+ Manchetes >

Livro e Vídeo sobre Irmandade da Boa Morte são lançados em Cachoeira

O secretário de Cultura do Estado da Bahia, Márcio Meirelles, representou o Governador do Estado, Jaques Wagner, durante a cerimônia de lançamento do livro e videodocumentário intitulados “Festa da Boa Morte”, ocorrido nesta quarta-feira (10/10/2010), às 15h, na sede da Irmandade da Boa Morte, na cidade histórica de Cachoeira, no Recôncavo baiano.

“É muito bom quando todas as unidades da Secretaria podem trabalhar de forma transversal, apresentando o belíssimo trabalho que é o livro e o videodocumentário sobre esse patrimônio baiano que é a Festa da Boa Morte”, disse Márcio Meirelles.

Estiveram presentes ao evento, Lourival Trindade, secretário de Cultura e Turismo de Cachoeira, Frederico Mendonça, diretor-geral do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultura da Bahia (Ipac), Pola Ribeiro, diretor do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), e Ubiratan Castro, diretor-geral da Fundação Pedro Calmon, unidades da Secult, além representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), da Câmara de Vereadores e da sociedade do município.

Transmitindo as palavras do governador, o secretário encerrou a solenidade destacando o tombamento da Irmandade da Boa Morte e a garantia de preservação de uma tradição tão importante para a Bahia. A porta-voz da entidade, irmã Joselita, ressaltou apoio do governo estadual à Irmandade e disse que “a cultura está tendo o reconhecimento que merece”.

Salvaguarda

“Estamos felizes que essa gestão olhou para o interior do estado, valorizando a cultura de toda a Bahia”, disse Lourival Trindade, secretário de Cultura e Turismo de Cachoeira. Após o lançamento, os presentes saíram em caminhada até a sede do Ipac em Cachoeira, onde participaram da abertura de uma exposição fotográfica sobre a Irmandade da Boa Morte.

Nos últimos quatro anos, a Bahia se destacou como referência nacional por trabalhos que visam a salvaguarda dos seus patrimônios imateriais. Nesta quinta-feira (11), às 10h, em Maragogipe, também no Recôncavo baiano, a Secretaria de Cultura do Estado (Secult), por intermédio do Ipac, promove o lançamento de um vídeo sobre o Carnaval de Maragogipe, festa centenária reconhecida pelo Governo do Estado da Bahia como Patrimônio Imaterial, em fevereiro de 2009.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]