

O objetivo do site é mostrar a situação humanitária do Haiti, o trabalho da Missão da ONU, que é comandada pelo Brasil, e o período pós-eleição. O diretor do Unic-Rio, Giancarlo Summa, falou à Rádio ONU, do Rio de Janeiro, sobre o motivo de produzir o site em português.

“No Haiti, há milhares de militares, são cerca de 2,5 mil os militares brasileiros que integram o contigente da Minustah. Há também centenas de civis brasileiros que trabalham para a própria ONU. O Brasil está muito empenhado em ajudar o Haiti a se reerguer. Achamos importante que exista um instrumento de comunicação das Nações Unidas em português sobre o Haiti.”

A página reúne fotos, vídeos com legendas e links externos sobre direitos humanos e democracia nos 20 anos em que a ONU tem atuado no país.

Surto de Cólera

As eleições no Haiti estavam marcadas para fevereiro deste ano, mas tiveram que ser adiadas após o terremoto de 12 de janeiro.

Desde então, cerca de 1,5 milhão de pessoas estão vivendo em acampamentos improvisados. A situação ficou ainda mais grave após a passagem do furacão Tomas pela ilha. No momento, o Haiti enfrenta um surto de cólera que já matou mais de 1,1 mil pessoas e deixou cerca de 18 mil hospitalizadas.

O site em português também oferece material para jornalistas como fotos em alta resolução.

*Com informação da Rádio ONU em Nova York

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]