O professor doutor Juarez Duarte Bomfim lança o livro: O Centro Histórico da Cidade do Salvador Sua integração sociourbana, pela UEFS Editora

Professor doutor Juarez Duarte Bomfim lança o livro: O Centro Histórico da Cidade do Salvador Sua integração sociourbana, pela UEFS Editora.

Professor doutor Juarez Duarte Bomfim lança o livro: O Centro Histórico da Cidade do Salvador Sua integração sociourbana, pela UEFS Editora.

Objeto de extensa pesquisa, livro desvenda o processo de mudança de Salvador, de uma capital com traços europeus, para símbolo expressivo da cultura afro-brasileira.

Sobre o autor

Juarez Duarte Bomfim, baiano de Salvador, nascido em 1959, é sociólogo e mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), doutor em Geografia Humana pela Universidade de Salamanca, Espanha; professor-adjunto do Departamento de Ciências Humanas e Filosofia da Universidade Estadual de Feira de Santana (DCHF-UEFS), da Área de Conhecimento em Ciência Política. Tem trabalhos publicados no campo da Sociologia, Ciência Política, Teoria das Organizações e Geografia Urbana. É colaborador do JornalGrandeBahia.com.br

Sobre a obra

Fundada em 1549, Salvador foi a capital do Brasil Colônia até 1763 e hoje é a terceira cidade do país em população. Mas, o que aconteceu com ela? O que é seu Centro histórico, que se tornou Patrimônio da Humanidade? Por que e como, no início da década de 1990, os moradores do Pelourinho foram deportados?

Com lúcida paixão pela cidade em que nasceu, Juarez Duarte Bomfim se fez essas e outras perguntas durante anos. Para respondê-las, escreveu este livro, cujo texto é, originalmente, a tese de doutorado em Geografia, aprovada com louvor, que ele defendeu na Universidade de Salamanca, Espanha, em 2007.

Resultado de extensa e consistente pesquisa bibliográfica e de campo, é um livro essencial para se compreender por que Salvador, construída como um símbolo da cultura europeia na América, uma afirmação do Império ultramarino português, em pleno Renascimento, veio a se transformar, ao longo de meio milênio, no símbolo mais expressivo da cultura afro-brasileira.

Serviço

Lançamento do Livro: O Centro Histórico da Cidade do Salvador Sua integração sociourbana

Autor: Juarez Duarte Bomfim, professor doutor em Ciência Política e blogueiro do JGB

Data: Sábado, 27 de novembro de 2010

Horário: 10h da manhã

Local: Livraria LDM

Endereço: Rua Direita da Piedade, nº22, Piedade | Salvador – Bahiaa

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Carlos Augusto
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518), Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia (SINJORBA), Associação Brasileira de Imprensa (ABI Nacional, Matrícula nº E-002907) e Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia).