Missão Espanhola visita imóveis do centro antigo de Salvador

Integrantes do Conselho de Obras Públicas e Transportes da Junta de Andaluzia, na Espanha, visitaram, no início desta semana, imóveis do Centro Antigo de Salvador (CAS) e avaliaram o andamento de trabalhos pactuados com o Governo da Bahia, por intermédio da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult).

A missão visitou os projetos de três casarões localizados no Largo D´Ajuda e Rua Padre Vieira, destinados a instalação de residências estudantis, cujos trabalhos já estão prontos. A previsão é que as obras de implantação das residências sejam licitadas em fevereiro de 2011.

Além do Centro Histórico de Salvador, da Baía de Todos os Santos e dos principais monumentos da capital baiana, a Junta, comunidade autônoma da Espanha que investe na restauração de patrimônio histórico, esteve também no município de Cachoeira e visitou o Convento de Santo Antônio do Paraguaçu e o Conjunto do Carmo, que irão compor o guia de arquitetura ‘Centro Antigo e Recôncavo’.

Cooperação

A instalação de residências estudantis em imóveis do Centro Antigo de Salvador resulta de Protocolo de Cooperação assinado pelo Governo do Estado da Bahia, Junta de Andaluzia e Ministério das Cidades, com a finalidade de atrair públicos de diferentes estratos de renda para diversificar a habitação na área.

O acordo celebra, ainda, a elaboração e publicação impressa e digital de um Mapa-Guia e de um Manual de Arquitetura de Salvador e do Recôncavo. Estas medidas visam estimular o intercâmbio de experiências e conhecimentos de reabilitação de Centros Históricos.

As ações integram o Plano de Reabilitação Participativo do Centro Antigo de Salvador. Construído com a participação de 600 representantes da comunidade e das três esferas governamentais – União, Estado e Município – o Plano apresenta diagnósticos realizados por consultores técnicos da Unesco e 14 proposições para o CAS.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]